PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Governo assina ordem de serviço a obras de reforma e ampliação de seis escolas

Obras de reforma e ampliação beneficiarão seis escolas estaduais dos municípios de Barrolândia, Pugmil, Aliança do Tocantins, Wanderlândia, Aguiarnópolis e Colinas do Tocantins.

Publicado em

O Governo do Estado assina nesta terça-feira, 23, às 9 horas, Ordem de Serviço para o início de obras de reforma e ampliação de seis escolas estaduais, beneficiando alunos dos municípios de Barrolândia, Pugmil, Aliança do Tocantins, Wanderlândia, Aguiarnópolis e Colinas do Tocantins. O investimento nas obras das seis escolas será de R$ 12 milhões e 700 mil, recursos oriundos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).

 

Essas escolas foram contempladas com as ações do Projeto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDRIS), que estão sendo desenvolvidas no Tocantins, pelo Governo do Estado em parceria com o Bird e com o Programa Estrada do Conhecimento (PEC). Logo após a assinatura da Ordem de Serviço, as obras serão iniciadas. Atualmente, estão matriculados nessas seis escolas, um total de 2.426 alunos.

 

“É importante melhorar a estrutura física das escolas, oferecer mais espaços para o desenvolvimento de diferentes atividades de ensino. Precisamos oferecer ao aluno oportunidade para ele desenvolver o interesse pela ciência, pela leitura, pela natureza e pela sociedade, e ter condições de praticar esportes e atividades culturais. Também precisamos investir na formação dos docentes como forma de auxiliar os professores na busca permanente de novas práticas pedagógicas, promovendo assim, um maior impacto na aprendizagem dos alunos”, explicou a professora Wanessa Sechim, secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes.

Leia Também:  Inscrições para estágio em Araguaína e Palmas encerram dia 5 de fevereiro

 

“O PEC tem o objetivo de promover uma educação efetiva, de modo a viabilizar o acesso à qualidade de vida e à inclusão social às crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social que estão às margens da rodovia BR-153”, esclareceu Valdete Pagani, diretora de Desenvolvimento da Gestão Escolar da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes.

 

O Programa Estrada do Conhecimento PEC/Seduc/PDRIS é parte integrante do acordo de compromisso firmado entre o Bird/Banco Mundial e Brasil/Governo do Tocantins, e tem como objetivo subsidiar o PDRIS.

 

A educadora Valdete Pagani explicou que as escolas foram selecionadas para participarem do PEC após um minucioso levantamento sobre IDH, IDEB, Evasão Escolar e Índice de Aprendizagem, que apontou o estado de vulnerabilidade social, muitas vezes ocasionada por suas localizações às margens da Rodovia Belém-Brasília.

 

Obras

Com os novos projetos, as obras de reforma e ampliação modificarão totalmente o ambiente escolar, as salas de aulas serão mais amplas e ventiladas. Por exemplo, no Colégio Estadual Nazaré Nunes da Silva, em Aguiarnópolis, será construído um laboratório de Matemática e Ciências. Todas as escolas terão blocos de banheiros, as quadras totalmente reformadas, salas específicas para a Orientação Pedagógica e para a Coordenação Educacional.

Leia Também:  Seminário de Enfermagem Obstétrica é realizado na Fundação Escola de Saúde Pública

 

Um sonho concretizado

A diretora do Colégio Estadual Darcy Ribeiro, de Pugmil, Rose-Maire Alves do Nascimento, contou que toda a equipe escolar está na expectativa de que a reforma comece logo.

 

“Nós já estamos articulando novas ações para serem implantadas na escola, visando atrair a atenção dos alunos e trazer a comunidade para a escola. Por meio do PEC, os educadores da escola participarão de uma formação pedagógica dentro de padrões modernos de ensino. Desejamos uma escola viva, em que o aluno tenha vontade de permanecer nela, e que todos estejam mais inspirados em contribuir para o processo de ensino e aprendizagem”, frisou Rose-Maire.

 

Também com recursos do Bird, será elaborado uma formação para os professores da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, e para gestores escolares, com o objetivo  de ofertar aos educadores os mais modernos conceitos e práticas pedagógicas.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Fé e tradição marcam a quinta-feira Santa na Serra do Estrondo

Published

on

Mais uma vez, a Serra do Estrondo foi palco de um dos momentos mais marcantes da Semana Santa em Paraíso do Tocantins. Na noite desta  quinta-feira,17, centenas de fiéis se reuniram para vivenciar uma jornada de fé, reflexão e comunhão com a missa do Lava-pés e Instituição da Eucaristia, seguida de muito louvor e adoração.

A celebração, organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Cultura, em parceria com as Paróquias São José Operário e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, reuniu pessoas de todas as idades e o cartão-postal da cidade, mais uma vez foi tomado por orações e simbolismos cristãos que emocionaram os presentes.

O prefeito de Paraíso, Celso Morais, que participou do ritual do lava-pés, destacou a importância do evento para a comunidade católica. “É uma grande alegria participar deste momento que representa humildade, serviço e amor ao próximo. Queremos agradecer o sim de cada um que está aqui nesta noite. Ver essa celebração com tanta organização e significado, mostra como a fé e o cuidado com o outro podem transformar a nossa sociedade”.

Leia Também:  Prefeitura entrega kits de alimentação para empreendedores impedidos de trabalhar

“O lava-pés deve ser evidenciado no nosso dia-a-dia, em atitudes sinceras de doação. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos servidos. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos agradados. Mas nós precisamos reconhecer que para buscar a vida eterna, para alcançar a salvação, nós precisamos muitas vezes nos rebaixar. Jesus se entrega inteiramente e nos dá em corpo e sangue, para que nós possamos nos fortalecer”, pregou o Pe. Kaíque Batista.

A paroquiana Cida Camargo, que participa todos os anos da programação da Semana Santa, disse  que é um privilégio participar do Tríduo Pascal. “Eu e toda minha família, viemos aqui pra Serra todos os anos pra viver esse momento tão importante da nossa religião. E assim, celebrar um pouquinho da paixão e morte de Jesus Cristo aqui nesse monte. Para nós é um momento de retiro espiritual mesmo,  para que a gente possa fazer essa experiência da paixão e no domingo a gente possa realmente sair renovado com Jesus Cristo”.

Leia Também:  Inscrições para estágio em Araguaína e Palmas encerram dia 5 de fevereiro

Após a celebração, foi realizada uma prévia da Via Sacra encenada, seguida de louvor e adoração.

Lava-pés

A missa do Lava-Pés é uma tradição católica, baseada no relato de João 13:1–17, que simboliza o exemplo de humildade deixado por Jesus Cristo. A quinta-feira da Semana Santa foi o dia da última ceia, na qual Jesus ofereceu a Deus o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho e os entregou para os apóstolos.  Nesta noite, a qual foi entregue a seus algozes, Jesus lavou os pés dos discípulos e então, inicia-se a celebração do Tríduo Pascoal, que é a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA