PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Dia D de combate às queimadas busca sensibilizar moradores das áreas rurais

Com orientações e alerta sobre os perigos causados pelas queimadas, foi realizada uma grande mobilização em propriedades rurais.

Publicado em

Uma grande atividade de mobilização foi realizada na manhã deste sábado, 13 em propriedades rurais no entorno da Capital e no distrito de Taquaruçu. Com orientações e alerta sobre os perigos causados pelas queimadas, o Governo do Tocantins, por meio da Defesa Civil Estadual, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Batalhão de Polícia Militar Ambiental e Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), realizaram o Dia “D” de controle e combate às queimadas em Palmas.

 

A ação faz parte do projeto Visita Cidadã, desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental e nesta ocasião, orientou chacareiros e produtores rurais no entorno da Capital sobre o não uso do fogo, tópicos da legislação ambiental e possíveis penalidades para quem for autuado em flagrante. De acordo com o superintendente estadual da Defesa Civil, o Tenente Coronel Bombeiro Peterson Ornelas, onze equipes de técnicos dos órgãos parceiros percorreram onze regiões rurais no entorno de Palmas. “ Nosso objetivo é sensibilizar os moradores das zonas rurais no entorno da Capital sobre os perigos das queimadas, também orientar sobre a legislação vigente e divulgar os números 199, da Defesa Civil, 193 do Corpo de Bombeiros e 190 da Polícia Militar caso haja algum registro de incêndio florestal em sua área”, afirmou.

Leia Também:  Operação Trânsito Livre notifica responsáveis e remove veículos estacionados irregularmente

 

Moradora de uma propriedade rural próximo ao distrito de Taquaruçu, a dona de casa Nilmar Santana Pereira passou por momentos de tensão na última semana,  quando viu parte da propriedade rual em que vivem com o marido ser consumido pelo fogo que desceu a serra e chegou muito próximo de sua casa. “O fogo começou à tarde, mas chegou na minha casa por volta das 10 da noite. Até os bombeiros tiveram dificuldade em conter as chamas. Fiquei assustada e com medo. Perdemos encanamento e parte da madeira do curral”, afirmou. 

 

Mostrando para a equipe de técnicos ambientais os estragos causados pelo fogo, a dona de casa ressaltou a destruição causada pelas queimadas. Adornada por grandes pés de babaçu, no local ainda permanece o cheiro forte da fumaça e a cor negra e cinza causada pelo fogo, que consumiu toda a vegetação seca. “Só não queimou a casa mesmo. Ainda não sabemos como surgiu esse fogo, mas os ventos fortes que passam por aqui fizeram com que ele se alastrasse”, ressaltou.

Leia Também:  MPE detecta precariedade no transporte escolar em Santa Rita

 

Já o pecuarista Aldemar Maia Leite, morador da região há mais de 50 anos, teve que deslocar parte do seu rebanho para não perder o gado. “O fogo veio descendo a serra e quando chegou aqui tivemos que correr pra que o gado não morresse. Nós não fazemos queimadas porque precisamos das pastagens mas se o fogo vem de outro local, com o vento forte acaba se espalhando”, ressaltou.

 

Brigadistas

Também para reforçar o combate aos incêndios em Palmas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) contratou 15 brigadistas. Os profissionais foram selecionados em caráter emergencial e já passaram por uma capacitação do curso de formação de combate a incêndios florestais, ministrado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. Os profissionais receberam uniformes completos e equipamentos que auxiliarão no trabalho de combate ao fogo. Além dos 15 novos brigadistas para Palmas, no mês passado, o Governo do Tocantins contratou 80 profissionais que estão distribuídos em nove municípios considerados prioritários: Lizarda, Novo Acordo, Mateiros, Ponte Alta do Tocantins, São Félix do Tocantins, Formoso do Araguaia, Dueré, Lagoa da Confusão e Pium.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Com novo secretário, Porto Nacional busca consolidar título de capital da Cultura e fortalecer Turismo na cidade

Published

on

A cultura e o turismo constituem alicerces essenciais para o progresso de Porto Nacional, uma cidade com uma rica história e uma identidade cultural vibrante em suas raízes. Pensando nisso, e para intensificar o fortalecimento desses setores, um novo período começa com a nomeação do novo secretário de Cultura e Turismo. O cientista político e produtor audiovisual Jerfeson Nascimento terá a tarefa de dar prosseguimento ao trabalho já feito, escutando, dialogando e formulando, em colaboração com os produtores de cultura e turismo, estratégias para preservar e fomentar o patrimônio e as tradições locais.

“Atendendo ao chamado do prefeito Ronivon Maciel, sua gestão inicia-se com a responsabilidade de fortalecer ainda mais o setor cultural e turístico da cidade. E para isso, o primeiro passo será ouvir aqueles que constroem diariamente essa identidade: os fazedores de cultura e os produtores culturais do município. Estamos prontos para colaborar nesse processo, as expectativas são as melhores. Começamos essa jornada com o pé direito, certos de que juntos construiremos um cenário ainda mais vibrante para a cultura e o turismo deste município tão rico”, destacou o novo secretário de Cultura e Turismo de Porto Nacional, Jerfeson Nascimento.

Leia Também:  Estudantes de Colégio Agropecuário de Almas são capacitados para aplicar vacina contra brucelose

Confira o currículo do novo secretário:

Cientista Político, Consultor Político, Produtor Audiovisual e Palestrante, 43 anos. Pós-graduado em Direito Eleitoral e pós-graduando em Smart Cities (USP). Atua como roteirista e diretor de fotografia, desenvolvendo projetos de comunicação de impacto, voltados ao marketing estratégico e à produção cultural e social. Possui experiência com Gestão de Projetos, captação de recursos e produção multimídia.

Conta com uma vasta experiência profissional: Chefe de Comunicação — Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Estado do Tocantins: Responsável pela comunicação estratégica da Secretaria, com foco em campanhas voltadas aos povos originários e tradicionais. Produtor Audiovisual e Analista Técnico — Secretaria de Comunicação do Estado do Tocantins: Atuação na produção de conteúdos audiovisuais para divulgação das ações governamentais. Produtor Audiovisual — Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins: Produção de conteúdos audiovisuais para promover programas e iniciativas institucionais da Secretaria. Analista e Consultor Legislativo — Câmara Municipal de Palmas: Consultoria legislativa e apoio técnico na elaboração de projetos e estratégias de comunicação. Produtor Cultural: Idealizador de eventos culturais de destaque, como o Giro Cultural e a Primeira Virada Cultural de Palmas (2019). Parceiro do SEBRAE-TO: Produção de eventos como o Prêmio Prefeito Empreendedor, Mulher de Negócios e Feira do Empreendedor em Araguaína. Serviços Multimídia: Prestação de serviços para empresas e produtores do setor.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA