PALMAS

CIDADES

Defesa Civil combate incêndios florestais no sul do estado

De acordo com estudos de monitoramento, cerca de 2,5 mil hectares de vegetação do cerrado e pastagens foram queimados.

Publicado em

Uma grande ação de combate a incêndios florestais na divisa entre os municípios de Dueré e Lagoa da Confusão, Sul do Estado, mobilizou dezenas de brigadistas durante toda esta quarta-feira,24. A ação contou com brigadistas de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Dueré e da Capital, Palmas. De acordo com estudos de monitoramento, cerca de 2,5 mil hectares de vegetação do cerrado e pastagens foram queimados.

 

Segundo o superintendente estadual da Defesa Civil, o Tenente Coronel Bombeiro Peterson Ornelas, provavelmente o incêndio tenha iniciado no final de semana. Após análises das imagens de satélite registradas pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil na última terça-feira,23, foram identificados muitos focos de calor naquela região. “Mesmo com este período de estiagem, percebemos que a área com focos de calor era muito extensa. Após conversas com as equipes de brigadistas locais, nos direcionamos imediatamente para a região a fim de conter as chamas”, afirmou. Ainda segundo o superintendente, uma grande quantidade de vegetação foi consumida pelo fogo. “Mobilizamos 25 brigadistras de diversas cidades e também de Palmas, mas a área devastada foi maior por causa das fortes ventanias que espalharam as chamas”, afirmou.

Leia Também:  Energia solar em Palmas avançou mais de seis vezes nos últimos quatro anos

 

Destruição

De acordo com a Defesa Civil, ainda não se sabe as causas do incêndio florestal. Durante visitas à área devastada, era possível perceber de longe a grande nuvem de fumaça causada pelo fogo. Próximo ao local, o calor escaldante do sol em conjunto com as chamas, aliado ao barulho do material seco queimando e o cheiro forte da fumaça, causava em todos uma rápida sensação de desconforto. Morador do município de Dueré, a 221 quilômetros de Palmas, o brigadista Marcelo Alves pela primeira vez atua no combate aos incêndios florestais. “O esforço é necessário porque a área queimada é muito grande. Mesmo assim vamos conter as chamas e evitar maiores prejuízos à natureza”, afirmou.

 

Brigadistas

No início do mês, o Governo do Tocantins, por meio da Defesa Civil Estadual, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) concluíram as capacitações de 80 brigadistas que vão atuar nos municípios de Mateiros, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Novo Acordo, São Félix do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Dueré, Lizarda e Pium, onde são identificados mais registros de focos de calor.

Leia Também:  Termina hoje prazo para inscrições do concurso da Prefeitura de Gurupi

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Com recurso do Estado do Tocantins, prefeitura de Dianópolis realiza obras de infraestrutura no município

Published

on

O Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego segue promovendo melhorias na infraestrutura no Tocantins. Os 139 municípios do Estado estão em constante desenvolvimento e os investimentos provenientes do Programa, são destinados para obras estruturantes de zonas urbanas e rurais.

O município de Dianópolis já recebeu a primeira parcela do investimento no valor de R$ 666 mil. A verba será destinada para pavimentação de vias urbanas nos setores Nova Cidade e Santa Luzia. De acordo com o prefeito de Dianópolis, José Salomão Jacobina Aires, o projeto possui grande importância para o desenvolvimento da região. “Os recursos recebidos neste momento estão sendo destinados para a pavimentação de cerca de 27 ruas com 28 mil metros de asfalto. Isso além de ser um impacto positivo para a gestão também promove o bem-estar da população, que é uma das nossas grandes prioridades”, ressalta.

Uma das principais cidades da região sudeste do Estado e com uma população de quase 22 mil habitantes, a cidade vem crescendo cada vez mais com o investimento em infraestrutura, melhorando a qualidade de vida da população. “Dianópolis é palco de vários pontos turísticos e uma cidade em pleno desenvolvimento. A pavimentação das vias urbanas é uma demanda reprimida por muito tempo, agora com a parceria entre Estado do Tocantins e os municípios, ajudará na construção dos asfaltos, promovendo qualidade de vida para a comunidade e turistas”, completa o gestor.

Leia Também:  Alunos da Católica de Araguaína realizam manifestação após instituição proibir a participação de palestrante a favor do aborto

Ainda de acordo com o gestor, o crescimento econômico e populacional dos municípios está associado a vários fatores e principalmente à infraestrutura local.

Até o momento foram investidos R$ 277 milhões distribuídos aos 139 municípios do Tocantins. Os recursos estão sendo aplicados em obras de infraestrutura local, como pavimentação de vias públicas, complexos poliesportivos, praças, parques, pontes, bueiros, ciclovias e centro de lazer.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA