PALMAS

CIDADES

Brigadistas combatem incêndio na região sul do Estado

Fogo consumiu mais de 2,5 mil hectares de vegetação nas regiões sudoeste e sul do Estado, entre os municípios de Lagoa da Confusão e Dueré.

Publicado em

Após um exaustivo trabalho de contenção do fogo que consumiu mais de 2,5 mil hectares de vegetação nas regiões sudoeste e sul do Estado, entre os municípios de Lagoa da Confusão e Dueré, o Governo do Tocantins, por meio da Defesa Civil Estadual, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Organização Não Governamental (ONG) Ambiental Anjos da Selva, concluiu no último fim de semana os trabalhos de contenção dos incêndios florestais naquela região.

 

 Participaram da ação 25 brigadistas dos municípios de Lagoa da Confusão, Dueré, Formoso do Araguaia, Talismã e Palmas. Contando com um acampamento instalado em uma propriedade rural, distante a 50 km do município de Dueré, próximo à área das queimadas, os brigadistas receberam toda a estrutura necessária para combater as chamas, com o auxílio de equipamentos de contenção de fogo, de proteção individual e área de descanso.

 

Segundo o superintendente da Defesa Civil Estadual, o tenente-coronel bombeiro Peterson Ornelas, a ação obteve sucesso devido ao empenho dos brigadistas dos municípios vizinhos. “Os trabalhos foram muitos, mas conseguimos conter as chamas devido o empenho destes corajosos brigadistas. Algumas equipes trabalharam, inclusive à noite, para conter as chamas com a maior rapidez possível”, enfatizou. Ainda de acordo com o superintendente, mais de 2,5 mil hectares de área florestal foram consumidos pelo fogo, mas após a entrada dos brigadistas na área, os impactos foram rapidamente contidos. “Continuamos observando a área por meio do nosso Centro de Monitoramento, que nos envia imagens de satélite, tanto daquela área como também de outras regiões do Estado”, completou.

Leia Também:  Quatro indivíduos são presos pela Polícia Militar após roubo em fazenda de Dueré

 

Aplicativo

 No início deste mês, a Defesa Civil Estadual lançou o aplicativo Brigada 199, de uso restrito aos combatentes do fogo, para realizar o mapeamento e o registro dos focos de calor no Estado. Dentre as ações implementadas pelo aplicativo, está a possibilidade do envio de imagens fotográficas e coordenadas geográficas para a base de dados da Defesa Civil Estadual. Segundo os desenvolvedores da ferramenta, mesmo que a área registrada não esteja dentro da cobertura de internet, no momento em que o smartphone ou tablet identificar uma rede, automaticamente as informações serão enviadas para o banco de dados, o que possibilitará implementar ações emergenciais de combate aos incêndios florestais no Estado. 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Colinas do Tocantins avança para se tornar uma Smart City

Published

on

Você já ouviu falar em cidades inteligentes?
As Smart Cities, ou cidades inteligentes, são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida. Fazendo uso da tecnologia em seu processo de planejamento com a participação dos cidadãos.

E a Prefeitura de Colinas, está investindo cada vez mais, em tecnologia, para se tornar uma cidade inteligente. Após um diagnóstico completo sobre a performance do nosso município, podemos apontar diversas soluções inteligentes que estão tornando nossa cidade uma smart city.

As áreas da nossa cidade onde podemos identificar ações de uma smart city são na Tecnologia, Meio Ambiente e na Qualidade de Vida.

Das iniciativas tecnológicas já presentes em nossa cidade, podemos citar o 1Doc, uma poderosa plataforma que transforma os processos municipais convencionais e digitais, garantindo eficiência, rastreabilidade, economia e agilidade em um sistema completo que oferece, processos, documentos, protocolos, memorandos, e alvarás todos de forma digital e simplificada, desburocratizando processos, e desperdício de papel.

Leia Também:  Secretaria suspende contrato com empresa e garante recolhimento dos resíduos dos Hospitais

A saúde vem sendo informatizada, com a implantação de um sistema de gerenciamento dos atendimentos do hospital municipal e das unidades básicas de saúde e também o sistema integrado de requisição e gestão de medicamentos e insumos para o Hospital Municipal.

Houve também a implantação de um novo sistema de emissão de nota fiscal eletrônica, possibilitando ao município uma economia de 99% na redução de custos com sistemas de emissão de notas fiscais.

Podemos citar ainda a iluminação pública que vem sendo implantada a tecnologia de iluminação com LED, que funciona através de sensor, reduzindo o desperdício de energia.

As cidades inteligentes possuem conexão direta com o meio ambiente, pois todos os recursos são aplicados de modo que tenhamos mais sustentabilidade. Por isso estão sendo disponibilizados pela cidade lixeiros de coleta seletiva, onde é possível fazer o descarte correto do lixo e também foram colocados alguns pontos de coleta do lixo eletrônico. Nascentes e córregos estão sendo revitalizados, como é o caso dos córregos Bacabinha e Sinhá. E ainda diversos projetos, como a Horta Orgânica, que promove uma alimentação mais saudável e sustentável.
E pensando na qualidade de vida dos cidadãos colinenses a prefeitura traz a obra do Parque turístico, que já está sendo executada, e proporcionará diversas opções de práticas esportivas e lazer, além disso todas as praças serão revitalizadas, com o plantio de mudas de árvores frutíferas.
Além de todos esses projetos que estão em execução ainda serão implantados outros, como o sistema de monitoramento das vias públicas, a disponibilização de internet de forma gratuita nos espaços públicos de nosso município, dentre outras ações que irão proporcionar mais qualidade de vida e agilidade nos serviços do nosso município.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA