PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Governo discute realização da Festa da Rapadura, no Jalapão

Na programação do evento está incluído o acompanhamento do processo de produção de cana.

Publicado em

A Festa da Rapadura tem como objetivo valorizar a cultura tradicional do Povoado do Prata, localizado no município de São Félix do Tocantins, a 227 km de Palmas, na região do Jalapão. Representantes do Povoado e técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) reuniram-se nesta terça-feira, 31, na sede da pasta, para definir os últimos detalhes da 3ª edição da Festa da Rapadura, que vai acontecer nos dias 8 e 9 de julho deste ano.

 

A Gerente de Formação Artística da Seden, Silvana Rita, explica que o apoio para o fortalecimento de eventos culturais como esse por parte do Estado é de muito valor. “Estar apoiando e mostrando a importância histórica e cultural que essas comunidades representam no Estado é uma oportunidade”, diz.  

 

Durante a reunião ficou definido que, como forma de melhorar a organização e inclusão nos roteiros da região, a festa será realizada anualmente na primeira quinzena de julho. Ainda este ano, a festa deve angariar fundos para a construção de um engenho comunitário que poderá ser usado pelas famílias da região. Atualmente, a comunidade só conta com um engenho, que é particular.

Leia Também:  Jovem vende doces nas ruas de Porto Nacional para pagar faculdade

 

“O evento une mais a comunidade e ajuda a divulgar os produtos locais. E melhora o fluxo de turistas na comunidade”, explica a presidente da Associação Comunitária dos Extrativistas, Artesãos e Pequenos Produtores do Povoado do Prata, Osirene Francisca de Sousa. A festa reúne apresentações artísticas e culturais e ainda promove produtos e artesanatos do Povoado.

 

Na programação do evento está incluído o acompanhamento do processo de produção de cana, visitação aos atrativos turísticos do Jalapão e apresentações culturais com teatro, desfile, repente e músicas. Ainda, uma feirinha é montada durante o evento com os produtos locais. Além da rapadura, que pode ser tradicional, com gengibre ou coco, produtos muito procurados pelos turistas são doce de buriti, laranja, feijão trepa pau, farinha e outros produtos orgânicos.  

 

Além de apoio do Governo, por meio da Seden, a Festa da Rapadura conta com a colaboração da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) e da Prefeitura de São Félix do Tocantins.  

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Fé e tradição marcam a quinta-feira Santa na Serra do Estrondo

Published

on

Mais uma vez, a Serra do Estrondo foi palco de um dos momentos mais marcantes da Semana Santa em Paraíso do Tocantins. Na noite desta  quinta-feira,17, centenas de fiéis se reuniram para vivenciar uma jornada de fé, reflexão e comunhão com a missa do Lava-pés e Instituição da Eucaristia, seguida de muito louvor e adoração.

A celebração, organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Cultura, em parceria com as Paróquias São José Operário e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, reuniu pessoas de todas as idades e o cartão-postal da cidade, mais uma vez foi tomado por orações e simbolismos cristãos que emocionaram os presentes.

O prefeito de Paraíso, Celso Morais, que participou do ritual do lava-pés, destacou a importância do evento para a comunidade católica. “É uma grande alegria participar deste momento que representa humildade, serviço e amor ao próximo. Queremos agradecer o sim de cada um que está aqui nesta noite. Ver essa celebração com tanta organização e significado, mostra como a fé e o cuidado com o outro podem transformar a nossa sociedade”.

Leia Também:  Iniciado período de matriculas da rede pública municipal de Araguaína

“O lava-pés deve ser evidenciado no nosso dia-a-dia, em atitudes sinceras de doação. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos servidos. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos agradados. Mas nós precisamos reconhecer que para buscar a vida eterna, para alcançar a salvação, nós precisamos muitas vezes nos rebaixar. Jesus se entrega inteiramente e nos dá em corpo e sangue, para que nós possamos nos fortalecer”, pregou o Pe. Kaíque Batista.

A paroquiana Cida Camargo, que participa todos os anos da programação da Semana Santa, disse  que é um privilégio participar do Tríduo Pascal. “Eu e toda minha família, viemos aqui pra Serra todos os anos pra viver esse momento tão importante da nossa religião. E assim, celebrar um pouquinho da paixão e morte de Jesus Cristo aqui nesse monte. Para nós é um momento de retiro espiritual mesmo,  para que a gente possa fazer essa experiência da paixão e no domingo a gente possa realmente sair renovado com Jesus Cristo”.

Leia Também:  Professores do ensino fundamental já podem se vacinar desde terça-feira

Após a celebração, foi realizada uma prévia da Via Sacra encenada, seguida de louvor e adoração.

Lava-pés

A missa do Lava-Pés é uma tradição católica, baseada no relato de João 13:1–17, que simboliza o exemplo de humildade deixado por Jesus Cristo. A quinta-feira da Semana Santa foi o dia da última ceia, na qual Jesus ofereceu a Deus o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho e os entregou para os apóstolos.  Nesta noite, a qual foi entregue a seus algozes, Jesus lavou os pés dos discípulos e então, inicia-se a celebração do Tríduo Pascoal, que é a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA