PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

AGRONEGÓCIO

Seagro realiza Workshop sobre genética e reprodução em gado de corte

O evento acontece nos dias 26, 27 e 28, em Araguaína, Paraíso e Gurupi. O objetivo é mostrar que a genética e a reprodução são pilares para a maximização da produção com animais superiores.

Publicado em

O Governo do Estado realiza, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com as empresas Alta Genética e Zoetis, o Workshop em gado de corte (Genética e Reprodução) – Etapa Tocantins. O evento acontece nos dias 26, 27 e 28, em Araguaína, Paraíso e Gurupi, respectivamente. Na programação estão previstas palestras e discussões sobre o tema. A Seagro faz a abertura dos encontros com a palestra “Políticas Públicas para a melhoria da qualidade genética do rebanho bovino tocantinense”.

 

O objetivo é mostrar que a genética e a reprodução são pilares para a maximização da produção com animais superiores, já visto no cenário estadual, onde a técnica de inseminação artificial tem crescido acima da média nacional, mostrando o potencial produtivo do Tocantins com vários incentivos políticos.

 

De acordo com a diretora de Políticas para a Pecuária da Seagro, a médica veterinária Érika Jardim, em 2016 foram realizadas várias ações para incentivar a melhoria do padrão genético dos rebanhos bovinos do Tocantins, tais como: cursos de inseminação artificial, seminário para sensibilização do Programa Progenética, visita técnica em uma propriedade que produz touros melhorados, além de realizar inseminação em tempo fixo em 250 matrizes. 

Leia Também:  PISCISHOW e AVISULEITE abrem inscrições para suas palestras

 

“Com essas ações, cada vez mais pecuaristas têm acesso às tecnologias que promovem a melhoria da qualidade genética, o que contribui para democratização do acesso à genética animal, melhorando significativamente o padrão genético dos rebanhos bovinos tocantinenses”, afirmou Érika Jardim.

 

Programação


– Araguaína, 26, Hotel Executivo

– Paraíso, 27, Auditório da Acip

– Gurupi, 28, Di Nápoli Plaza Hotel

 

– 13h às 13h15 – Políticas públicas para melhoria da qualidade genética do rebanho bovino tocantinense (Seagro/Dipec)

– 13h15 às 14h15 – Plano Genético Zebu – Como realizar para aumentar a produtividade (Rafael Mazão – Alta)

– 14h15 às 15h15 – Plano Genético: Cruzamento industrial – Formas para aumentar a lucratividade (Adriano Rúbio – Alta)

– 15h15h às 16h15h – Como os marcadores moleculares (Clarifide) podem auxiliar no processo de seleção de animais superiores (Bruno Figueiras – Zoetis)

– 16h15 às 16h45 – Caso regional: Melhoramento Genético (PMGZ) Fazenda Vale do Boi – (Ricardo José de Andrade) 

Leia Também:  Mulher denuncia esposo por ameaçar a própria família e homem é preso com arma e facões

– 16h45 às 17h15 – Discussões dados regionais – Como podemos melhorá-los? (Mesa redonda)

– 17h15h às 17h30 – Coffee Break

– 17h30 às 18h30 – IATF – Como obter resultado acima da média (Bruno Filgueras – Zoetis)

– 18h30h às 19h30 – Manejo reprodutivo atual em vaca e novilhas de corte (Manoel Sá Filho – Alta)

– 19h30 às 20h – Quais os benefícios gerados pelo programa ConceptPlus (Manoel Sá Filho)

– 20h às 20h30 – Discussões dados regionais – Como podemos melhorá-los? (Mesa redonda)

– 20h30 – Encerramento

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Governo do Tocantins fortalece agroindústrias da região sudeste com visitas técnicas e articulação de parcerias

Published

on

Com foco na expansão das cadeias produtivas e no fortalecimento das agroindústrias locais, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), realizou, na última sexta-feira, 4, uma série de visitas técnicas a empreendimentos agroindustriais na região sudeste do estado. Integraram a equipe da Sics o secretário Carlos Humberto Lima; o secretário-executivo Elenil da Penha; superintendentes e diretores da Pasta e representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A agenda de trabalho teve início na Fazenda Piracema, localizada no município de Almas. O local é um complexo agroindustrial que reúne frigorífico de pescado, queijaria, criação de gado de leite e de corte, além de áreas dedicadas ao plantio e tratamento de eucalipto. O proprietário do empreendimento, Valtei Valadares Rosa, ressaltou a importância da presença do governo estadual como aliado no fortalecimento da produção local. “Mais uma vez, o governo sempre preocupado em entender as nossas demandas. Essa proximidade é essencial para que possamos crescer com segurança e apoio técnico, ampliando nossa capacidade de produção e geração de empregos”, afirmou.

Leia Também:  Governador ressalta importância da cadeia produtiva de grãos para a economia do estado

O secretário Carlos Humberto Lima destacou o papel estratégico das visitas técnicas como ferramenta de escuta ativa e formulação de políticas públicas eficientes. “A missão do Governo do Tocantins é estar presente nos territórios, ouvindo empresários, produtores e trabalhadores para identificar gargalos e potencializar soluções. Nossa intenção é contribuir para a expansão sustentável dessas cadeias produtivas, sempre em diálogo com o setor privado e os demais entes federativos”, pontuou.

Ainda no município de Almas, a equipe visitou o Grupo Atlântida, que opera na Fazenda Dedo de Deus. No local, a produção é voltada à piscicultura, com tanques para criação de peixes e uma fábrica de ração. Um novo frigorífico de pescado está em fase de construção e deve reforçar a capacidade produtiva do grupo nos próximos meses.

Em Dianópolis, o roteiro seguiu para o polo agroindustrial Fazenda Atlântida, também pertencente ao grupo, onde são cultivados algodão, milheto, soja, milho e eucalipto. O sócio do Grupo Atlântida, Marcelo Carassa, destacou os avanços e as expectativas com a retomada da produção de pescado e o fortalecimento das parcerias institucionais. “Para nós, é muito importante ter a presença do Governo do Tocantins como suporte, pois o nosso foco é diversificar e modernizar as operações, sempre alinhados às boas práticas e, assim, trazer mais desenvolvimento para região sudeste e levar o Tocantins a todos os cantos do Brasil”, afirmou.

Leia Também:  Pesquisa testa variedades de mandioca

As visitas fazem parte da estratégia da Sics de ampliar o diálogo com empreendedores e produtores em todas as regiões do Tocantins, promovendo inclusão produtiva, inovação e desenvolvimento territorial sustentável.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA