PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

AGRONEGÓCIO

Ruraltins promove ações para o agricultor familiar durante ExpoAlmas

ExpoAlmas 2016 acontece no Parque de Exposição “Chiquim da Moças” e segue até o domingo, dia 17. O evento é promovido pelo Sindicato Rural de Almas, em parceria com o Ruraltins, Sebrae, Senar, Faet, dentre outros.

Publicado em

Durante a Feira de Exposição Agropecuária de Almas (ExpoAlmas 2016), a 276 km de Palmas, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) está promovendo diversas ações voltadas aos pequenos produtores rurais, dentre elas palestras e Feira da Agricultura Familiar.

 

Na noite desta terça-feira, 12, o técnico agrícola e gerente do Ruraltins em Almas, João Filho, ministrou a palestra sobre o Plano ABC, com ênfase no sistema integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), destacando os benefícios e as vantagens econômicas para o produtor. “Com a implantação do sistema de iLPF o agricultor pode alcançar rendimentos satisfatórios de madeira e grãos, simultaneamente com a recuperação ou renovação da pastagem, de forma mais rápida e econômica. Com isso, o produtor terá uma diversificação na produção e um ganho significativo de grãos, carne, leite e madeira, o que consequentemente gerará um aumento  de renda” disse o gerente.

 

Ainda de acordo com João Filho, durante a palestra foi apresentando o caso de sucesso da Fazenda Laço de Ouro, referência na região na aplicação do Plano ABC. “Mostramos desde a implantação do sistema até os resultados obtidos com a formação de pastagens, o confinamento, a recuperação da Área de Preservação Permanente (APP), os dias de campo realizados na fazenda e apresentação de um vídeo institucional”, acrescentou o gerente.

Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa entrega tratores a prefeitos tocantinenses

 

Outra ação desenvolvida pelo Ruraltins, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), durante a ExpoAlmas é a Feira da Agricultura Familiar.  

 

Segundo informa a assistente social e organizadora do evento, Luciana Cardoso, a feira terá início nesta quinta, 14, com encerramento no sábado, 16. “Teremos a participação de 12 expositores dos municípios de Almas e Porto Alegre, que estarão comercializando produtos típicos da culinária tocantinense, como mandioca, feijão, milho, farinha, paçoca, tapioca, rapadura, doces, mel, frutas, hortaliças, além debordados, crochês, artesanato em palha e capim dourado”, afirmou a assistente social.

 

ExpoAlmas

ExpoAlmas 2016 acontece no Parque de Exposição “Chiquim da Moças” e segue até o domingo, dia 17.   O evento é promovido pelo Sindicato Rural de Almas, em parceria com o Ruraltins, Sebrae, Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar), Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (Faet), dentre outros.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Aproest participa de debate na Assembleia Legislativa sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico do Tocantins

Published

on

A Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest) participou, na manhã de terça-feira, 22 de abril, de uma reunião realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, que discutiu o Projeto de Lei nº 05/2025, de autoria do Governo do Estado, que trata da instituição do Zoneamento Ecológico-Econômico do Tocantins (ZEE-TO).

A reunião foi conduzida pelo deputado estadual Olyntho Neto e reuniu representantes de entidades do setor produtivo, advogados, técnicos da área ambiental, parlamentares e gestores públicos. Na ocasião, foram apresentados os estudos desenvolvidos pela Secretaria Estadual de Planejamento, contendo diagnósticos regionais e diretrizes técnicas cujo objetivo é estabelecer critérios para a aprovação do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Tocantins.

Representando a Aproest, o presidente Wagno Milhomem acompanhou atentamente as explanações e reforçou a importância de um debate mais aprofundado sobre os impactos do ZEE-TO no setor produtivo do estado. Segundo ele, o conteúdo apresentado ainda demanda ajustes, principalmente no que diz respeito à aplicabilidade das diretrizes propostas e à compatibilização das vocações produtivas com as zonas estabelecidas no plano.

Leia Também:  Basa aprova 93 projetos de toda a amazônia no edital patrocínios 2023

“A Aproest vem procedendo à análise da proposta apresentada e, nos próximos trinta dias, encaminhará à Assembleia Legislativa uma minuta com o nosso posicionamento técnico, de forma a demonstrar o que impacta a produção, com indicativos do que precisa ser alterado no projeto apresentado”, destacou Milhomem.

Ainda segundo o presidente, o compromisso da associação é garantir que os produtores rurais tenham voz ativa na construção de políticas públicas que afetem diretamente sua atividade, defendendo a segurança jurídica, o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento econômico do estado, a exemplo do que vem sendo desenvolvido no Polo de Agricultura do Sudoeste do Tocantins.

O ZEE-TO é apresentado pelo Governo do Estado como um instrumento estratégico de planejamento e gestão territorial, previsto na Política Nacional do Meio Ambiente e regulamentado por legislações federais e estaduais. O projeto propõe a divisão do território em zonas homogêneas e define regras para orientar o uso do solo, visando ao desenvolvimento sustentável.

A Aproest reitera sua disposição para o diálogo e espera que, a partir das contribuições das entidades representativas do setor produtivo, seja possível aprimorar a proposta para que o ZEE-TO se torne, de fato, uma ferramenta de desenvolvimento equilibrado e justo para todos os tocantinenses.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA