PALMAS

GOVERNADOR AFASTADO

O destino de Carlesse está traçado; STF é a última esperança

Publicado em

Blog do Márcio Rocha

Deputados que juraram amor a Carlesse (foto) estão saltando para o lado de Wanderlei Barbosa, mas aliados do governador afastado prometem contraofensiva

Fichas no STF

O Governador afastado Mauro Carlesse (PSL) está apostando todas as suas fichas em um recurso que deve ser impetrado nos próximos dias no Supremo Tribunal Federal para tentar voltar ao poder por meio de uma liminar de algum dos 10 ministros da corte.

Advogados

Carlesse contratou uma renomada banca de advogados de São Paulo-SP, além de contar com juristas de peso do cenário tocantinense.

Argumento

A linha de atuação já está bem definida e será dizer que a suposta atividade criminosa atribuída ao governador afastado já cessou e por isso, sua volta antes dos seis meses previstos não prejudicaria a continuidade das investigações.

Fumaça

Tem gente defendendo que Carlesse utilize os serviços dos chamados “vendedores de fumaça”. Pessoas em Brasília que prometem influência junto a ministros do STF por alguns milhões de reais em troca.

Funcionamento

Funciona assim: o cliente paga alguns milhões de reais aos “vendedores de fumaça”, que se tiverem êxito na suposta influência junto aos ministros recebem outros milhões sob a rubrica de “taxa de sucesso”. Tem gente que acredita e paga. Outros juram que é uma falácia para arrancar dinheiro de pessoas desesperadas.

A história se repete? – Em 2018 o ministro e então presidente do TSE Luiz Fux foi relator do processo que cassou a chapa Marcelo Miranda / Cláudia Lélis, fazendo com que Mauro Carlesse assumisse o Governo. Agora na presidência do STF Fux pode ser o ministro sorteado para julgar um pedido de liminar de Carlesse pleiteando voltar ao Executivo

Cassação

Leia Também:  Deputados federais tocantinenses terão dificuldades para se reeleger

Enquanto isso, devem ser protocolados já nos próximos dias pedidos cassação do mandato de Carlesse na Assembleia Legislativa para que ele não retorne nem mesmo após o período previsto pelo Superior Tribunal de Justiça.

Maioria

O governador em exercício Wanderlei Barbosa já garantiu o apoio de ao menos 15 deputados estaduais ao seu goverrno. Alguns ainda juram fidelidade a Carlesse, mas só da boca para fora.

Infraestrutura

O apoio mais importante para Wanderlei é o do presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade (PSL), cujo irmão e ex-prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade será nomeado em breve para a joia da coroa, a Secretaria da Infraestrutura, responsável por dezenas de milhões de reais em obras em todo o Estado.

Ex-prefeito Otoniel Andrade deve ser nomeado nos próximos dias para a Seinfra

Pauta

Cabe ao presidente do Legislativo colocar os eventuais pedidos de cassação em pauta após serem analisados pela procuradoria da Aleto.

Escolha difícil

Caso Carlesse não obtenha êxito rapidamente em sua empreitada jurídica no STF só terá duas opções: enfrentar um processo de cassação ou renunciar para tentar salvar os direitos políticos, podendo candidatar-se em 2022 e fazendo os processos contra si voltarem para a primeira instância.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Blog do Márcio Rocha

Wanderlei acertou em cheio na escolha de Piva para a Sesau

Publicados

em

Acerto

O Governador Wanderlei Barbosa (sem partido) acertou em cheio na escolha do titular da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Afonso Piva.

Capacitado

Além de ser um técnico altamente capacitado, com formação em Economia, ele é muito bem quisto entre os servidores da secretaria.

Política de saúde

Nesta sexta-feira, 12, em entrevista a uma rede de televisão o secretário foi taxativo quanto à ingerências políticas na pasta: “a única política que nos interessa é a política de saúde”. Aplausos para ele.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Deputados federais tocantinenses terão dificuldades para se reeleger
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA