CIDADES
Araguatins recebe Jornada Eleitoral
Nesta segunda-feira, o TRE realizou mais uma etapa do projeto Jornada Eleitoral em Araguatins, Eleições 2016: Prestação de Contas e outras inovações.

Para levar ao cidadão informações sobre as principais mudanças nas eleições 2016, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizou mais uma etapa do projeto Jornada Eleitoral, na tarde desta segunda-feira (11/7), no Salão do Júri do Fórum de Araguatins. Nesta primeira edição, o foco está sendo: “Eleições 2016: Prestação de Contas e outras inovações”.
A presidente do TRE-TO, desembargadora Ângela Prudente iniciou o evento ressaltando o compromisso em disseminar a última Reforma Eleitoral, que trouxe significativas modificações que refletem diretamente nas Eleições Municipais de 2016. “Por certo, não temos a pretensão de que a matéria seja esgotada neste evento. Mas queremos sim, estimular a curiosidade, reflexão coletiva e questionamentos propositivos que otimizem o acesso à justiça e minimizem a judicialização das demandas na Justiça Eleitoral”, explicou.
Para o juiz eleitoral, José Carlos Tajra Reis, da 10ª ZE de Araguatins, as novas regras para as eleições de 2016 são fruto do amadurecimento do processo eleitoral no Brasil. “Por isso é muito importante, tanto os eleitores quanto os candidatos receberem orientações da equipe técnica do TRE sobre as principais mudanças na lei, como o Registro de Candidatura e a Prestação de Contas”, revela.
Limite
Dentre as principais mudanças nas eleições desse ano, a de maior repercussão é a proibição do Financiamento Eleitoral por empresas ou pessoas jurídicas. Ou seja, as campanhas eleitorais deste ano serão financiadas exclusivamente por doações de pessoas físicas e por recursos do Fundo Partidário.
Além disso, os candidatos terão um limite de gastos permitido por cargos e por municípios que foi fixado pela resolução do Tribunal Superior Eleitoral n° 23.459/2015. “O teto máximo das despesas dos candidatos foi definido com base nos maiores gastos declarados nas eleições municipais de 2012”, explica o chefe da Seção de Contas Eleitorais e Partidárias, Rafael Gagini.
Prestação de Contas
“Nas eleições desse ano os recursos em dinheiro recebidos para o financiamento das campanhas deverão ser divulgados pelos candidatos, partidos e coligações em até 72 horas do seu recebimento”, ressaltou o palestrante.
Além dessa exigência, deverá ser encaminhado à Justiça Eleitoral, por meio eletrônico, ainda durante o curso das campanhas (entre os dias 9 e 13 de setembro), um relatório parcial contendo informações das receitas financeiras e estimáveis em dinheiro, bem como dos gastos, até então realizados, que serão publicados na página do TSE.
O coordenador de Gestão da Informação, Denilson Mariano, também ministrou palestra sobre algumas das inovações eleitorais, como a pré-campanha, convenções partidárias e registro de candidatura.
Também participaram da Jornada Eleitoral a presidente da Subseção da OAB de Araguatins, Cristiane Aparecida Costa; o promotor eleitoral, Breno Simonassi e a diretora do Fórum de Araguatins, juíza Nely Alves da Cruz.
Jornada
A evento contou com a participação de mais de 100 pessoas que lotaram o auditório do Fórum de Araguatins. Dentre os participantes estavam servidores, agentes do processo eleitoral e os eleitores das cidades de Buriti do Tocantins, Esperantina e São Bento do Tocantins, que compõem a Zona Eleitoral de Araguatins, além dos demais municípios da região do Bico do Papagaio.
A Jornada Eleitoral estará em Araguaína, nesta terça-feira (12/7), às 9h, na sede do Cartório Eleitoral da cidade, com a presença dos juízes eleitorais Sérgio Aparecido Paio e Renata Teresa da Silva, servidores, pré-candidatos, representantes de partidos e a comunidade em geral.

CIDADES
Luto em Sucupira: Morre o Ex-Prefeito Cristalino Dantas, Conhecido como Nego Dantas

O primeiro ex-prefeito de Sucupira, Cristalino Dantas do Rêgo, conhecido como Nêgo Dantas, faleceu neste sábado, 15 de fevereiro de 2025. Ele foi uma figura essencial para a história e o crescimento do município, deixando um legado de dedicação e compromisso com o progresso local. Nêgo Dantas deixa sua esposa, Aldenira Azevedo Dantas, que foi a terceira ex-prefeita de Sucupira, além de netos, bisnetos, noras e genros. Sua trajetória foi marcada pelo empenho em estruturar a cidade, promovendo melhorias na infraestrutura, educação e saúde.
Ele também é tio da primeira dama da cidade, Simone Azevedo Botelho. A comunidade local manifesta profundo pesar pela perda desse pioneiro, reconhecendo sua inestimável contribuição para o desenvolvimento da cidade. Diversas autoridades, amigos e familiares prestam homenagens e lembram sua trajetória de luta e compromisso com o bem-estar da população.
A prefeitura de Sucupira emitiu uma nota de pesar, expressando sua gratidão e respeito à memória de Nêgo Dantas.
Além disso, a vice-prefeita de Peixe, Marsuleide Neres, também emitiu nota de condolências.
O velório ocorre na residência de Nêgo Dantas em Sucupira, e a comunidade está se reunindo para prestar suas últimas homenagens a esse grande líder.
O corpo está previsto para chegar às 22:30 horas. É um momento de luto para a cidade de Sucupira, que perdeu um de seus principais líderes e defensores do progresso local.
Vejam as notas de pesar :
-
Edicao Digital5 dias atrás
Edição 498
-
Estado6 dias atrás
Senadora Dorinha Seabra Destaca Retomada do Minha Casa Minha Vida no Tocantins
-
ESPORTES5 dias atrás
Em Palmas, governador Wanderlei Barbosa prestigia partida do Campeonato Tocantinense no Estádio Nilton Santos Taxa de entrada
-
FLASH SOCIAL5 dias atrás
Aniversário do Empresário Fabiano Parafusos
-
CIDADES5 dias atrás
BRK promove ações de educação ambiental e atendimento móvel em Tocantinópolis
-
PALMAS6 dias atrás
Luto em Palmas: Morre aos 42 anos o Secretário da Região Metropolitana, Vinícius Oliveira Pimenta
-
EDUCAÇÃO5 dias atrás
Naturatins leva Projeto Peixe + para cerca de 400 estudantes tocantinenses
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrás
Naturatins marca presença na 3ª edição da Farm Day com atendimentos ambientais em Cariri