CIDADES
Brigadistas combatem incêndio na região sul do Estado
Fogo consumiu mais de 2,5 mil hectares de vegetação nas regiões sudoeste e sul do Estado, entre os municípios de Lagoa da Confusão e Dueré.

Após um exaustivo trabalho de contenção do fogo que consumiu mais de 2,5 mil hectares de vegetação nas regiões sudoeste e sul do Estado, entre os municípios de Lagoa da Confusão e Dueré, o Governo do Tocantins, por meio da Defesa Civil Estadual, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Organização Não Governamental (ONG) Ambiental Anjos da Selva, concluiu no último fim de semana os trabalhos de contenção dos incêndios florestais naquela região.
Participaram da ação 25 brigadistas dos municípios de Lagoa da Confusão, Dueré, Formoso do Araguaia, Talismã e Palmas. Contando com um acampamento instalado em uma propriedade rural, distante a 50 km do município de Dueré, próximo à área das queimadas, os brigadistas receberam toda a estrutura necessária para combater as chamas, com o auxílio de equipamentos de contenção de fogo, de proteção individual e área de descanso.
Segundo o superintendente da Defesa Civil Estadual, o tenente-coronel bombeiro Peterson Ornelas, a ação obteve sucesso devido ao empenho dos brigadistas dos municípios vizinhos. “Os trabalhos foram muitos, mas conseguimos conter as chamas devido o empenho destes corajosos brigadistas. Algumas equipes trabalharam, inclusive à noite, para conter as chamas com a maior rapidez possível”, enfatizou. Ainda de acordo com o superintendente, mais de 2,5 mil hectares de área florestal foram consumidos pelo fogo, mas após a entrada dos brigadistas na área, os impactos foram rapidamente contidos. “Continuamos observando a área por meio do nosso Centro de Monitoramento, que nos envia imagens de satélite, tanto daquela área como também de outras regiões do Estado”, completou.
Aplicativo
No início deste mês, a Defesa Civil Estadual lançou o aplicativo Brigada 199, de uso restrito aos combatentes do fogo, para realizar o mapeamento e o registro dos focos de calor no Estado. Dentre as ações implementadas pelo aplicativo, está a possibilidade do envio de imagens fotográficas e coordenadas geográficas para a base de dados da Defesa Civil Estadual. Segundo os desenvolvedores da ferramenta, mesmo que a área registrada não esteja dentro da cobertura de internet, no momento em que o smartphone ou tablet identificar uma rede, automaticamente as informações serão enviadas para o banco de dados, o que possibilitará implementar ações emergenciais de combate aos incêndios florestais no Estado.

CIDADES
Amélio Cayres frisa avanços de Barra do Ouro na festividade de 29 anos da cidade

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), participou, na terça-feira, 30, do encerramento das festividades em comemoração ao 29º aniversário de emancipação política de Barra do Ouro. A convite da prefeita Nelida Miranda Cavalcante e do deputado estadual Léo Barbosa, o parlamentar acompanhou a cerimônia oficial, o corte do bolo comemorativo, shows e outras atrações culturais preparadas especialmente para a população.
Durante o evento, Amélio reforçou a importância da valorização das tradições locais e do fortalecimento dos vínculos institucionais com os municípios tocantinenses. “É sempre motivo de alegria celebrar conquistas ao lado do povo, especialmente em uma cidade como Barra do Ouro, que tem avançado com gestão séria e comprometida da prefeita Nelida”, destacou o deputado.
A festividade contou com apresentações dos artistas nacionais Joelma; Washington Brasileiro; Joan Alessandro e o cantor Tierry, além de show pirotécnico e momentos de confraternização entre moradores e autoridades da região.
A agenda institucional do presidente da Aleto segue nesta quinta-feira, 1° de maio, com visita ao prefeito de Muricilândia, João Victor Borges, também o ex-prefeito da cidade, Alessandro Borges, ao lado do deputado federal Ricardo Ayres e deputado estadual Léo Barbosa.
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrás
Governo do Tocantins abre Agrotins 25 anos com shows da dupla Bruno e Marrone e banda Limão com Mel, no dia 15 de maio, na Praça dos Girassóis
-
GERAL6 dias atrás
Agência de Metrologia inicia a primeira etapa da Operação Especial Dia das Mães
-
EDUCAÇÃO6 dias atrás
Inscrições para o Vestibular 2025/2 da Unitins terminam na quarta-feira, 7
-
Em Pauta6 dias atrás
Adapec orienta promotores de feiras agropecuárias e cavalgadas sobre legislação de bem-estar animal
-
ESPORTES6 dias atrás
Oposição intensifica agenda e conquista apoios em Palmas e Arraias
-
GERAL6 dias atrás
Concessionária de água e esgoto oferece descontos de até 70% a partir desta segunda-feira, dia 5
-
PARLAMENTAR6 dias atrás
Aleto realiza 3ª edição da Semana de Arte, Cultura e Empreendedorismo
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrás
Fapt premiará projetos inovadores do agro tocantinense com até R$ 37 mil durante a Agrotins