PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Defesa Civil combate incêndios florestais no sul do estado

De acordo com estudos de monitoramento, cerca de 2,5 mil hectares de vegetação do cerrado e pastagens foram queimados.

Publicado em

Uma grande ação de combate a incêndios florestais na divisa entre os municípios de Dueré e Lagoa da Confusão, Sul do Estado, mobilizou dezenas de brigadistas durante toda esta quarta-feira,24. A ação contou com brigadistas de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Dueré e da Capital, Palmas. De acordo com estudos de monitoramento, cerca de 2,5 mil hectares de vegetação do cerrado e pastagens foram queimados.

 

Segundo o superintendente estadual da Defesa Civil, o Tenente Coronel Bombeiro Peterson Ornelas, provavelmente o incêndio tenha iniciado no final de semana. Após análises das imagens de satélite registradas pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil na última terça-feira,23, foram identificados muitos focos de calor naquela região. “Mesmo com este período de estiagem, percebemos que a área com focos de calor era muito extensa. Após conversas com as equipes de brigadistas locais, nos direcionamos imediatamente para a região a fim de conter as chamas”, afirmou. Ainda segundo o superintendente, uma grande quantidade de vegetação foi consumida pelo fogo. “Mobilizamos 25 brigadistras de diversas cidades e também de Palmas, mas a área devastada foi maior por causa das fortes ventanias que espalharam as chamas”, afirmou.

Leia Também:  Homem acusado de desfigurar rosto de ex-namorada é condenado a quase 17 anos de prisão

 

Destruição

De acordo com a Defesa Civil, ainda não se sabe as causas do incêndio florestal. Durante visitas à área devastada, era possível perceber de longe a grande nuvem de fumaça causada pelo fogo. Próximo ao local, o calor escaldante do sol em conjunto com as chamas, aliado ao barulho do material seco queimando e o cheiro forte da fumaça, causava em todos uma rápida sensação de desconforto. Morador do município de Dueré, a 221 quilômetros de Palmas, o brigadista Marcelo Alves pela primeira vez atua no combate aos incêndios florestais. “O esforço é necessário porque a área queimada é muito grande. Mesmo assim vamos conter as chamas e evitar maiores prejuízos à natureza”, afirmou.

 

Brigadistas

No início do mês, o Governo do Tocantins, por meio da Defesa Civil Estadual, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) concluíram as capacitações de 80 brigadistas que vão atuar nos municípios de Mateiros, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Novo Acordo, São Félix do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Dueré, Lizarda e Pium, onde são identificados mais registros de focos de calor.

Leia Também:  Responsáveis pelo setor da Hemodinâmica do HGP são encaminhados para a Central de Flagrantes por omissão de socorro

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Coren-TO Incentiva o Aprimoramento Profissional com Capacitação em São Valério

Published

on

Nos próximos dias 23 e 24 de janeiro, o Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) realizará mais uma edição do Coren Capacita, iniciativa que busca promover o aperfeiçoamento técnico e a atualização profissional de enfermeiros, técnicos de enfermagem e estudantes da área.

O evento, que é gratuito, será sediado no Auditório Clemilson Costa Azevedo, em São Valério da Natividade, e oferecerá palestras abordando temas relevantes como Urgência e Emergência, Legislação e Ética na Enfermagem, além de uma ação motivacional destinada aos participantes.

Inscrições no local
Os interessados em participar do evento devem se inscrever diretamente no local, nos dias de realização. A proposta é democratizar o acesso à capacitação, aproximando o conhecimento técnico dos profissionais e estudantes em diversas localidades do estado.

Objetivo do Coren Capacita
O Coren Capacita tem como principal objetivo fortalecer a prática profissional da enfermagem no Tocantins, proporcionando formação contínua e ampliando as oportunidades de aprendizado e atualização. A iniciativa é uma resposta às demandas do setor, que exige profissionais cada vez mais qualificados e alinhados com as melhores práticas de atendimento.

Leia Também:  Sindicato dos Jornalistas emite nota em apoio a jornalista após ataques contra artigo de opinião

Agenda do evento
Durante os dois dias de capacitação, os participantes poderão acompanhar palestras ministradas por especialistas na área, que compartilharão conhecimentos teóricos e práticos fundamentais para a atuação em cenários críticos, como situações de urgência e emergência, além de reforçar a importância da ética e da legislação na enfermagem.

Essa ação reforça o compromisso do Coren-TO com o desenvolvimento da enfermagem no estado e a valorização dos profissionais que atuam na linha de frente do cuidado

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA