PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Araguainenses recebem nova Praça das Nações

A solenidade aconteceu na noite do dia 28, a praça reestruturada conta agora com fonte luminosa e mais espaços de lazer.

Publicado em

Com a presença de comunidade e de familiares de pioneiros que ajudaram a construir a primeira praça, foi entregue na noite de ontem, 27, a nova Praça das Nações. A solenidade contou com a presença do prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, e de outras autoridades municipais e estaduais.

 
O local foi abençoado pelo do bispo da Diocese de Tocantinópolis, Dom Giovani Pereira de Melo, que celebrou a 1º missa campal do espaço, com momentos de fé e de agradecimento. “Praça é lugar de confraternização e eu agradeço ao prefeito Dimas, por ter sido sensível e restaurado este espaço de lazer para a comunidade. É como o ditado popular, “a praça é nossa”, o araguainense merece este espaço, onde todos se confraternizem e vivam momentos especiais”, disse o bispo.

 
O prefeito ressaltou que este é um momento muito importante para a cidade. “Essa praça é o coração da nossa cidade, tradicionalmente utilizada pelas famílias. A praça estava necessitando dessa revitalização e todo o trabalho foi feito pela equipe da Prefeitura, agora sendo entregue para a população. Acredito que todos estão felizes assim como eu estou, em ver as pessoas andando, curtindo e trazendo seus filhos para brincar”, destacou.

Leia Também:  Divulgado gabarito definitivo das provas do processo seletivo dos Colégios da Polícia Militar

 
O prefeito acrescentou que as árvores maiores foram mantidas, a Praça está mais ampla, com maior espaço de lazer, foi construída a fonte luminosa e o espaço dos quiosque foi preservado, mas com nova arquitetura.

 
O ex-deputado federal Eduardo Gomes, que contribui com emenda parlamentar para a obra, contou que o espaço já foi local de muitas discussões para a criação do Estado do Tocantins. “Muitas reuniões da criação do Estado foram feitas nessa praça, eu tenho certeza que a juventude de hoje está ganhando um espaço de convivência e cidadania de qualidade. E eu tive a graça de ter sido jovem nessa praça, ter brincado aqui, namorado, vivi momentos especiais e depois de tantos anos poder contribuir e ajudar fazer essa belíssima obra, me deixa muito feliz”, pontuou.

 
Resgate histórico
Na solenidade, aconteceu também a entrega da restauração do Monumento de Pioneiros, com os nomes das famílias que ajudaram a construir a primeira praça. O monumento foi construído em 1972, na época do então prefeito Raimundo Gomes Marinho.  Houve também o descerramento da placa e da estátua de São Luís Orione.

 
A filha do pioneiro Marcondes Vaz da Costa, Gilce de Queiroz, disse que ficou muito orgulhosa em poder participar desse momento. “Meu pai além de ajudar a construir essa praça, foi pioneiro da cidade. Quando chegou aqui, havia apenas 80 casas, ele foi quem abriu um caminho na época na mata para chegar até a BR-153, a Belém-Brasília, que estava sendo construída. Este caminho é hoje a principal rua da cidade, a Cônego João Lima”, contou emocionada.

Leia Também:  Bebê de apenas três meses está com o novo coronavírus em Palmas

 
A comerciante Maria Vileny Silva, há 20 anos vende lanches na praça. “Estou muito feliz com a reestruturação do espaço, agora vou trabalhar em um local bem mais bonito e com certeza as vendas vão aumentar”, destacou.  

 
Shows
Na noite de inauguração, a comunidade ainda contou com várias apresentações artísticas, entre elas a banda gospel Fé-Meninas e o Grupo Musical Sonart da Igreja Adventista. Também se apresentou durante a festa o cantor e compositor araguainense Ivan Medeiros, que cantou suas composições com vários de seus grandes sucessos conhecidos em todo o País na interpretação de artistas como Bruno & Marrone, Henrique & Juliano, Jorge & Mateus, Wesley Safadão, Leonardo e Gustavo Lima.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Proposta por Marcus Marcelo, construção da escola de tempo integral pode beneficiar mil estudantes do Costa Esmeralda

Published

on

Para facilitar o acesso à educação e evitar a evasão escolar, o deputado estadual Marcus Marcelo (PL) solicita a construção da primeira unidade de ensino estadual no Setor Costa Esmeralda, em Araguaína, uma Escola de Tempo Integral, pois segundo ele, o formato atenderia melhor a região e beneficiaria mil estudantes.

“Esse investimento é de extrema importância para os jovens e crianças, pois garante o direito à educação com um método que oferece mais horas de ensino por meio de atividades extracurriculares ou culturais, além de servir de um ponto de apoio para os pais que precisam trabalhar, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da comunidade”, explicou o deputado.

Dentre as necessidades do requerimento apresentado, estão que o Costa Esmeralda não possui uma unidade de ensino estadual e está localizado mais distante do Centro da cidade. Para os jovens terem acesso ao Ensino Médio, dependendo da unidade, é preciso percorrer mais de 10 km, o que pode resultar no abandono do estudo.

Josefa Ferreira é presidente da ONG Mãos Estendidas e mora no Costa Esmeralda desde quando o setor foi criado, em 2014, sua casa fica próxima da praça e foi observando a ociosidade das crianças que começou o seu projeto, no qual oferece gratuitamente brincadeiras, reforço escolar, orientações sobre o primeiro emprego.

Leia Também:  Bebê de apenas três meses está com o novo coronavírus em Palmas

“Uma Escola de Tempo Integral ajudaria muito a comunidade, pois nós não conseguimos atender toda a demanda, porque no contraturno das aulas ainda existem muitas crianças que ficam na praça, porque é um setor afastado é mais difícil para as mães mandarem os filhos estudarem ou matricular em uma outra atividade fora do setor ”, complementa.

Mais vagas de ensino
O Costa Esmeralda está entre os bairros mais populosos de Araguaína e conta com mais de 7 mil moradores. Segundo Marcus Marcelo, o crescimento populacional da região também tem aumentado a demanda por vagas nas escolas. “A ausência de uma escola estadual no local tem gerado sobrecarga nas unidades vizinhas e dificultado o acesso à educação para muitas famílias, especialmente aquelas de baixa renda, precisamos mudar essa realidade”, analisou o deputado.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA