PALMAS

AGRONEGÓCIO

Senar realiza treinamento de metodologia educacional para novos instrutores

O objetivo do treinamento é aperfeiçoar os princípios e diretrizes, os programas e as leis que regem. Além disso, eles são instruídos de como trabalhar no meio rural.

Publicado em

Teve início na segunda-feira, 08, o Treinamento de Metodologia Educacional para instrutores, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR), ministrado pelo consultor Paulo Leal. O curso segue até sexta, 12, na sede do Sistema FAET/SENAR em Palmas, com carga horária de 40 horas.

O objetivo do treinamento é aperfeiçoar a metodologia usada pelo SENAR e é designado aos novos instrutores da instituição. Nesses dias de curso, eles receberão aprendizados sobre a instituição, os princípios e diretrizes, os programas e as leis que regem. Além disso, eles são instruídos de como trabalhar no meio rural, e se organizar para fazer planos de instrução, bem como construir objetivos, elaborar conteúdos, selecionar procedimentos de avaliação e como escolher técnicas instrucionais.

 

Segundo o diretor Técnico do SENAR Tocantins, André Abreu, “o curso metodológico permite que o SENAR amplie o cadastro de novos profissionais, e como eles estão distribuídos em todo o estado, isso favorece ao profissional atender na sua própria região.”

O curso, que tem 18 participantes, prepara os novos instrutores para representar o SENAR, e norteia como levar esse conhecimento para os produtores rurais.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Agrotins 2019 bate recorde e movimenta mais de 2,5 bilhões em negócios
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Agropecuaristas e parceiros destacam importância da Rota da Pecuária para os produtores rurais tocantinenses

Published

on

Na quinta parada da Rota da Pecuária, na tarde dessa quinta-feira, 30, na Fazenda Boa Fortuna, localizada no município de Pium, agropecuaristas e parceiros destacaram a importância da Rota da Pecuária para o desenvolvimento da pecuária tocantinense. A fazenda abate anualmente 20 mil cabeças de gado, que são criados no sistema ciclo completo (cria, recria e engorda), e exporta 100% da carne para a China, empregando 90 funcionários.

Para o coordenador de agronegócio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), José Daniel Tavares, a Rota da Pecuária é uma iniciativa louvável do Governo do Tocantins para o incentivo à pecuária tocantinense. “Isso possibilita ao produtor agregar e aumentar a produtividade no agronegócio. O Sebrae é parceiro da Secretaria da Agricultura no programa Mais Genética, levando novas tecnologias para o produtor, visando à alta produção no campo”, destacou.

Para o diretor da Fazenda Boa Fortuna, Ronaldo Rabelo, que trabalha na fazenda deste o início da implantação das tecnologias, a chegada do pivô e o confinamento possibilitaram triplicar a capacidade de produção da fazenda. “E a Rota da Pecuária vem fortalecer ainda mais, mostrando e apresentando novas tecnologias para o incremento da agropecuária”, ressaltou.

Leia Também:  Ruraltins capacita produtores com tanques de resfriamento de leite

De acordo com a coordenadora comercial da empresa Frísia, Erica Lima, essa é uma ação que mostra, na prática, a realidade que temos de tecnologia e inovação. “É muito importante o produtor estar inserido nesta iniciativa. E a Frísia não poderia estar de fora, estamos consolidados e, em breve, investiremos na pecuária de corte”, afirmou.

A agropecuarista da região do Bico do Papagaio, Maria Vilela, uma das pecuaristas que acompanham as atividades de campo, explicou: “Vim participar deste projeto pecuarista muito importante. Aqui, estamos vendo tecnologia simples e avançadas, ou seja, descobrindo uma nova pecuária aqui no Tocantins”, detalhou.

Já a proprietária das fazendas Trevo, Inara Mota Machado, que utiliza o sistema de produção Integração Lavoura Pecuária (ILP), “essa ação da Secretaria da Agricultura, de incentivar aos produtores, motiva ainda mais a buscar a inovação tecnológica e a estruturação da fazenda para aumentar a produtividade no campo”. 

Fonte: Agro – GOV TO

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA