PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Cerca de 900 carteira de trabalho estão esquecidas no Sine de Palmas

A carteira é hoje um dos únicos documentos a reproduzir com tempestividade a vida funcional do trabalhador. O acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e FGTS.

Publicado em

Com sua capa azul em material sintético, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é reconhecida por todo cidadão, e, é documento obrigatório para a assinatura de contrato regular de emprego. Por este motivo, a Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine-TO) mantêm  nos arquivos do Sine esses documentos que foram  solicitados, confeccionados, porém esquecidos por quem solicitou. Desde o ano de 2001, encontram-se no Sine da Capital aproximadamente mil carteiras esquecidas pelos seus donos.

 

No Tocantins, a base de dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) mostra que o Sine emitiu, entre os anos de 2015 até o momento, mais de duas mil e 300 CTPS digital, desse total, 264 carteiras não foram resgatadas pelos solicitantes.

 

A diretora interina do Sine Estadual, Glaucia Branchina, recomenda que a população dirija-se até a unidade do Sine com os documentos pessoais para retirada da CTPS.  “Temos 970 carteiras que foram esquecidas pelo trabalhador. O material para a confecção é feito de papel moeda e extremamente caro. AS pessoas que não comparecerem para buscá-la correm o risco de não conseguir solicitar outros documentos”, explica.

Leia Também:  Dupla é condenada a 36 anos por roubo de R$ 60 mil em posto de combustível

 

É importante frisar que o documento profissional tem validação nacional dos dados do trabalhador e todas as informações são cruzadas e analisadas no ato da solicitação da carteira.

CTPS

 

A CTPS foi criada pelo decreto-lei n.º 926, de 10 de outubro de 1969. Reconhecida por suas anotações, a carteira é hoje um dos únicos documentos a reproduzir com tempestividade a vida funcional do trabalhador. Assim, garante o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e FGTS. Após o cadastramento a carteira deve ser entregue ao trabalhador em um prazo de dois dias.

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Fé e tradição marcam a quinta-feira Santa na Serra do Estrondo

Published

on

Mais uma vez, a Serra do Estrondo foi palco de um dos momentos mais marcantes da Semana Santa em Paraíso do Tocantins. Na noite desta  quinta-feira,17, centenas de fiéis se reuniram para vivenciar uma jornada de fé, reflexão e comunhão com a missa do Lava-pés e Instituição da Eucaristia, seguida de muito louvor e adoração.

A celebração, organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Cultura, em parceria com as Paróquias São José Operário e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, reuniu pessoas de todas as idades e o cartão-postal da cidade, mais uma vez foi tomado por orações e simbolismos cristãos que emocionaram os presentes.

O prefeito de Paraíso, Celso Morais, que participou do ritual do lava-pés, destacou a importância do evento para a comunidade católica. “É uma grande alegria participar deste momento que representa humildade, serviço e amor ao próximo. Queremos agradecer o sim de cada um que está aqui nesta noite. Ver essa celebração com tanta organização e significado, mostra como a fé e o cuidado com o outro podem transformar a nossa sociedade”.

Leia Também:  Saiba como se informar sobre os serviços de limpeza pública na sua quadra ou bairro

“O lava-pés deve ser evidenciado no nosso dia-a-dia, em atitudes sinceras de doação. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos servidos. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos agradados. Mas nós precisamos reconhecer que para buscar a vida eterna, para alcançar a salvação, nós precisamos muitas vezes nos rebaixar. Jesus se entrega inteiramente e nos dá em corpo e sangue, para que nós possamos nos fortalecer”, pregou o Pe. Kaíque Batista.

A paroquiana Cida Camargo, que participa todos os anos da programação da Semana Santa, disse  que é um privilégio participar do Tríduo Pascal. “Eu e toda minha família, viemos aqui pra Serra todos os anos pra viver esse momento tão importante da nossa religião. E assim, celebrar um pouquinho da paixão e morte de Jesus Cristo aqui nesse monte. Para nós é um momento de retiro espiritual mesmo,  para que a gente possa fazer essa experiência da paixão e no domingo a gente possa realmente sair renovado com Jesus Cristo”.

Leia Também:  Em novo espaço, Pousada Casa das Flores tem agora um bistrô em Taquaruçu

Após a celebração, foi realizada uma prévia da Via Sacra encenada, seguida de louvor e adoração.

Lava-pés

A missa do Lava-Pés é uma tradição católica, baseada no relato de João 13:1–17, que simboliza o exemplo de humildade deixado por Jesus Cristo. A quinta-feira da Semana Santa foi o dia da última ceia, na qual Jesus ofereceu a Deus o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho e os entregou para os apóstolos.  Nesta noite, a qual foi entregue a seus algozes, Jesus lavou os pés dos discípulos e então, inicia-se a celebração do Tríduo Pascoal, que é a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA