CIDADES
2º Mobiliza visa combater a violência contra a pessoa idosa
Tem como objetivo reduzir a violência contra a pessoa idosa. O conteúdo do projeto é executado por meio de palestras, seminários, rodas de conversas, audiências públicas, fóruns, reuniões, redes sociais e sites parceiros.

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) está dando continuidade à articulação do 2º Mobiliza, um programa da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), que visa combater a violência contra a pessoa idosa. Nesta nova etapa, tem início ações de valorização dos avós dos tocantinenses por meio de postagens em redes sociais, além de um piquenique, que será realizado no próximo dia 26, no Parque Cesamar, a partir das 10h, em alusão ao Dia dos Avós.
Na primeira etapa, realizada no mês de junho, o Mobiliza foi levado, também, para os servidores da Seduc. Técnicos da pasta percorreram todos os setores da sede e dos anexos, distribuíram materiais informativos sobre a proposta da ação, além de reforçarem os direitos e deveres da pessoa idosa.
Nesta fase do projeto, “2º Perfil Facebook Avós”, a proposta é que a valorização tocantinense seja feita por meio de postagens em redes sociais, tais como fotos com os avós, homenagens, mensagens, troca da foto do perfil e capa da rede social pela foto dos avós, com a utilização da hastag#segundomobilizaavós.
De acordo com a diretora de Desenvolvimento da Gestão Educacional, Valdete Panani, a Educação e todas as unidades escolares elaboraram atividades além das que já estavam programadas e darão continuidade aos trabalhos nesta segunda etapa de mobilização. “Fizemos um trabalho com extremo prazer. Mobilizamos os servidores, todas as diretorias de Educação tiraram fotos, postaram fotos dos parentes idosos e isso foi muito gratificante. O Governo do Estado quer manter essa campanha de forma permanente: o respeito ao idoso em todos os sentidos”, afirmou.
O 2º Mobiliza é um projeto do Governo do Estado, que tem como objetivo reduzir a violência praticada contra a pessoa idosa. O conteúdo do projeto é executado por meio de palestras, seminários, rodas de conversas, audiências públicas, fóruns, reuniões, redes sociais, sites em parceria com as demais secretarias estaduais, com os municípios, entidades não governamentais e instituições públicas e privadas.

CIDADES
Porto Nacional promove ação de conscientização no Dia Mundial da Água com gincana ecológica na orla

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos e Meio Ambiente (ARPN), iniciou na segunda-feira (24) uma programação especial com o tema “Orla linda é Orla limpa”. O objetivo é conscientizar a população sobre a preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente.
A ação contou com a participação de alunos da APAE, que se envolveram em uma gincana ecológica na orla da cidade, próximo ao antigo flutuante do João Terror. A atividade, ministrada pela analista ambiental Sonaira Parente, teve caráter lúdico e educativo, promovendo integração e conscientização sobre a importância da água e da limpeza dos espaços públicos.
“Nosso objetivo hoje foi reforçar a necessidade de separar os resíduos recicláveis, que devem ser encaminhados à associação responsável, enquanto o lixo comum deve ser destinado ao aterro sanitário. Queremos divulgar a forma correta de descarte e lembrar que o lixo não deve ficar na orla, nem no lago, mas sim nas lixeiras adequadas”, explicou Sonaira.
A secretária executiva do Meio Ambiente, Wislane Viana, destacou que a programação seguirá até 31 de março, com ações em Porto Nacional e no distrito de Luzimangues. “Iniciamos hoje uma série de atividades, incluindo palestras para alunos da rede municipal e ações na orla de Luzimangues. Além disso, nesta terça-feira (25), realizaremos o plantio de mudas nativas no projeto ‘Plantando Águas’, na area de preservação permanente (APP) do Córrego Francesquinha, próximo ao setor Praia Bela”, afirmou.
A Base Fortins Ambiental, empresa responsável pelo aterro sanitário do município, também participou do evento. O engenheiro Tales Gonçalves reforçou a importância da parceria entre poder público e iniciativa privada para a promoção de práticas sustentáveis. “Somos responsáveis pela gestão do aterro sanitário e estamos comprometidos em contribuir com ações ambientais no município. Sempre que houver iniciativas como essa, estaremos presentes para apoiar a sociedade portuense”, declarou.
Programação Completa:
• 25/03 – 15h (Terça-feira): Plantio de mudas nativas do cerrado, às margens do córrego Francisquinha.
• 31/03 – 14h (Segunda-feira): Palestra na orla de Luzimangues.
-
Edicao Digital6 dias atrás
Edição 505
-
Edicao Digital5 dias atrás
Edição 506
-
GERAL5 dias atrás
Inscrições abertas para a Marista Night Run
-
PUBLICIDADE LEGAL6 dias atrás
Demonstrações Contábeis Anuais de 2024 – Porto Franco Energética S/A
-
GERAL6 dias atrás
Grupo empresarial abre vagas para Pessoas com Deficiência
-
NEGÓCIOS5 dias atrás
Sprite Sem Açúcar chega a Goiás e Tocantins
-
NEGÓCIOS5 dias atrás
De quase falido a criador de um novo modelo de saúde para brasileiros nos EUA
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrás
Agro 360 Tocantins abre inscrições para dinâmica de máquinas