PALMAS

CIDADES

Colinas apresenta o menor número de dengue

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2016 o município registrou o menor índice de casos de dengue para o período nos últimos anos no Tocantins.

Publicado em

O município de Colinas do Tocantins registrou em 2016 o menor índice de casos de dengue para o período nos últimos nove anos. Os dados foram retirados do SINAN – Sistema de Informação de Agravos de Notificação, do Ministério da Saúde.

 

De acordo com as estatísticas do Sinan foram notificados apenas 155 casos suspeitos de dengue até a 24ª Semana Epidemiológica que compreende os dias 19 a 25 de junho, muito diferente do quadro observado em 2015 quando foram registrados 333 casos. Os dados demostram uma redução de 53% no período avaliado. E se for comparado com o ano de 2012, por exemplo, onde foram registrados 1.131 notificações da doença, a redução foi de 86%.

 

Resultados positivos que foram obtidos graças a um trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde que conseguiu articular uma política de parcerias multisetorial com o envolvimento de secretarias e órgãos públicos, como também da sociedade organizada, instituições de ensino, e em especial, com a comunidade que se sensibilizou e aderiu a ideia de que cada um tem a responsabilidade de cuidar do seu ambiente para não produzir focos e destruir os existentes. Juntos, estes atores sociais constituíram o Comitê de Enfrentamento ao Aedes Aegypti.

Leia Também:  Reeducandos da Cadeia de Barrolândia finalizam melhorias na unidade

 

Entre as entidades participantes destacam-se os veículos de comunicação local; a Diretoria Regional de Ensino – DRE; o Instituto Federal do Tocantins – IFTO; ACICOLINAS; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros, Secretaria de Assistência Social, Defesa Civil, Governo do Estado e outras instituições.

 

O diretor da Vigilância em Saúde, Altemar Dutra, que acompanha o Sinan rotineiramente, destaca ainda como responsável pelos bons índices apresentados pelo município, as parcerias da Vigilância em Saúde e Atenção Básica e o trabalho desenvolvido pelos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde que conseguiram,visitar 100% dos imóveis por ciclo.  

 

Outro fator determinante que deve ser ressaltado, segundo Altemar, foi o trabalho realizado pelas escolas com seus alunos que foram mobilizados a irem para as ruas promover a conscientização da população e que usaram os conhecimentos obtidos nas atividades relacionadas à dengue em seus lares. Para o diretor, a participação de cada cidadão influenciou a mudar o cenário de desenvolvimento da doença. “Os resultados só foram possíveis porque toda sociedade deu as mãos por um único objetivo: combater o mosquito transmissor desta doença e quem ganhou com isso, foram todos os colinenses”, parabeniza o diretor.

Leia Também:  Prefeitura de Tocantinópolis abre inscrições para o preenchimento de 215 vagas para concurso

 

Para o prefeito de Colinas José Santana Neto a queda dos números reflete também o sentimento de civismo das pessoas. ?A dengue é um mal que pode atingir qualquer pessoa, todos nós estamos sujeitos. O trabalho feito pelos órgãos públicos e comunidade em geral surtiu efeito e é a prova de que com vontade, união e organização é possível promover melhorias ao nosso redor.”

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Com recurso do Estado do Tocantins, prefeitura de Dianópolis realiza obras de infraestrutura no município

Published

on

O Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego segue promovendo melhorias na infraestrutura no Tocantins. Os 139 municípios do Estado estão em constante desenvolvimento e os investimentos provenientes do Programa, são destinados para obras estruturantes de zonas urbanas e rurais.

O município de Dianópolis já recebeu a primeira parcela do investimento no valor de R$ 666 mil. A verba será destinada para pavimentação de vias urbanas nos setores Nova Cidade e Santa Luzia. De acordo com o prefeito de Dianópolis, José Salomão Jacobina Aires, o projeto possui grande importância para o desenvolvimento da região. “Os recursos recebidos neste momento estão sendo destinados para a pavimentação de cerca de 27 ruas com 28 mil metros de asfalto. Isso além de ser um impacto positivo para a gestão também promove o bem-estar da população, que é uma das nossas grandes prioridades”, ressalta.

Uma das principais cidades da região sudeste do Estado e com uma população de quase 22 mil habitantes, a cidade vem crescendo cada vez mais com o investimento em infraestrutura, melhorando a qualidade de vida da população. “Dianópolis é palco de vários pontos turísticos e uma cidade em pleno desenvolvimento. A pavimentação das vias urbanas é uma demanda reprimida por muito tempo, agora com a parceria entre Estado do Tocantins e os municípios, ajudará na construção dos asfaltos, promovendo qualidade de vida para a comunidade e turistas”, completa o gestor.

Leia Também:  Tratamento de saúde humanizado nos presídios de Roraima

Ainda de acordo com o gestor, o crescimento econômico e populacional dos municípios está associado a vários fatores e principalmente à infraestrutura local.

Até o momento foram investidos R$ 277 milhões distribuídos aos 139 municípios do Tocantins. Os recursos estão sendo aplicados em obras de infraestrutura local, como pavimentação de vias públicas, complexos poliesportivos, praças, parques, pontes, bueiros, ciclovias e centro de lazer.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA