PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

AGRONEGÓCIO

Presidente da Adapec abre oficialmente campanha de vacinação contra aftosa na Ilha do Bananal

A vacinação faz parte do calendário oficial do Ministério da Agricultura e teve início no dia 1 de agosto.

Publicado em

Foi aberta oficialmente nesta segunda-feira, 5, a campanha de vacinação contra febre aftosa na Ilha do Bananal. O presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Alberto Mendes da Rocha esteve no Retiro Boa Nova de propriedade do senhor Sandoval Pinheiro de Souza, onde junto com as equipes vacinaram o rebanho.

A campanha iniciou no dia 1° e segue até o dia 30 de setembro. Durante este período, as equipes visitarão cerca de 350 retiros com o objetivo de vacinar 100 mil bovídeos na Ilha.

“A vacinação contra aftosa na Ilha do Bananal acontece uma vez por ano e faz parte do calendário oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e hoje abrimos a campanha para demonstrar a importância da vacinação na Ilha e valorizar o trabalho das equipes que atuam na vacinação aqui,” disse o presidente da Adapec.

O trabalho de vacinação na Ilha é executado pela Adapec em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Confira o que foi destaque na 19ª edição da Agrotins 2019
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Declaração obrigatória de animais poderá ser antecipada

Published

on

Com o objetivo de manter o controle sanitário dos rebanhos visando à abertura de novos mercados, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) informa que as propriedades que enviarão animais de produção para leilões ou abates no início de maio, deverão antecipar a declaração de informações pecuárias, a partir da próxima segunda-feira (22). A campanha estadual de declaração para os demais públicos iniciará no dia 1º e seguirá até 31 de maio. A expectativa é de que sejam realizadas mais de 115 mil declarações de explorações pecuárias.

 

Campanha de declaração de informações pecuárias

O presidente da Adapec, Paulo Lima, ressaltou que a declaração e atualização das informações pecuárias são essenciais para o sistema de defesa sanitária do Tocantins. “

Para fazer a declaração de informações pecuárias, o produtor deve ir até um escritório da Adapec e preencher o formulário. Quem deixar de declarar as informações sobre todas as espécies de animais, pagará multa no valor de R$ 127,69 por propriedade e terá sua ficha de movimentação bloqueada até a regularização.

Leia Também:  Expoara reforça momento de retomada do otimismo no agro

 

Vigilância no campo

Com a retirada da vacina contra a febre aftosa, a Adapec está realizando no Tocantins, um estudo soroepidemiológico para comprovação da ausência de circulação viral da febre aftosa. São 1.171 animais envolvidos no estudo, de 53 propriedades rurais em 40 municípios tocantinenses.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA