PALMAS

AGRONEGÓCIO

Seagro realiza Workshop sobre genética e reprodução em gado de corte

O evento acontece nos dias 26, 27 e 28, em Araguaína, Paraíso e Gurupi. O objetivo é mostrar que a genética e a reprodução são pilares para a maximização da produção com animais superiores.

Publicado em

O Governo do Estado realiza, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com as empresas Alta Genética e Zoetis, o Workshop em gado de corte (Genética e Reprodução) – Etapa Tocantins. O evento acontece nos dias 26, 27 e 28, em Araguaína, Paraíso e Gurupi, respectivamente. Na programação estão previstas palestras e discussões sobre o tema. A Seagro faz a abertura dos encontros com a palestra “Políticas Públicas para a melhoria da qualidade genética do rebanho bovino tocantinense”.

 

O objetivo é mostrar que a genética e a reprodução são pilares para a maximização da produção com animais superiores, já visto no cenário estadual, onde a técnica de inseminação artificial tem crescido acima da média nacional, mostrando o potencial produtivo do Tocantins com vários incentivos políticos.

 

De acordo com a diretora de Políticas para a Pecuária da Seagro, a médica veterinária Érika Jardim, em 2016 foram realizadas várias ações para incentivar a melhoria do padrão genético dos rebanhos bovinos do Tocantins, tais como: cursos de inseminação artificial, seminário para sensibilização do Programa Progenética, visita técnica em uma propriedade que produz touros melhorados, além de realizar inseminação em tempo fixo em 250 matrizes. 

Leia Também:  Seagro realiza seminário de conservação de solo e água no TO

 

“Com essas ações, cada vez mais pecuaristas têm acesso às tecnologias que promovem a melhoria da qualidade genética, o que contribui para democratização do acesso à genética animal, melhorando significativamente o padrão genético dos rebanhos bovinos tocantinenses”, afirmou Érika Jardim.

 

Programação


– Araguaína, 26, Hotel Executivo

– Paraíso, 27, Auditório da Acip

– Gurupi, 28, Di Nápoli Plaza Hotel

 

– 13h às 13h15 – Políticas públicas para melhoria da qualidade genética do rebanho bovino tocantinense (Seagro/Dipec)

– 13h15 às 14h15 – Plano Genético Zebu – Como realizar para aumentar a produtividade (Rafael Mazão – Alta)

– 14h15 às 15h15 – Plano Genético: Cruzamento industrial – Formas para aumentar a lucratividade (Adriano Rúbio – Alta)

– 15h15h às 16h15h – Como os marcadores moleculares (Clarifide) podem auxiliar no processo de seleção de animais superiores (Bruno Figueiras – Zoetis)

– 16h15 às 16h45 – Caso regional: Melhoramento Genético (PMGZ) Fazenda Vale do Boi – (Ricardo José de Andrade) 

Leia Também:  Agrotins mostra protótipo de galinheiro móvel para agricultores familiares

– 16h45 às 17h15 – Discussões dados regionais – Como podemos melhorá-los? (Mesa redonda)

– 17h15h às 17h30 – Coffee Break

– 17h30 às 18h30 – IATF – Como obter resultado acima da média (Bruno Filgueras – Zoetis)

– 18h30h às 19h30 – Manejo reprodutivo atual em vaca e novilhas de corte (Manoel Sá Filho – Alta)

– 19h30 às 20h – Quais os benefícios gerados pelo programa ConceptPlus (Manoel Sá Filho)

– 20h às 20h30 – Discussões dados regionais – Como podemos melhorá-los? (Mesa redonda)

– 20h30 – Encerramento

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Agropecuaristas e parceiros destacam importância da Rota da Pecuária para os produtores rurais tocantinenses

Published

on

Na quinta parada da Rota da Pecuária, na tarde dessa quinta-feira, 30, na Fazenda Boa Fortuna, localizada no município de Pium, agropecuaristas e parceiros destacaram a importância da Rota da Pecuária para o desenvolvimento da pecuária tocantinense. A fazenda abate anualmente 20 mil cabeças de gado, que são criados no sistema ciclo completo (cria, recria e engorda), e exporta 100% da carne para a China, empregando 90 funcionários.

Para o coordenador de agronegócio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), José Daniel Tavares, a Rota da Pecuária é uma iniciativa louvável do Governo do Tocantins para o incentivo à pecuária tocantinense. “Isso possibilita ao produtor agregar e aumentar a produtividade no agronegócio. O Sebrae é parceiro da Secretaria da Agricultura no programa Mais Genética, levando novas tecnologias para o produtor, visando à alta produção no campo”, destacou.

Para o diretor da Fazenda Boa Fortuna, Ronaldo Rabelo, que trabalha na fazenda deste o início da implantação das tecnologias, a chegada do pivô e o confinamento possibilitaram triplicar a capacidade de produção da fazenda. “E a Rota da Pecuária vem fortalecer ainda mais, mostrando e apresentando novas tecnologias para o incremento da agropecuária”, ressaltou.

Leia Também:  Quase 100% dos estandes já estão reservados para a 18ª Agrotins

De acordo com a coordenadora comercial da empresa Frísia, Erica Lima, essa é uma ação que mostra, na prática, a realidade que temos de tecnologia e inovação. “É muito importante o produtor estar inserido nesta iniciativa. E a Frísia não poderia estar de fora, estamos consolidados e, em breve, investiremos na pecuária de corte”, afirmou.

A agropecuarista da região do Bico do Papagaio, Maria Vilela, uma das pecuaristas que acompanham as atividades de campo, explicou: “Vim participar deste projeto pecuarista muito importante. Aqui, estamos vendo tecnologia simples e avançadas, ou seja, descobrindo uma nova pecuária aqui no Tocantins”, detalhou.

Já a proprietária das fazendas Trevo, Inara Mota Machado, que utiliza o sistema de produção Integração Lavoura Pecuária (ILP), “essa ação da Secretaria da Agricultura, de incentivar aos produtores, motiva ainda mais a buscar a inovação tecnológica e a estruturação da fazenda para aumentar a produtividade no campo”. 

Fonte: Agro – GOV TO

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA