PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Evento reúne pesquisadores e catadores de material reciclado em Palmas

Dois casos de estupro chamaram a atenção no Estado: O contra uma servidora pública e de uma adolescente de 13 anos, com necessidades especiais em Chapada de Natividade.

Publicado em

Creuselina Pereira de Souza tem 70 anos e há oito trabalha na Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins (Cooperan), localizada no setor Ecoindustrial de Palmas. Acostumada à lida diária de separação de garrafas pet, papéis, plástico, alumínio e tantos outros produtos descartados pela comunidade palmense, Creuselina teve uma quinta-feira diferente. Na tarde do dia 09 de junho, ela e outros colegas da Cooperan estiveram no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO) participando do I Workshop sobre Formação de Incubadoras Sociais.

 

O evento é uma iniciativa do Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma), em parceria com o IFTO, Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA). O workshop conta com participação do professor doutor Fernando Bartholo, coordenador da incubadora social na UFG, e Marli Santos, analista do MPE e doutora em Desenvolvimento Sustentável.

 

Foi através da experiência do professor doutor Bartholo que a catadora Creuselina aprendeu um pouco mais sobre como transformar seu trabalho em algo mais rentável e que contribuirá, ainda mais, com a preservação do meio ambiente. “É sempre bom aprender. A gente que não tem muito conhecimento tem que receber orientação de gente que entende”, conta a catadora.

Leia Também:  Câmara de Palmas finaliza semestre com 48 projetos aprovados

 

O workshop segue até sexta-feira, 10, com palestras e a elaboração de uma proposta para implantação de uma incubadora social da Cooperan, que servirá de modelo para outras entidades. “Temos uma experiência muito exitosa no Estado de Goiás, com a participação da sociedade, entidades que trabalham com reciclagem e o próprio Ministério Público. Além de melhorar as condições de vida de seus cooperados, contribuiremos para promover uma melhor relação da sociedade com o ambiente que a cerca”, conta Fernando Bartholo.

 

Ainda estão na programação do evento a avaliação situacional dos catadores e catadoras frente aos planos de gerenciamento de resíduos sólidos e a apresentação da proposta de incubação social desenvolvida pela Universidade Federal de Goiás.

 
COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Fé e tradição marcam a quinta-feira Santa na Serra do Estrondo

Published

on

Mais uma vez, a Serra do Estrondo foi palco de um dos momentos mais marcantes da Semana Santa em Paraíso do Tocantins. Na noite desta  quinta-feira,17, centenas de fiéis se reuniram para vivenciar uma jornada de fé, reflexão e comunhão com a missa do Lava-pés e Instituição da Eucaristia, seguida de muito louvor e adoração.

A celebração, organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Cultura, em parceria com as Paróquias São José Operário e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, reuniu pessoas de todas as idades e o cartão-postal da cidade, mais uma vez foi tomado por orações e simbolismos cristãos que emocionaram os presentes.

O prefeito de Paraíso, Celso Morais, que participou do ritual do lava-pés, destacou a importância do evento para a comunidade católica. “É uma grande alegria participar deste momento que representa humildade, serviço e amor ao próximo. Queremos agradecer o sim de cada um que está aqui nesta noite. Ver essa celebração com tanta organização e significado, mostra como a fé e o cuidado com o outro podem transformar a nossa sociedade”.

Leia Também:  Câmara de Palmas finaliza semestre com 48 projetos aprovados

“O lava-pés deve ser evidenciado no nosso dia-a-dia, em atitudes sinceras de doação. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos servidos. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos agradados. Mas nós precisamos reconhecer que para buscar a vida eterna, para alcançar a salvação, nós precisamos muitas vezes nos rebaixar. Jesus se entrega inteiramente e nos dá em corpo e sangue, para que nós possamos nos fortalecer”, pregou o Pe. Kaíque Batista.

A paroquiana Cida Camargo, que participa todos os anos da programação da Semana Santa, disse  que é um privilégio participar do Tríduo Pascal. “Eu e toda minha família, viemos aqui pra Serra todos os anos pra viver esse momento tão importante da nossa religião. E assim, celebrar um pouquinho da paixão e morte de Jesus Cristo aqui nesse monte. Para nós é um momento de retiro espiritual mesmo,  para que a gente possa fazer essa experiência da paixão e no domingo a gente possa realmente sair renovado com Jesus Cristo”.

Leia Também:  Prefeitura de Palmas deve corrigir irregularidades no sistema de Saúde

Após a celebração, foi realizada uma prévia da Via Sacra encenada, seguida de louvor e adoração.

Lava-pés

A missa do Lava-Pés é uma tradição católica, baseada no relato de João 13:1–17, que simboliza o exemplo de humildade deixado por Jesus Cristo. A quinta-feira da Semana Santa foi o dia da última ceia, na qual Jesus ofereceu a Deus o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho e os entregou para os apóstolos.  Nesta noite, a qual foi entregue a seus algozes, Jesus lavou os pés dos discípulos e então, inicia-se a celebração do Tríduo Pascoal, que é a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA