Educação e salários
Após paralisação, prefeitura de Pau D’Arco apresenta proposta de pagamento dos retroativos do piso do magistério
Após a paralisação da educação organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), realizada nesta segunda-feira (27), o prefeito de Pau D’Arco, Gilmar e a secretária municipal de Educação se reuniram com representantes sindicais e com a categoria para discutir o pagamento dos retroativos do piso salarial dos professores. O Sindicato já havia protocolado diversos pedidos de reunião.
Durante a reunião, o prefeito apresentou as seguintes propostas:
- Retroativo do piso de 2023 (abril, maio, junho e julho de 2024):pagamento pelo MDE, em folha complementar neste mês de outubro.
- Retroativo do piso de 2023 (janeiro, fevereiro e março de 2024):pagamento pelo MDE, em folha complementar de novembro.
- Retroativo do piso de 2024 (janeiro a setembro):pagamento pelo MDE, em folha complementar de dezembro.
- Retroativo do piso de 2023 (julho a dezembro de 2023):pagamento pelo MDE, dividido em seis parcelas a partir de janeiro de 2026.
De acordo com a presidenta do Sintet Regional de Colinas, Alexandra Machado, o diálogo foi resultado direto da mobilização da categoria. “Avalio o movimento como positivo, porque levou o prefeito a reunir conosco, discutir os débitos que o município constituiu perante os trabalhadores da educação, ficando apenas as progressões para serem analisadas e discutidas quanto ao impacto financeiro a partir de 2026”, destacou.
Ainda segundo o sindicato, o debate desta reunião se concentrou exclusivamente nos débitos referentes aos retroativos do piso salarial. Já as progressões serão objeto de estudo e discussão sobre impacto financeiro, com previsão de análise a partir de janeiro de 2026.
CIDADES
Prefeito de Porto Nacional decreta ponto facultativo na sexta-feira, 21 de novembro
Medida será publicada no Diário Oficial desta terça-feira e atinge órgãos municipais; serviços essenciais mantêm funcionamento
A Prefeitura de Porto Nacional publicará, nesta segunda-feira, 17 de novembro, decreto do prefeito Ronivon Maciel que estabelece ponto facultativo nas repartições públicas municipais na próxima sexta-feira, 21 de novembro, um dia depois do feriado nacional e municipal do Dia de Zumbi e da Consciência Negra.
A medida, que segue procedimento adotado por quase todas as administrações públicas do Estado, atinge todos os órgãos da administração direta e indireta do município. A exceção fica com os serviços essenciais, que deverão manter o funcionamento normal para garantir o atendimento à população.
Serviços mantidos
Permanecem em funcionamento regular os setores de saúde (UPA) além dos serviços de limpeza urbana, segurança e outros considerados indispensáveis à continuidade do serviço público.
-
POLÍCIA6 dias atrásPF cumpre mandados contra Wanderlei Barbosa, Karynne Sotero, deputado Léo Barbosa, Cláudia Lelis e ex-secretários em nova fase da Operação Fames-19
-
PALMAS6 dias atrásPalmas lança programa que reforça o compromisso da gestão Eduardo Siqueira Campos com o desenvolvimento e a geração de empregos
-
CIDADES5 dias atrásDetran/TO realiza décimo leilão do ano com 274 veículos em Arraias
-
Estado3 dias atrásGovernador Laurez Moreira visita centro de distribuição da SES/TO e acompanha envio de ar-condicionados para reforçar estrutura dos hospitais estaduais
-
PODCAST FOLHA CAPITAL7 dias atrásPastor Manoel Albuquerque — Fé, Transformação e a Missão de Salvar Vidas | Comunidade Leão de Judá
-
POLÍTICA3 dias atrásGovernador Laurez Moreira encerra participação na COP30 e destaca diálogo, cooperação e parcerias para o desenvolvimento sustentável
-
EDUCAÇÃO5 dias atrásAcadêmicos do UniCatólica participam do XVIII Congresso Internacional de Direitos Humanos
-
FLASH SOCIAL4 dias atrásAniversário de Élcio Mendes, Secretário de Comunicação de Palmas




