PALMAS

CIDADES

Araguaína terá estudo especializado sobre microcefalia

Profissionais de saúde do Município serão multiplicadores do projeto que será aplicado pelo laboratório de formação do trabalhador de saúde no contexto da microcefalia

Publicado em

Representante da empresa multinacional Johnson & Johnson – laboratório de formação do trabalhador de saúde no contexto da microcefalia (Zikalab) esteve em Araguaína esta semana para definir cronograma de capacitação do curso sobre o enfrentamento da microcefalia no Município. Profissionais de saúde do Município que serão multiplicadores do projeto participaram da reunião, na sede da Secretaria da Saúde.

 
O representante do laboratório Thiago Lavras Trapé disse que o objetivo principal da capacitação é formar em todo o Brasil mais de mil profissionais de saúde, que vão atuar no diagnóstico e monitoramento da microcefalia, que pode ser causada pelo vírus Zika.  “Esses multiplicadores são de seis cidades brasileiras. Em Araguaína, serão sessenta participantes e essa nossa primeira visita que tivemos foi para definir o cronograma e todas as ações serão realizadas em conjunto”, explicou.

 
Trapé acrescentou que todas as capacitações serão presenciais no próprio Município e a formação para docentes – multiplicadores que ajudarão nas aulas do curso participarão de uma capacitação, em Campinas(SP), no último final de semana de agosto”, explicou.

Leia Também:  Prefeito de Crixás tem bens bloqueados por improbidade administrativa

 
O secretário de saúde Jean Coutinho disse que as equipes de saúde irão trabalhar com mais segurança no enfrentamento ao vírus Zika, transmitido através do mosquito Aedes aegypti. “É um assunto novo e que ainda preocupa as famílias, principiante as gestantes e munidos de mais conhecimento, os profissionais de saúde irá repassar todas as informações à comunidade”, destacou.

 
Capacitações
Além de Araguaína, o laboratório também realizará as capacitações em Salvador (BA), Recife (PE), Cuiabá (MT), Juiz de Fora MG) e Campina Grande (PB).
 
Vão participar médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agente comunitários de saúde, psicólogos e outros. Em Araguaína, os módulos para os sessenta participantes serão aplicados em duas etapas; de 12 a 15 de setembro e de 3 a 6 de outubro.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Com recurso do Estado do Tocantins, prefeitura de Dianópolis realiza obras de infraestrutura no município

Published

on

O Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego segue promovendo melhorias na infraestrutura no Tocantins. Os 139 municípios do Estado estão em constante desenvolvimento e os investimentos provenientes do Programa, são destinados para obras estruturantes de zonas urbanas e rurais.

O município de Dianópolis já recebeu a primeira parcela do investimento no valor de R$ 666 mil. A verba será destinada para pavimentação de vias urbanas nos setores Nova Cidade e Santa Luzia. De acordo com o prefeito de Dianópolis, José Salomão Jacobina Aires, o projeto possui grande importância para o desenvolvimento da região. “Os recursos recebidos neste momento estão sendo destinados para a pavimentação de cerca de 27 ruas com 28 mil metros de asfalto. Isso além de ser um impacto positivo para a gestão também promove o bem-estar da população, que é uma das nossas grandes prioridades”, ressalta.

Uma das principais cidades da região sudeste do Estado e com uma população de quase 22 mil habitantes, a cidade vem crescendo cada vez mais com o investimento em infraestrutura, melhorando a qualidade de vida da população. “Dianópolis é palco de vários pontos turísticos e uma cidade em pleno desenvolvimento. A pavimentação das vias urbanas é uma demanda reprimida por muito tempo, agora com a parceria entre Estado do Tocantins e os municípios, ajudará na construção dos asfaltos, promovendo qualidade de vida para a comunidade e turistas”, completa o gestor.

Leia Também:  Guarda Metropolitana recebe novas viaturas da Prefeitura de Palmas

Ainda de acordo com o gestor, o crescimento econômico e populacional dos municípios está associado a vários fatores e principalmente à infraestrutura local.

Até o momento foram investidos R$ 277 milhões distribuídos aos 139 municípios do Tocantins. Os recursos estão sendo aplicados em obras de infraestrutura local, como pavimentação de vias públicas, complexos poliesportivos, praças, parques, pontes, bueiros, ciclovias e centro de lazer.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA