PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

AGRONEGÓCIO

Governo entrega veículos e equipamentos para extensão rural

Benefícios foram entregues ao Ruraltins e visam fortalecer o trabalho de assistência técnica e extensão rural no Estado.

Publicado em

Com o objetivo de fortalecer o trabalho de assistência técnica e extensão rural no Estado, o governador Marcelo Miranda entregou nesta terça-feira, 6, ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), 31 veículos e 120 aparelhos de GPS (Sistema de Localização Global). A solenidade foi realizada no pátio do órgão e contou com a presença de auxiliares do governo, representantes de órgãos públicos estaduais, federais e municipais.

O governador destacou o compromisso e a importância do trabalho dos técnicos do órgão, o que, segundo ele, reflete diretamente no setor agrícola, responsável pelos bons resultados na economia do Estado. “Esses benefícios representam investimentos diretos na cadeia produtiva e, principalmente, melhorias na qualidade de vida de todos os nossos produtores e suas famílias”, disse, destacando a importância da parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário para a renovação da frota do Ruraltins.

Na oportunidade, o médico veterinário e extensionista do Ruraltins, Gilberto Marques, fez uma apresentação sobre o Rurater – Sistema de Informações de Assistência Técnica e Extensão Rural, uma ferramenta que faz o levantamento de todo o trabalho dos extensionistas e permite fazer um raio X dos trabalhos executados no campo.

Leia Também:  Porto Nacional lidera exportações do Estado com US$ 612 milhões em 2023

Agilidade

O presidente do Ruraltins, Pedro Dias, disse que os veículos vão proporcionar agilidade no trabalho dos extensionistas. “São ferramentas indispensáveis para se chegar até as propriedades rurais”, disse, explicando que para realizar a distribuição foram considerados os escritórios que obtiveram os melhores resultados apresentados no Sistema de Informação da Assistência Técnica e Extensão Rural (Rurater).

Ao todo foram entregues 30 veículos da marca Hyundai, modelo HB20 e uma caminhonete Mitsubishi, modelo L200/triton, que serão utilizados pelo órgão nos trabalhos de extensão rural em diversas localidades do Tocantins. Os veículos foram adquiridos por meio de convênio do Ruraltins com o Ministério de Desenvolvimento Agrário e contrapartida do Governo do Estado.

Também foram entregues ao órgão 120 GPS’s, para auxiliar nas atividades diárias da extensão rural. Os equipamentos foram comprados pelo Governo do Estado.

Regionais

Os veículos e os GPS foram distribuídos entre as sete regionais de Araguaína, Araguatins, Miracema, Paraíso, Gurupi, Porto Nacional e Taguatinga, beneficiando os municípios de Ananás, Sítio Novo, Nazaré, Tocantinópolis, Goiatins, Pau D’Arco, Bernardo Sayão, Santa Fé, Pequizeiro, Presidente Kennedy, Cristalândia, Caseara, Dois Irmãos, Formoso do Araguaia, Jaú, Aliança, Cariri, Palmeirópolis, Palmas, Monte do Carmo, Santa Tereza, Arraias, Paranã, Almas e Combinado.

Leia Também:  ExpoAgro 2024 agitou Marianópolis, no Oeste do Estado, e movimentou economia da cidade

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Governo do Tocantins fortalece agroindústrias da região sudeste com visitas técnicas e articulação de parcerias

Published

on

Com foco na expansão das cadeias produtivas e no fortalecimento das agroindústrias locais, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), realizou, na última sexta-feira, 4, uma série de visitas técnicas a empreendimentos agroindustriais na região sudeste do estado. Integraram a equipe da Sics o secretário Carlos Humberto Lima; o secretário-executivo Elenil da Penha; superintendentes e diretores da Pasta e representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A agenda de trabalho teve início na Fazenda Piracema, localizada no município de Almas. O local é um complexo agroindustrial que reúne frigorífico de pescado, queijaria, criação de gado de leite e de corte, além de áreas dedicadas ao plantio e tratamento de eucalipto. O proprietário do empreendimento, Valtei Valadares Rosa, ressaltou a importância da presença do governo estadual como aliado no fortalecimento da produção local. “Mais uma vez, o governo sempre preocupado em entender as nossas demandas. Essa proximidade é essencial para que possamos crescer com segurança e apoio técnico, ampliando nossa capacidade de produção e geração de empregos”, afirmou.

Leia Também:  Gurupi tem 15 dias para informar MP sobre providências para acabar com buracos nas ruas

O secretário Carlos Humberto Lima destacou o papel estratégico das visitas técnicas como ferramenta de escuta ativa e formulação de políticas públicas eficientes. “A missão do Governo do Tocantins é estar presente nos territórios, ouvindo empresários, produtores e trabalhadores para identificar gargalos e potencializar soluções. Nossa intenção é contribuir para a expansão sustentável dessas cadeias produtivas, sempre em diálogo com o setor privado e os demais entes federativos”, pontuou.

Ainda no município de Almas, a equipe visitou o Grupo Atlântida, que opera na Fazenda Dedo de Deus. No local, a produção é voltada à piscicultura, com tanques para criação de peixes e uma fábrica de ração. Um novo frigorífico de pescado está em fase de construção e deve reforçar a capacidade produtiva do grupo nos próximos meses.

Em Dianópolis, o roteiro seguiu para o polo agroindustrial Fazenda Atlântida, também pertencente ao grupo, onde são cultivados algodão, milheto, soja, milho e eucalipto. O sócio do Grupo Atlântida, Marcelo Carassa, destacou os avanços e as expectativas com a retomada da produção de pescado e o fortalecimento das parcerias institucionais. “Para nós, é muito importante ter a presença do Governo do Tocantins como suporte, pois o nosso foco é diversificar e modernizar as operações, sempre alinhados às boas práticas e, assim, trazer mais desenvolvimento para região sudeste e levar o Tocantins a todos os cantos do Brasil”, afirmou.

Leia Também:  Seagro ressalta destaque da cultura do milho na produção de grãos no Tocantins

As visitas fazem parte da estratégia da Sics de ampliar o diálogo com empreendedores e produtores em todas as regiões do Tocantins, promovendo inclusão produtiva, inovação e desenvolvimento territorial sustentável.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA