PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

10 perguntas sobre o coração com o Dr. Marcos Mesquita

Dr. Marcos Mesquita é proprietário da Clínica do Coração e médico no Hospital Geral de Palmas.

Publicado em

Ele tirou dúvidas e dá dicas de como se prevenir e tratar de doenças cardiovasculares.

 

1 – Quais são as principais razões que levam as pessoas ao seu consultório? 

Pessoas com dor no peito ou cansaço/falta de ar à esclarecer; com níveis pressóricos elevados; avaliação pré-operatória e “check up”. 

 

2 – Qual é a médica de idade dos seus pacientes?

Atendimento de recém nascido aos mais idosos. Média de 50 anos. Maioria entre 50 e 60 anos.

 

3 – O que as pessoas podem fazer para evitar os problemas cardíacos? 

Dieta com baixos níveis de gordura saturadas e sódio, rica em fibras. Basicamente evitar os excessos, controle de peso e atividade física regular. 

 

4 – As pessoas podem fazer exercícios físicos por conta própria? Qual é o risco disso?

Não seria aconselhável realizar atividade física sem prévia avaliação, para iniciantes. Indicado avaliação com profissionais habilitados para investigar antecedentes familiarias e realizando exames básicos tais como eletrocardiograma, teste ergométrico, e se for o caso, outros mais específicos.

Leia Também:  Associação se manifesta sobre realização da licitação da Prefeitura de Palmas

 

5 – As novas gerações estão crescendo cada veez mais pçugadas na internet e menos ligadas em exercícios físicos e boa alimentação. Que consequências isso pode ter no futuro?

Isso leva ao sedentarismo, dietas inadequadas, ansiedade elevada, distúrbios da visão por exemplo. Consequentemente, aumento de doenças metabólicas e cardiovasculares. 

 

6 – Como a pessoa pode saber que está gendo o infarto e o que ela ou as pessoas próximas devem fazer?

Basicamente dor forte no peito e ou falta de ar, com ou sem náuseas, vômitos e desmaios. No caso desses sintomas, indicado procurar profissional médico. 

 

7 – E quanto às isquemias cerebrais, os populares “derrames” o que as pessoas podem fazer para saber se estão passando por um e o que elas devem fazer?

Isquemia cerebral ou infarto cerebral, pode vir acompanhado de sintomas discretos, como fala desconexa, até perda de movimentos dos membros e da consciência. 

 

8 – O vinho tinto ajuda o sistema circulatório? 

Vinho tinto não melhora a circulação. 

 

9 – Uma pessoa magra pode ter colesterol alto?

Leia Também:  Justiça condena ex-prefeito de Aliança por improbidade administrativa

Níveis de colesterol não dependem do pessoa do indivíduo, pois além de estar relacionado, com distúrbios alimentares, também existem as dislipidemias familiares. 

 

10 – Qual é o maior desafio para o setor de cardiologia atualmente? 

Apesar de toda tecnologia nos dia atuais, o desafio ainda é convencer a pessoa a enteder a necessidade da prevenção e aderir ao tratamento quando há a necessidade de dietas e medicamentos. 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Fé e tradição marcam a quinta-feira Santa na Serra do Estrondo

Published

on

Mais uma vez, a Serra do Estrondo foi palco de um dos momentos mais marcantes da Semana Santa em Paraíso do Tocantins. Na noite desta  quinta-feira,17, centenas de fiéis se reuniram para vivenciar uma jornada de fé, reflexão e comunhão com a missa do Lava-pés e Instituição da Eucaristia, seguida de muito louvor e adoração.

A celebração, organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Cultura, em parceria com as Paróquias São José Operário e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, reuniu pessoas de todas as idades e o cartão-postal da cidade, mais uma vez foi tomado por orações e simbolismos cristãos que emocionaram os presentes.

O prefeito de Paraíso, Celso Morais, que participou do ritual do lava-pés, destacou a importância do evento para a comunidade católica. “É uma grande alegria participar deste momento que representa humildade, serviço e amor ao próximo. Queremos agradecer o sim de cada um que está aqui nesta noite. Ver essa celebração com tanta organização e significado, mostra como a fé e o cuidado com o outro podem transformar a nossa sociedade”.

Leia Também:  Profissionais da Saúde são capacitados sobre contratos e licitações

“O lava-pés deve ser evidenciado no nosso dia-a-dia, em atitudes sinceras de doação. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos servidos. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos agradados. Mas nós precisamos reconhecer que para buscar a vida eterna, para alcançar a salvação, nós precisamos muitas vezes nos rebaixar. Jesus se entrega inteiramente e nos dá em corpo e sangue, para que nós possamos nos fortalecer”, pregou o Pe. Kaíque Batista.

A paroquiana Cida Camargo, que participa todos os anos da programação da Semana Santa, disse  que é um privilégio participar do Tríduo Pascal. “Eu e toda minha família, viemos aqui pra Serra todos os anos pra viver esse momento tão importante da nossa religião. E assim, celebrar um pouquinho da paixão e morte de Jesus Cristo aqui nesse monte. Para nós é um momento de retiro espiritual mesmo,  para que a gente possa fazer essa experiência da paixão e no domingo a gente possa realmente sair renovado com Jesus Cristo”.

Leia Também:  Governo do Estado entrega em Buriti do Tocantins obra de pavimentação asfáltica em 3 assentamentos

Após a celebração, foi realizada uma prévia da Via Sacra encenada, seguida de louvor e adoração.

Lava-pés

A missa do Lava-Pés é uma tradição católica, baseada no relato de João 13:1–17, que simboliza o exemplo de humildade deixado por Jesus Cristo. A quinta-feira da Semana Santa foi o dia da última ceia, na qual Jesus ofereceu a Deus o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho e os entregou para os apóstolos.  Nesta noite, a qual foi entregue a seus algozes, Jesus lavou os pés dos discípulos e então, inicia-se a celebração do Tríduo Pascoal, que é a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA