PALMAS

CIDADES

Adapec e Embrapa promovem capacitação sobre pesca e aquicultura

O curso é um espaço para dialogar e fornecer conhecimento sobre o processamento de pescado.

Publicado em

O Tocantins ocupa o 14º lugar no ranking nacional de produção de peixes e tem grande potencial produtivo devido às excelentes condições naturais. Visando fortalecer o setor e alavancar a produção, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) promove a III Capacitação em Tecnologia e Processamento de Pescado, ministrada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).  O curso teve início na manhã desta segunda-feira, 13, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Palmas, e segue até a próxima sexta-feira.

 

O evento direcionado aos inspetores agropecuários da Agência conta também com a participação dos servidores do Senar e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). Na ocasião, o presidente da Adapec, Humberto Camelo, falou do constante crescimento da piscicultura tocantinense e a necessidade de aprimorar as informações para atender a demanda. “Esta aproximação com a Embrapa gera mais conhecimento e enriquece nossa parceria, já que o centro nacional de pesca e aquicultura está sediado no Estado”, destacou.

 

O chefe adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura, Alexandre Aires de Freitas, disse que o curso é um espaço para dialogar e fornecer conhecimento sobre o processamento de pescado, aproximando à pesquisa. “O Estado tem um grande potencial pela qualidade da água e espécies nativas. Queremos oportunizar as atividades da pesca e aquicultura, pois já temos vários projetos em campo e uma estrutura pronta para desenvolver tecnologia”, ressaltou.

Leia Também:  Dupla é condenada a 18 anos de prisão por invadir e roubar funcionários do CREAS em Araguaína

 

O Tocantins conta com quatro frigoríficos de peixes registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF) e mais um em andamento. Em 2014, foram produzidas 15 mil toneladas de peixes. “Mesmo não tendo entrepostos registrados no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) precisamos estar preparados para atender o constante crescimento do setor, pois executamos ações voltadas para o controle de trânsito e combate ao comércio clandestino de peixes”, afirmou a gerente de Inspeção Animal da AdapecJoseanne Cademartori. 

 

A capacitação é oriunda de recurso federal, por meio de convênio doSistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – SUASA, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

Programação
Durante os cinco dias de curso serão abordados temas como: Anatomia e espécies de peixe de aproveitamento comercial do Tocantins; Abate e Bem-estar em peixes; Controle físico-químico e rotulagem; Controle de qualidade para o pescado; Legislação voltada à indústria pesqueira, entre outros. Na sexta-feira, 17, os profissionais farão uma visita a um frigorífico de Palmas registrado no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que em breve estará em funcionamento.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Com recurso do Estado do Tocantins, prefeitura de Dianópolis realiza obras de infraestrutura no município

Published

on

O Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego segue promovendo melhorias na infraestrutura no Tocantins. Os 139 municípios do Estado estão em constante desenvolvimento e os investimentos provenientes do Programa, são destinados para obras estruturantes de zonas urbanas e rurais.

O município de Dianópolis já recebeu a primeira parcela do investimento no valor de R$ 666 mil. A verba será destinada para pavimentação de vias urbanas nos setores Nova Cidade e Santa Luzia. De acordo com o prefeito de Dianópolis, José Salomão Jacobina Aires, o projeto possui grande importância para o desenvolvimento da região. “Os recursos recebidos neste momento estão sendo destinados para a pavimentação de cerca de 27 ruas com 28 mil metros de asfalto. Isso além de ser um impacto positivo para a gestão também promove o bem-estar da população, que é uma das nossas grandes prioridades”, ressalta.

Uma das principais cidades da região sudeste do Estado e com uma população de quase 22 mil habitantes, a cidade vem crescendo cada vez mais com o investimento em infraestrutura, melhorando a qualidade de vida da população. “Dianópolis é palco de vários pontos turísticos e uma cidade em pleno desenvolvimento. A pavimentação das vias urbanas é uma demanda reprimida por muito tempo, agora com a parceria entre Estado do Tocantins e os municípios, ajudará na construção dos asfaltos, promovendo qualidade de vida para a comunidade e turistas”, completa o gestor.

Leia Também:  Gestores municipais participam de reunião para discutir o fomento do turismo nas Serras Gerais

Ainda de acordo com o gestor, o crescimento econômico e populacional dos municípios está associado a vários fatores e principalmente à infraestrutura local.

Até o momento foram investidos R$ 277 milhões distribuídos aos 139 municípios do Tocantins. Os recursos estão sendo aplicados em obras de infraestrutura local, como pavimentação de vias públicas, complexos poliesportivos, praças, parques, pontes, bueiros, ciclovias e centro de lazer.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA