PALMAS

ATÉ DIA 15

Seagro visita municípios para planejar ações da safra 2021/2022

Publicado em

AGRONEGÓCIO

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) realiza até o dia 15 de outubro, visita aos municípios de Abreulândia, Novo Acordo, Paraíso do Tocantins, Miranorte, Pedro Afonso, Palmas, Porto Nacional e Itacajá, para monitorar, acompanhar e orientar o planejamento das Unidades de Referência Tecnológica (URTs) para safra 2021/2022.

As visitas acontecem em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Consultorias Privadas.

O acompanhamento nas URT’s do programa ABC Corte tem por finalidade o treinamento prático em Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em intensificação pecuária – cria, recria e terminação de bovinos, além de alinhar algumas estratégias para realização de atividades de difusão tecnológicas nas unidades de produção sustentável.

A Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) tem como objetivo incentivar a adoção de tecnologias agropecuárias sustentáveis que contribuam para a redução das emissões de gases de efeito estufa e ajudem na preservação dos recursos naturais, aumentando a produção e gerando renda sem comprometer o meio ambiente, viabilizando, assim, qualidade de vida para as próximas gerações.

Leia Também:  Cristalândia começa vacinar pessoas na faixa etária de 40 anos sem comorbidades

O Plano ABC é composto por sete programas, seis deles referentes às tecnologias de mitigação, e ainda um último programa com ações de adaptação às mudanças climáticas.

De acordo com o gerente de Agricultura de Baixo Carbono da Seagro, Marcello Marcelino, mais de 50 técnicos da iniciativa privada e pública são capacitados de forma continuada pela Embrapa, o que torna o Plano ABC ainda mais eficiente e assertivo. “As capacitações vêm formando uma rede de técnicos que estão difundindo as tecnologias de agricultura de baixa emissão de carbono, proporcionando, assim, mais sustentabilidade, maior produtividade e rentabilidade dos sistemas produtivos que contribuem para o sequestro e estoque de carbono”, enfatizou.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Técnicos do Ruraltins e produtores rurais participam de dia de campo com foco na produção de ovos

Publicados

em


A Granja Matinha, propriedade do produtor José Carlos da Silva, situada em Gurupi, recebeu nesta quarta-feira, 20 de outubro, técnicos do Ruraltins e agricultores familiares para um Dia de Campo sobre aves de postura. 

A ação incluiu palestra sobre sistema de produção de ovos caipira, ministrada pelo extensionista e zootecnista, Hélio de Souza, além de uma visita técnica às instalações da Granja, onde são criadas seis mil galinhas, 90% poedeiras, das raças Isa Brown e Nova Gen. A produção média gira em torno de cinco mil ovos/dia.

O Dia de Campo cumpre metas do Convênio Oportunidade nº 839847/2016, firmado entre Governo do Tocantins e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ( Mapa), que assiste 800 famílias de agricultores familiares com renda de zero a quatro salários mínimos, e conta com a participação de 100 técnicos que prestam assistência técnica, acompanhando de perto o desenvolvimento das atividades do agricultor participante, além de promover a implantação de Unidades de Referências Tecnológicas (URTs), a realização de capacitações e dias de campo.

Na Granja são criadas seis mil galinhas, 90% poedeiras, das raças Isa Brown e Nova Gen. A produção média gira em torno de cinco mil ovos/dia. – Lúcia Brito

A ação incluiu palestra sobre sistema de produção de ovos caipira e visita técnica – Ruraltins

A Granja Matinha, propriedade do produtor José Carlos da Silva, situada em Gurupi, recebeu técnicos do Ruraltins e agricultores familiares. – Ruraltins

Leia Também:  Ruraltins promove ações para o agricultor familiar durante ExpoAlmas

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA