PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

AGRONEGÓCIO

Tocantins sediará 8º Congresso “Madeira 2016”

Olhos do setor madeireiro estará voltado para o estado, destaque para silvicultura.

Publicado em

Na próxima semana, nos dias 16 e 17 de junho, os olhos do setor madeireiro estará voltado para o Tocantins que será palco do 8º Congresso Internacional de Desenvolvimento Econômico e Sustentável da Indústria de Base Florestal e de Geração de Energia, “Madeira 2016”. Mais de 200 pessoas já se inscreveram para o evento que acontece no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. O Congresso coloca o Tocantins como vitrine para a indústria de base, apresentando, aos segmentos madeireiros, a potencialidade da silvicultura do Tocantins, aumentando a possibilidade de atrair investimentos.

 

A escolha do Tocantins para sediar o evento se dá devido seu crescimento no segmento da silvicultura. Dados de um levantamento realizado pela Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) mostram que o Estado possui, atualmente, mais de 175 mil hectares de florestas plantadas, com destaque para o eucalipto. Estarão presentes no evento representantes da cadeia produtiva e industrial da madeira em todos os setores.

 

O evento é uma realização do Instituto Besc de Humanidades e Economia e do Governo do Tocantins, com apoio de outros parceiros. O tema central dos debates é “A produção de madeira para uso múltiplo e competitividade do setor de base florestal brasileiro no mercado internacional”.

 

Proposta

A principal proposta do congresso é, a partir das discussões relativas ao tema proposto, oferecer subsídios para ações governamentais em todos os níveis, incluindo a formulação de políticas públicas para o setor, além de contribuir para o desenvolvimento da produção de madeira de florestas plantadas e sua maior utilização industrial e energética.

 

O gerente de Agroenergia e Florestas da Seagro, Carlos Manuel Carvalho Carreira, diz que o congresso vai servir de base para novas ideias e planejamento de expansão para o setor empresarial e madeireiro, além de nortear as políticas públicas desenvolvidas pelo governo para o setor. “As discussões que serão trazidas ao congresso também são importantes do ponto de vista ambiental já que cada hectare de floresta plantada, de rápido crescimento, em áreas degradadas, protege 10 hectares de florestas nativas. A silvicultura tem papel fundamental para diminuir a pressão sobre esses remanescentes”, assegurou.

Leia Também:  Curso do Senar mostra caminhos para quem quer investir em piscicultura no TO

 

Inscrições

A expectativa dos organizadores do evento é que cerca de 400 pessoas participem do Congresso, apresentando projetos e propostas e, debatendo temas e programas para o setor de florestas plantadas. As inscrições para participar do evento podem ser feitas via internet no endereço: www.congressomadeira.com.br/2016.

 

Programação

 

Quinta-feira, 16 de junho – Manhã

9h – Solenidade de Abertura

9h30 – Conferência Inaugural – ministrada pelo presidente do Instituto CNA, Roberto Brant;

 10h – Painel 1, Palestra “Uso da Madeira Certificada como Sistemas Construtivos” Palestrantes: Engenheiro da Tecverde, Rafael Andrade; diretor comercial da Amaru, Ricardo Carvalho de Moura; responsável pela área de Política Industrial da Pisos Laminados, Indústria Brasileira de Árvores – Ibá, Carlos Mariotti; analista de desenvolvimento da  FSC Brasil, Fernanda Vaz. Mediador: Presidente da Cenibra, Paulo Brant.

 

Tarde

14h – Painel 2,  A Importância dos Produtos Madeireiros na Bioeconomia. Palestrantes: Sócio, da Mirow & Co. Andreas Mirow; presidente do Conselho Consultivo Innovatech, João Comério; diretor florestal da Klabin, José Artêmio Totti. Palestra “Agregando valor à biomassa florestal – tecnologias atuais e desafios futuros”- Palestrante: Marcelo Hamaguchi e Ricardo do Valle, Valmet. Mediador: diretor executivo da Associação Mineira de Silvicultura, César Reis.

 

16h30 – Painel 3 – Impacto dos Grandes Acordos Internacionais no Comércio de Produtos Madeireiros. Palestra: “Exportações para a Ásia e o Uso de Agroquímicos no Tratamento da Madeira”. Palestrante: representante da Associação de Produtores de Teca do Estado de Mato Grosso, Fausto Takizawa e a especialista em negociações internacionais do CNA, Camila Nogueira Sandi. Mediador: diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade.

Leia Também:  Seagro realiza 1º encontro de secretários municipais de Agricultura do Tocantins

 

Sexta-feira, 17 de junho – Manhã

 

8h30 – Painel 4 – Políticas de Investimentos e Comercialização de Florestas. Palestra 1: “Florestas Plantadas e Biomassa. Palestrante: secretário da Frente Parlamentar de Silvicultura, Aldo De Cresci Neto. Palestra 2: “Restrições à aquisição e arrendamento de terras por empresas de capital estrangeiro: soluções em andamento” – Palestrantes: advogado do escritório Bueno, Mesquita e Advogados, Francisco de Godoy Bueno; diretor Comercial da empresa Ramires Reflorestamento, Luiz Calvo Ramires Júnior;   gerente de Responsabilidade Socioambiental, Rabobank, Luiz Fernando do Amaral; representante da  Partner e CEO Brookfield Brazil Timber Fund, Silvio Teixeira Jr – Mediador:  representante da InfoRural Álvaro Soares de Oliveira.

 

11h – Painel 5 – Reflorestamento no Estado do Tocantins e seu Impacto na Economia. Palestra 1: “Gestão da tecnologia florestal de modo a conduzir adaptações operacionais necessárias para produção florestal em quantidade e qualidade nos plantios em Tocantins”. Palestrantes: Consultor executivo de Tecnologia Florestal, Suzano Papel e Celulose, Aguinaldo José de Souza.

 

Palestra 1: “Silvicultura no Tocantins: situação atual e perspectivas”,  pesquisador da Embrapa Florestas,  Alisson Moura Santos. Palestra 2: “Agregação de valor da madeira proveniente do eucalipto produzida no Tocantins e seus mercados”- Palestrante: representante da Planet Wood Projepex, Claudio Renck Obino. Palestra 3:  “Viabilidade econômica em novas fronteiras: abastecimento em quantidade e qualidade em longo prazo de unidades consumidoras do Tocantins”. Palestrante: representante da Copener, Thais Cunha Ferreira. Mediador: Prof da Universidade Federal do Tocantins, Dr. Marcos Giongo.

 

12h30 Debate

13h Encerramento.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Prestigiada, Agro 360 Tocantins é aberta oficialmente e segue com programação de palestras, leilão e negócios

Published

on

Palestras, dinâmicas de máquinas e leilão virtual de gado com mais de 3 mil animais em oferta, em parceria com a Nova Era Leilões, marcam a programação desta sexta-feira, dia 25, da Agro 360 Tocantins. Maior do segmento do sul do Estado, a feira foi aberta oficialmente na manhã dessa quinta-feira, dia 24, na Fazenda Estrela do Norte, em Peixe (TO).

A cerimônia contou com a presença do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa. E foi prestigiada também por produtores rurais, empresários do setor, representantes de entidades, sindicatos e associações do campo, além de prefeitos da região, deputados, secretários municipais e de Estado.  Entre eles, o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) Brasil, Maurício Buffon;  o presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres, o deputado federal Carlos Gaguim, e o deputado estadual Gutierrez Torquato, entre outros.

Durante a visita à feira, o chefe do Executivo destacou a importância do apoio a eventos do setor produtivo para o desenvolvimento do Tocantins. “Estamos apoiando e participando de feiras e eventos de todos os setores, porque enxergamos isso como um investimento estratégico para o desenvolvimento do nosso estado. Fico feliz em ver que o Tocantins está ampliando sua produção a cada ano, sempre de forma sustentável, produzindo e preservando ao mesmo tempo. Nosso compromisso é oferecer suporte aos produtores, para que possam expandir suas atividades com qualificação. Temos um enorme potencial produtivo, com muitas áreas que ainda podem ser qualificadas e desenvolvidas”, ressaltou o governador Wanderlei Barbosa.

Agro 360

Com mais de 100 expositores e estimativa de receber 16 mil visitantes, a feira movimentou em 2024 cerca de R$ 480 milhões.  “Atualmente, somos a maior feira da região sul e a edição deste ano é a maior já promovida, fortalecendo a região com mais de 100 expositores. Nosso grande destaque é que é uma feira realizada de produtor para produtor, feita dentro de uma fazenda, o que agrega muito para os produtores”, disse o diretor da feira, Diego Mesquita. “São diversas oportunidades em maquinários agrícolas, tecnologia, leilão virtual de gado e dinâmica de máquinas. Para mim e para o meu irmão Douglas Mesquita, que trabalha na direção do evento comigo, este momento representa o fortalecimento e a coragem do produtor rural”, complementou.

Leia Também:  Tocantins vacina 90,80% do rebanho bovino contra brucelose no segundo semestre de 2023

Fundada na Fazenda Estrela do Norte pela família Mesquita, a Agro 360 visa promover o desenvolvimento do setor produtivo e se consolidou, em 2022, como a maior feira de agronegócio da região sul do Tocantins. Em 2024, a movimentação financeira foi de aproximadamente R$ 480 milhões. Nesta 4ª edição, a feira recebe o apoio da Exata Brasil – Análise e perfil de solo; Zoolluti- Nutrição Animal; Econex – Madeiras Plásticas; e Arbaza – Calcário. “Nosso compromisso é contribuir para o desenvolvimento do agro com reflexos positivos para a área urbana, como o turismo de negócios, por exemplo. Somos do agro e atuamos com orgulho e amor por este que é o setor que carrega esse país”, citou Douglas Mesquita.

Expectativa

Ronaldo Alves é representante comercial e um dos expositores que compõem a equipe da Semente Três Pinheiros, empresa produtora de grãos com sede em Brasília/DF que está com estande instalado na feira. “É o primeiro ano em que expomos a nossa semente de soja na Agro 360. Temos expectativa de fazer ótimos negócios, porque o Tocantins é o estado que abrange a maioria dos materiais com que trabalhamos, e esse é o momento em que o produtor está escolhendo a semente para a próxima safra. Então, pretendemos aproveitar essa oportunidade e conectar com o momento que o mercado está oferecendo”, salientou o representante comercial.

Lenços de Amor

Durante a cerimônia foi feita a apresentação do projeto “Lenços de Amor”, uma iniciativa do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da ACIG (Associação Comercial e Industrial de Gurupi) em parceria com a Agro 360 e a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Gurupi.

Leia Também:  Presidente da Frente do Agro, deputado Gutierres Torquato, celebra decisão do STF que garante segurança jurídica ao produtor rural

O Projeto tem a missão de oferecer apoio, conforto e esperança às mulheres em tratamento contra o câncer, através da doação de lenços personalizados e adequados às suas necessidades, buscando não apenas proporcionar alívio durante o processo de quimioterapia, mas também fortalecer a autoestima e a coragem dessas mulheres incríveis. Representantes da iniciativa entregaram a parceiros do projeto certificados de agradecimento.

Painel institucional

Em meio aos mais de 100 expositores, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), instalou um painel institucional com órgãos estaduais para oferecer informações para produtores e visitantes. “O Governo do Tocantins, além dos investimentos, está presente na feira com um pavilhão institucional liderado pela Sics e também com a participação da Seagro [Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária], da Adapec [Agência de Defesa Agropecuária], do Itertins [Instituto de Terras do Tocantins] e de outros órgãos que se uniram para fortalecer o agronegócio da região sul do estado. Precisamos estar sempre incentivando para continuar com essa expansão de produção que o Tocantins vive agora e criar condições para industrializar o que é produzido aqui dentro. Assim, agregamos valor, aumentamos a oferta de trabalho e geramos mais oportunidades de emprego e renda para a nossa população”, enfatizou o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima.

“Estamos aqui presentes na feira para valorizar a força do agronegócio na região sul do estado, que tem sido fundamental para o crescimento do Tocantins. Convido os produtores para que venham prestigiar e conferir de perto as inovações, os conhecimentos e as oportunidades trazidas”, pontuou o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café. (Da Assessoria de Imprensa, com informações da SecomTO)

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA