AGRONEGÓCIO
Ruraltins promove Seminário Estadual de Agroecologia
O objetivo é disseminar as práticas agroecológicas mostrando aos participantes as experiências de sucesso do nosso Estado
Com o tema central “Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável”, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), realiza no dia 9 de junho, o Seminário Estadual de Agroecologia, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Palmas, das 8h às 18h. A programação contará com a participação de palestrantes do Distrito Federal e do Tocantins, e as inscrições poderão ser feitas no local do evento, no próprio dia do seminário.
De acordo com a técnica de Meio Ambiente do Ruraltins, Dryelly Rodrigues, o encontro será destinado aos agricultores, técnicos, extensionistas, estudantes, bem como aos interessados na construção de ações em prol do desenvolvimento rural baseado nos princípios da Agroecologia. “O objetivo é disseminar as práticas agroecológicas mostrando aos participantes as experiências de sucesso do nosso Estado, bem como de outras localidades, a exemplo do Distrito Federal. Além disso, vamos debater o conceito de agroecologia e as diferenças desse sistema de produção para o sistema tradicional”, destaca a técnica.
As atividades do Seminário terão inicio no período da manhã, com as palestras “Agroecologia e Produção Orgânica – Qualidade de Vida e Sustentabilidade” com o Biólogo Juã Pereira, do Distrito Federal, e Experiências da Assistência Técnica e Extensão Rural Pública, com Roberto Carneiro, engenheiro agrônomo e mestre em Agroecossistemas da Emater – DF. À tarde serão apresentados os temas: Manejo Integrado do Fogo, com Rejane Ferreira Nunes, do Naturatins, o Sistema de Produção Sustentável do Cajueiro Anão Precoce, em Palmas, com Conceição Previero, Doutora em Engenharia Agrícola do Ceulp/Ulbra e encerrando o evento, Wandro Cruz, extensionista do Ruraltins, relata as experiências da extensão rural tocantinense em Agroecologia como Alternativa ao Uso do Fogo.
Parceiros
A realização do Seminário Estadual de Agroecologia é uma parceria das instituições envolvidas diretamente no Projeto Cerrado Jalapão, da Comissão da Produção Orgânica do Tocantins (Cporg – To) e dos governos estadual, federal e municipal.
O evento faz parte das estratégias de ações do Projeto Cerrado Jalapão, que visa aprimorar o Manejo Integrado e Adaptativo do Fogo no Cerrado, contribuindo para a conservação da biodiversidade, para a manutenção do Bioma como um sumidouro de carbono de relevância global e para a redução de emissões de gases de efeito estufa.
Programação
Manhã
8h – 8h30 – Credenciamento;
8h30 – 9h – Solenidade de Abertura;
9h às 10h – Palestra: Agroecologia e Produção Orgânica – Qualidade de Vida e Sustentabilidade – Juã Pereira – Biólogo/Produtor – Distrito Federal;
10h – 10h15 – Intervalo
10h15 -11h15 – Palestra: Experiências da Assistência Técnica e Extensão Rural Pública – Roberto Carneiro, engenheiro agrônomo e mestre em Agroecossistemas da Emater – DF
11h15 – 12h – Debate
Tarde
14h – 15h – Palestra: Manejo Integrado do Fogo, com Rejane Ferreira Nunes – Naturatins;
15h – 16h – Palestra: Sistema de Produção Sustentável do Cajueiro Anão Precoce, em Palmas – Conceição Previero, Doutora em Engenharia Agrícola do Ceulp/Ulbra;
16h – 16h15 – Intervalo
16h15 – 17h – Experiências da Extensão Rural/Tocantins em Agroecologia como Alternativa ao Uso do Fogo – Wandro Cruz, extensionista do Ruraltins;
17h – 17h45 – Debate;17h45 – 18h – Encerramento
AGRONEGÓCIO
Farm Day Fazendão
A Farm Day é a feira de agronegócios promovida pela Empresa Fazendão Agronegócios e conta com o apoio do Sebrae.
Com objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do setor do agronegócio, por meio da integração entre produtores, pesquisadores, empresas e instituições, a Farm Day trará renomados especialistas, com expertise em setores como economia tocantinense, fertilidade do solo, perspectiva para o agro em 2025, gestão de mercado para área agrícola e mudanças climáticas, que conduzirão palestras.
Entre os palestrantes estão: Júlio César da Cunha (economista Banco do Brasil; Alexandre Mendonça de Barro (engenheiro agrônomo, doutor em economia e sócio da MB Agro); Henrique Maluf (pesquisador e doutor em ciência do solo pela Universidade Federal de Lavras); Claudinei Frediani (assessor de investimentos da XP Investimentos) e Luiz Carlos Molion (físico e meteorologista). Acontecerão também os painéis “Mulheres do Agro” e “A Integração entre Agricultura, Pecuária e Mercado”, este último será mediado pelo sócio-diretor da XP Investimentos, Rafael Furlanetti.
No sábado, dia 8, a partir das 14h, acontece o Leilão Nelore Fazendão, organizado pela Estância Bahia e com transmissão ao vivo pelo Canal do Criador.
“A ideia de trazer o leilão é integrar lavoura pecuária, trazer o produtor para mais perto. A Farm Day é um ecossistema preparado para que o produtor consiga melhorar seu poder de decisão”, pontua Volney Aquino, CEO da Fazendão Agronegócios, realizadora da Farm Day.
Em 2024, a feira ultrapassou a marca de 220 milhões de reais em negócios realizados em dois dias de evento. Para a edição de 2025, a expectativa é ultrapassar 250 milhões de reais em negócios.
Para a 3º Farm Day são esperados mais de 70 expositores e milhares de visitantes, consolidando a feira como de suma importância para impulsionar o progresso da comunidade local, fortalecer a economia regional e estimular o crescimento de toda a cadeia do agronegócio tocantinense.
O ingresso para a Farm Day é gratuito e o credenciamento pode ser feito pelo site: https://farmdayfazendao.com
-
GERAL7 dias atrás
Polícia Militar Promove Outorga de Títulos Stricto Sensu e Apresenta Novos Conselheiros em Solenidade Oficial
-
NEGÓCIOS6 dias atrás
Em expansão, Izu Japanese inaugura nova unidade em Goiânia
-
Estado7 dias atrás
Prefeito Eduardo Siqueira recebe título de Doutor Honoris Causa da PMTO
-
Estado6 dias atrás
Em nova missão internacional, governador Wanderlei Barbosa fortalece atuação e pioneirismo do Tocantins em iniciativas ambientais
-
GERAL7 dias atrás
Tocantins teve mais de 380 postes derrubados em 2024; Palmas e Araguaína foram as cidades com mais ocorrências
-
Em Pauta5 dias atrás
Inácia Franco participa da posse do novo chefe da Secom Federal em Brasília
-
CIDADES6 dias atrás
Servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cariri do Tocantins participam de palestra sobre a campanha Janeiro Branco
-
GERAL7 dias atrás
LBV: 75 anos de Solidariedade e transformação social “Por um Brasil melhor e por uma Humanidade mais feliz”