AGRONEGÓCIO
Secretaria e Ministério realizam visitas nas casas de mel
A equipe irá desempenhar diversas atividades em sete municípios, como instruções sobre Selo de Inspeção Federal (SIF) e orientações sobre as boas práticas de higienização.
Uma equipe de técnicos da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizam nesta semana, de 13 a 17, visitas técnicas para levantar informações e demandas sobre a produção apícola tocantinense. As visitas serão nas casas de mel e, acontecem em associações de produtores de sete municípios, Jaú, Araguaçu, Formoso do Araguaia, Figueirópolis, Aliança, Crixás e Brejinho de Nazaré, nas regiões Sul e Central do Estado.
De acordo com diretora de Políticas para a Pecuária da Seagro, Érika Jardim, nas visitas a equipe irá desempenhar diversas atividades nas casas de mel, como instruções sobre Selo de Inspeção Federal (SIF) e orientações sobre as boas práticas de higienização, antes, durante e após safra. “A intenção é impulsionar a produção no Estado e, estas ações conjuntas servem de suporte para planejar as atividades, primando pela qualidade do mel”, enfatizou.
Ainda de acordo com a diretora, a visita juntamente com representante do Ministério visa avaliar as demandas das casas de mel, como equipamentos e implementos apícolas. “Estamos levantando as principais necessidades, para que assim, possamos capitar os recursos necessários para o funcionamento das casas de mel”, informou.
Na ocasião, a equipe da Secretaria da Agricultura pretende atualizar os principais dados sobre a produção de mel em 2015, como preço e mercado da produção do mel.C
AGRONEGÓCIO
APROEST cumpre agenda em Brasília para fortalecer agricultura irrigada
Na manhã desta última terça-feira, 3, o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins – APROEST, Wagno Milhomem, participou de uma reunião com o senador Eduardo Gomes (PL) e sua equipe no gabinete do parlamentar, em Brasília. Durante o encontro, foram apresentados projetos prioritários para o desenvolvimento da infraestrutura hídrica da região do Polo de Agricultura Irrigada do Sudoeste do Tocantins. Entre os destaques estão três barragens elevatórias, a barragem P8 e duas pontes.
Outro ponto relevante discutido foi a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Polo, que visa fomentar o crescimento integrado e equilibrado da região. O presidente da APROEST, Wagno Milhomem, destacou o empenho na obtenção de recurso para fortalecer a agricultura irrigada.
“Estamos trabalhando para garantir investimentos que transformarão o potencial do Polo em realidade, beneficiando diretamente os produtores e a população da região.” O senador Eduardo Gomes reafirmou seu compromisso em buscar os recursos necessários para a conclusão das obras, dando continuidade ao apoio que resultou na construção de 14 barragens elevatórias em execução pela CODEVASF.
A reunião contou com a participação dos assessores parlamentares João Bosco da Silva, Mauro Conde Soares e Eliomar dos Santos Correia, coordenador de Orçamento.
Diálogo sobre alterações no Código Florestal
Durante o dia, o presidente da Aproest se reuniu com o Deputado Federal Ricardo Ayres (Republicanos), na Câmara dos Deputados, para discutir o Projeto de Lei nº 5.725/23. A proposta sugere alterações no Código Florestal Brasileiro, buscando regularizar autorizações concedidas até 2015 pelo Naturatins e por órgãos licenciadores de outros estados para realocação de reservas legais fora da propriedade.
No encontro, foram abordadas também questões relacionadas à ampliação da produção agrícola nos municípios do Polo de Agricultura Irrigada do Sudoeste do Tocantins. Ricardo Ayres manifestou seu compromisso com o desenvolvimento do agronegócio tocantinense e confirmou sua intenção de visitar a região em fevereiro do próximo ano. Na ocasião, participará de um evento promovido pela Aproest, com data a ser confirmada, para ouvir os seus associados.
Parcerias estratégicas para o desenvolvimento regional
Ainda na agenda, foram tratadas iniciativas em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), representado por Luciano Menezes e Tatiana. Estas ações visam fortalecer o reconhecimento do Polo de Agricultura Irrigada do Sudoeste do Tocantins e consolidar a formação de um grupo gestor composto por representantes de instituições públicas e privadas. O objetivo é atrair recursos federais para projetos estruturantes que promovam o crescimento sustentável e ampliem a produção agrícola.
Estiveram presentes na reunião: Mariete Milhomem, esposa de Wagno Milhomem; Adrian da Silva, consultor ambiental e os representantes do MIDR.
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrás
Empresas do agro têm oportunidade para crescer com aceleradora
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrás
A importância de um assessoramento especializado ao produtor rural
-
Estado6 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa parabeniza deputado Amélio Cayres por sua reeleição na presidência da Aleto
-
Edicao Digital6 dias atrás
Edição 489
-
GERAL6 dias atrás
Detran/TO reforça segurança viária durante Meia Maratona do Tocantins
-
GERAL6 dias atrás
Prazo para recadastramento de feirantes é ampliado até 10 de dezembro
-
GERAL6 dias atrás
Projeto Reinventar da BRK é destaque na 9ª Edição do Encontro Nacional das Águas
-
NEGÓCIOS6 dias atrás
Aluna do Colégio Mackenzie Palmas é aprovada em Universidade Federal de Tocantins