CIDADES
Comunidade quilombola do Jalapão participa de cursos
A comunidade da Prata na região do Jalapão está finalizando os últimos preparativos para a 3ª festa da rapadura, participando dos cursos de geração de renda realizados pela Setas.

A comunidade quilombola da Prata, a 227 Km de Palmas, na região do Jalapão, está acertando os últimos preparativos para a 3ª Festa da Rapadura, que acontece nesta próxima sexta e sábado. Aproveitando este momento de valorização e divulgação da cultura e produção dos moradores do povoado e entorno, a Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) já está realizando cursos de geração de renda com a população.
Os cursos que iniciaram nesta terça-feira, 4, são ministrados por instrutoras do Projeto Apoiando e Acreditando nas Famílias do Estado do Tocantins (Aafeto) em parceria com a ONG Moradia e Cidadania. Para a superintendente de Assistência Social da Setas, Rosana Trindade, esta é uma oportunidade real de geração de renda. “Eles têm a oportunidade de aprender novas técnicas para incrementar o trabalho de artesanato que já fazem com o capim dourado, por exemplo, e com isso adicionar mais valor aos produtos”, explicou.
Umas das primeiras moradoras a chegar para as aulas foi Dona Aleurinda de 62 anos. “Eu vou fazer tudo, se eu der conta” disse animada depois de participar dos cursos de tempero e flores esqueletizadas. “Vou fazer para usar em casa e para vender também”, completou.
Na manhã desta quarta, 6, teve início o curso de doces do cerrado que ensina os moradores a fazer cocada e doce de mamão. O jovem Neildo Patrício, 18 anos, diz estar animado com o curso. “É bom que temos os ingredientes aqui, porque coco e mamão não falta. Vou fazer a cocada do Jalapão”, falou.
Além dos cursos de geração de renda, uma equipe de técnicos da Setas leva a comunidade da Prata informações e orientações sobre o Cartão do idoso, Cadastro Único e Programa Bolsa Família (PBF).

CIDADES
Com recurso do Estado do Tocantins, prefeitura de Dianópolis realiza obras de infraestrutura no município

O Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego segue promovendo melhorias na infraestrutura no Tocantins. Os 139 municípios do Estado estão em constante desenvolvimento e os investimentos provenientes do Programa, são destinados para obras estruturantes de zonas urbanas e rurais.
O município de Dianópolis já recebeu a primeira parcela do investimento no valor de R$ 666 mil. A verba será destinada para pavimentação de vias urbanas nos setores Nova Cidade e Santa Luzia. De acordo com o prefeito de Dianópolis, José Salomão Jacobina Aires, o projeto possui grande importância para o desenvolvimento da região. “Os recursos recebidos neste momento estão sendo destinados para a pavimentação de cerca de 27 ruas com 28 mil metros de asfalto. Isso além de ser um impacto positivo para a gestão também promove o bem-estar da população, que é uma das nossas grandes prioridades”, ressalta.
Uma das principais cidades da região sudeste do Estado e com uma população de quase 22 mil habitantes, a cidade vem crescendo cada vez mais com o investimento em infraestrutura, melhorando a qualidade de vida da população. “Dianópolis é palco de vários pontos turísticos e uma cidade em pleno desenvolvimento. A pavimentação das vias urbanas é uma demanda reprimida por muito tempo, agora com a parceria entre Estado do Tocantins e os municípios, ajudará na construção dos asfaltos, promovendo qualidade de vida para a comunidade e turistas”, completa o gestor.
Ainda de acordo com o gestor, o crescimento econômico e populacional dos municípios está associado a vários fatores e principalmente à infraestrutura local.
Até o momento foram investidos R$ 277 milhões distribuídos aos 139 municípios do Tocantins. Os recursos estão sendo aplicados em obras de infraestrutura local, como pavimentação de vias públicas, complexos poliesportivos, praças, parques, pontes, bueiros, ciclovias e centro de lazer.
-
BRASIL4 dias atrás
Dia dos Pais: entenda origem da data no Brasil e no mundo
-
POLÍCIA3 dias atrás
Polícia Civil deflagra operação Absterge e desarticula organização criminosa que atuava no Tocantins e no Maranhão
-
Eleição6 dias atrás
Wanderlei Barbosa registra candidatura à reeleição como governador do Tocantins
-
Estado7 dias atrás
Ação inédita da Serasa oferece negociação de dívidas com parcelamento sem juros, para 1,25 milhão de débitos no Norte
-
POLÍCIA7 dias atrás
Delegados são presos em 2ª fase de operação da PF que investiga grupo de extermínio no Tocantins
-
GERAL7 dias atrás
Sine Tocantins disponibiliza 802 vagas de empregos nesta quinta-feira, 11
-
CIDADES7 dias atrás
Fanta Maracujá volta ao mercado brasileiro e lança plataforma “Mais Mix, Mais Diversão”
-
CIDADES2 dias atrás
Atleta Paraolímpico, Wellington Almeida, de Colinas do Tocantins, é recordista na Regional das Paraolímpiadas Escolares de 2022