CIDADES
Curso preparatório para o Enem a estudantes é ofertado
Educação em parceria com UFT, terão atendidos 132 estudantes de unidades escolares de Palmas.
Os alunos de escolas estaduais do Tocantins terão, a partir desta quarta-feira, 29, mais uma oportunidade de se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O curso preparatório é fruto de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Inicialmente, serão atendidos 132 estudantes de unidades escolares da capital.
O objetivo do programa é auxiliar os educandos de baixa renda a se prepararem para a avaliação que é a porta de acesso à universidade. Cerca de 20 acadêmicos de diferentes cursos irão ministrar as aulas aos estudantes do ensino médio, ofertadas por meio do Programa de Acesso Democrático à Universidade (Padu), na plataforma digital da UFT. Como contrapartida, o Governo do Estado destinou R$ 140 mil em recursos, além de apoio pedagógico.
Os primeiros beneficiados serão os alunos do Centro de Ensino Médio (CEM) Castro Alves e da Escola Estadual Novo Horizonte. “As aulas terão início a partir das 19h desta quinta-feira e serão ministradas de segunda a sexta-feira. No dia 31 de agosto será realizada uma aula magna, reunindo os alunos das duas escolas, com a presença de representantes da Educação e da UFT”, relata Júlio César da Rocha, gerente de Programas Educacionais da Seduc.
Padu
O Programa de Acesso Democrático à Universidade (Padu) é um preparatório para o Enem criado em 2010 pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários – Proex, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A proposta se baseia no princípio da responsabilidade social e na preocupação com a igualdade de acesso à universidade.
CIDADES
Procuradores do Legislativo e do Executivo do município de Araguaína participam de reunião
Nesta quarta-feira, 22/1, foi realizada uma reunião entre as Procuradorias do Legislativo e do Executivo do município de Araguaína, com o objetivo de fortalecer a cooperação institucional entre os dois poderes. O encontro, realizado na sede da prefeitura de Araguaína, reuniu procuradores, para debater temas relevantes e alinhar estratégias voltadas ao interesse público.
De acordo com a procuradora da Câmara, Alana Beatriz na reunião, foram discutidas iniciativas para aprimorar os processos administrativos, fortalecer a segurança jurídica e garantir maior eficiência na gestão pública.
“Esse tipo de iniciativa demonstra o compromisso das instituições e da atual gestão do Presidente da Câmara, Max Fleury, bem como do Prefeito Wagner Rodrigues em manter um trabalho harmônico e colaborativo, sempre em prol da melhoria dos serviços públicos e da promoção do desenvolvimento sustentável da cidade”, disse a doutora Alana.
Estavam presentes na reunião, a Procuradoria da Câmara: Alana Beatriz, Luciane Costa, Alan Gomes, Lucas Bezerra e Yandra Karoliny. Da procuradoria do município: Gustavo Fidalgo, José Quezado, Lucas Rodrigues, Allen Kardec, DJair Batista, Mara Regina e Davi Carpegiane.
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrás
Vereador Folha prestigia entrega de revitalização da quadra 408 Norte, em Palmas; “cuidar da cidade é cuidar das pessoas”
-
Estado7 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa assina decreto que isenta imposto do peixe criado no Tocantins
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa discute regularização ambiental e cadastro rural com representantes do agronegócio
-
SAÚDE6 dias atrás
Confira tabela de valores, benefícios e quem pode aderir ao plano de saúde
-
GERAL2 dias atrás
Movimento Mulheres Conectadas realiza encontro gratuito para empoderar mulheres.
-
Estado2 dias atrás
Ex-vereador Pedro Cardoso é Cotado para Assumir a Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrás
Farm Day Fazendão
-
GERAL7 dias atrás
Palmas avança com regularização fundiária do Setor Universitário