PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Tradição e Desenvolvimento

Laurez Moreira participa da Cavalgada de Cristalândia e destaca fortalecimento da cultura e economia local

Publicado em

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, marcou presença neste sábado (27) na Cavalgada de Cristalândia, ponto alto da programação da 2ª Exposição Agropecuária de Cristalândia (ExpoCristal). O evento é promovido pelo Sindicato Rural de Cristalândia e Santa Rita, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur).

Durante o percurso, que reuniu cerca de 20 comitivas em um trajeto de 8 km — da TO-164 até o Parque de Exposições —, cavaleiros, amazonas e visitantes celebraram as tradições locais. Para o governador, a cavalgada simboliza a essência do povo tocantinense.

“A Cavalgada de Cristalândia integra homens e mulheres do campo, preserva nossa cultura e fortalece a identidade do Tocantins. Além disso, movimenta a economia e gera oportunidades para a cidade e região”, destacou Laurez Moreira.

O presidente do Sindicato Rural, Jackson Lima, reforçou a importância do apoio do governo para a realização do evento.

“A festividade simboliza a união da comunidade e a força do setor produtivo. Receber o governador aqui é um gesto de compromisso com o trabalhador rural”, disse.

Moradores também celebraram a iniciativa. Suely Ferreira, da comitiva Amigos de Cristalândia, ressaltou:

“É uma alegria participar, porque esse tipo de celebração valoriza os moradores e fortalece nossas tradições.”

A 2ª ExpoCristal segue até o fim de semana com uma programação diversificada que inclui leilões, palestras, shows e atividades culturais, consolidando-se como um dos principais eventos agropecuários e turísticos do sudoeste tocantinense.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo Federal sanciona lei que inclui o Estado do Tocantins na rota nacional do turismo
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Na Seagro, deputado Luciano discute fortalecimento da cadeia produtiva do leite no Tocantins

Published

on

Encontro reuniu laticínios, sindicatos, técnicos da Fazenda e do Procon para debater o valor pago ao produtor, incentivos fiscais e ações conjuntas para fortalecer a cadeia produtiva do leite no Tocantins.

O deputado estadual Luciano Oliveira participou nesta terça-feira, 18, de uma reunião promovida pela Secretaria de Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro), em Palmas, que reuniu representantes de 24 laticínios de diversas regiões do Estado, além de sindicatos e técnicos da Secretaria da Fazenda e do Procon-TO.

O encontro foi conduzido pelo diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Seagro, José Américo Vasconcelos, com o objetivo de discutir ações conjuntas para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite, com foco na valorização dos produtores, geração de renda no campo e desenvolvimento sustentável do agronegócio tocantinense.

Durante a reunião, Luciano Oliveira destacou a importância do diálogo entre o poder público, os produtores e as indústrias, reafirmando seu compromisso com o setor leiteiro e com o fortalecimento da economia rural no Estado. “Governo, produtores e indústrias precisam caminhar juntos para que todos se sintam contemplados. Sigo na Assembleia Legislativa à disposição, buscando o que for melhor tanto para o produtor quanto para quem gera emprego e movimenta nossa economia. O que puder ser feito para ajudar e servir ao Tocantins, contem comigo”, afirmou o parlamentar.

Leia Também:  Missão da Aproest em Brasília avança com parcerias e projetos para o Polo de Agricultura Irrigada do Tocantins

Entre os principais temas debatidos estiveram a redução do ICMS sobre o leite e seus derivados, o acompanhamento da procedência dos produtos, o aperfeiçoamento da fiscalização, e a necessidade de um levantamento técnico detalhado sobre o setor, de modo a compreender os impactos atuais e projetar soluções de curto, médio e longo prazo.

Também foi discutido o valor do leite pago aos produtores rurais, buscando um alinhamento de propostas para equilibrar custos, melhorar a remuneração no campo e garantir competitividade à indústria. O debate avançou ainda sobre encaminhamentos técnicos e administrativos pertinentes ao setor, que serão acompanhados pela Seagro e pelas entidades representativas.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA