PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Defensoria recebe abaixo-assinado de pais que reclamam da falta de climatização em escola pública de Palmas

Problemas como falta de concentração nas atividades diárias, tonturas, diarreias e até desmaios foram relatados como consequência da falta de climatização adequada.

Publicado em

As altas temperaturas no Tocantins provocam uma série de incômodos e até problemas de saúde, especialmente para as crianças. Para os estudantes da Escola Henrique Talone (204 Sul), conviver com o calor diário em sala de aula tem sido bastante difícil. As salas não possuem ar-condicionado, apenas alguns ventiladores que, conforme os estudantes, não sana as elevadas temperaturas no local, principalmente no período vespertino. Além disso, frequentemente os ventiladores não funcionam devido às constantes quedas de energia elétrica.

 

O Nudeca – Núcleo Especializado de Defesa da Criança e do Adolescente, da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, foi acionado pelos pais dos estudantes, que reclamaram a urgente necessidade de climatização adequada no local. A defensora pública Maria do Carmo Cota, coordenadora do Nudeca, esteve no local na tarde de sexta-feira, para verificar a situação do espaço e dos estudantes. Na ocasião, ela recebeu abaixo-assinado de pais de alunos, assinado por cerca de 80 pessoas, reclamando da urgente situação.

Leia Também:  MPE apura causas do mau cheiro em praia de Palmas

 

Vistoria

Conforme os pais, os estudantes estão passando mal durante as aulas em virtude do calor excessivo. Problemas como falta de concentração nas atividades diárias, tonturas, diarreias e até desmaios foram relatados como consequência da falta de climatização adequada.

 

O relatório da Defensora Pública feito após a vistoria aponta que a Escola Municipal Henrique Talone possui 12 salas de aula, com uma média de 25 a 30 alunos em cada sala, nos períodos matutino e vespertino. “Dentro de cada sala há três ventiladores, que frequentemente não funcionam por causa da queda de energia. Inclusive, no momento em que fizemos a vistoria não havia energia elétrica no local”, descreve Maria do Carmo Cota.

 

Foi verificado ainda que há ar-condicionado somente nas salas da administração e na cantina. Alguns alunos têm levado água congelada de casa para tomar ao longo de dia e tentar suportar o calor. “Aqui é muito quente. Se não for assim, não tem como, a gente passa mal, tem até dor de barriga”, reclamou uma das crianças.

Leia Também:  Consulta eleitoral para nova direção do câmpus da UFT em Palmas acontece hoje

 

Diretoria

A diretoria da escola informou que há um projeto para reforma da escola na Secretaria Municipal de Educação que inclui a climatização das salas de aula, trocar as janelas e colocar toldo no espaço de lazer/ alimentação, dentre outras necessidades do espaço, porém, o projeto ainda não foi executado.

 

A Defensoria Pública encaminhará o relatório e o abaixo-assinado dos pais à Secretaria Municipal de Educação e, na próxima semana, a coordenadora do Nudeca deverá se reunir com o secretário para que sejam tomadas as devidas providências.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Com novo secretário, Porto Nacional busca consolidar título de capital da Cultura e fortalecer Turismo na cidade

Published

on

A cultura e o turismo constituem alicerces essenciais para o progresso de Porto Nacional, uma cidade com uma rica história e uma identidade cultural vibrante em suas raízes. Pensando nisso, e para intensificar o fortalecimento desses setores, um novo período começa com a nomeação do novo secretário de Cultura e Turismo. O cientista político e produtor audiovisual Jerfeson Nascimento terá a tarefa de dar prosseguimento ao trabalho já feito, escutando, dialogando e formulando, em colaboração com os produtores de cultura e turismo, estratégias para preservar e fomentar o patrimônio e as tradições locais.

“Atendendo ao chamado do prefeito Ronivon Maciel, sua gestão inicia-se com a responsabilidade de fortalecer ainda mais o setor cultural e turístico da cidade. E para isso, o primeiro passo será ouvir aqueles que constroem diariamente essa identidade: os fazedores de cultura e os produtores culturais do município. Estamos prontos para colaborar nesse processo, as expectativas são as melhores. Começamos essa jornada com o pé direito, certos de que juntos construiremos um cenário ainda mais vibrante para a cultura e o turismo deste município tão rico”, destacou o novo secretário de Cultura e Turismo de Porto Nacional, Jerfeson Nascimento.

Leia Também:  Palmas tem mais seis mortes e chega a 472 óbitos causados pelo novo coronavírus

Confira o currículo do novo secretário:

Cientista Político, Consultor Político, Produtor Audiovisual e Palestrante, 43 anos. Pós-graduado em Direito Eleitoral e pós-graduando em Smart Cities (USP). Atua como roteirista e diretor de fotografia, desenvolvendo projetos de comunicação de impacto, voltados ao marketing estratégico e à produção cultural e social. Possui experiência com Gestão de Projetos, captação de recursos e produção multimídia.

Conta com uma vasta experiência profissional: Chefe de Comunicação — Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Estado do Tocantins: Responsável pela comunicação estratégica da Secretaria, com foco em campanhas voltadas aos povos originários e tradicionais. Produtor Audiovisual e Analista Técnico — Secretaria de Comunicação do Estado do Tocantins: Atuação na produção de conteúdos audiovisuais para divulgação das ações governamentais. Produtor Audiovisual — Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins: Produção de conteúdos audiovisuais para promover programas e iniciativas institucionais da Secretaria. Analista e Consultor Legislativo — Câmara Municipal de Palmas: Consultoria legislativa e apoio técnico na elaboração de projetos e estratégias de comunicação. Produtor Cultural: Idealizador de eventos culturais de destaque, como o Giro Cultural e a Primeira Virada Cultural de Palmas (2019). Parceiro do SEBRAE-TO: Produção de eventos como o Prêmio Prefeito Empreendedor, Mulher de Negócios e Feira do Empreendedor em Araguaína. Serviços Multimídia: Prestação de serviços para empresas e produtores do setor.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA