PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Guarda-vidas civis participam de capacitação

O curso de 60 horas, tem objetivo de proporcionar maior segurança aos banhistas durante a Temporada Oficial de Praias no Tocantins 2016.

Publicado em

Guarda-vidas civis de 20 municípios participam nesta semana de uma formação oferecida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO). O objetivo é proporcionar maior segurança aos banhistas durante a Temporada Oficial de Praias no Tocantins 2016. As aulas seguem até a próxima sexta-feira, 1º de julho.

 

O curso de 60 horas-aulas, envolvendo teoria e prática é elaborado e executado pelo CBMTO, realizado na Academia de Formação de Bombeiros em Palmas e é voltado para atividades de salvamento aquático. “É importante que tenhamos o conhecimento específico e o prático, por isso é de suma importância nos dedicarmos ao máximo a esta formação”, explicou a aluna do curso, Fernanda Borges do município de Guaraí.

 

“Nós estamos capacitando pessoas encaminhadas pelos municípios que vão trabalhar nas praias em conjunto com os bombeiros. Eles estão tendo treinamento nas áreas de atendimento pré-hospitalar e procedimentos de primeiros socorros”, destacou o coordenador e instrutor do curso, capitão Danúbio Pereira.

 

Temporada de Praias 2016

Nesta temporada as praias serão atendidas por nível de classificação de risco, que vão do I até o nível V. Entre os critérios analisados estão: quantidade de banhistas; facilidade de acesso e localização; variação de profundidade; presença de correnteza; tráfego de embarcações, entre outros. A avaliação será feita de acordo com informações já levantadas pelo CBM-TO durante temporadas anteriores.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  MPE recomenda providências para manutenção de atendimento no HRG
Advertisement

CIDADES

Fé e tradição marcam a quinta-feira Santa na Serra do Estrondo

Published

on

Mais uma vez, a Serra do Estrondo foi palco de um dos momentos mais marcantes da Semana Santa em Paraíso do Tocantins. Na noite desta  quinta-feira,17, centenas de fiéis se reuniram para vivenciar uma jornada de fé, reflexão e comunhão com a missa do Lava-pés e Instituição da Eucaristia, seguida de muito louvor e adoração.

A celebração, organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Cultura, em parceria com as Paróquias São José Operário e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, reuniu pessoas de todas as idades e o cartão-postal da cidade, mais uma vez foi tomado por orações e simbolismos cristãos que emocionaram os presentes.

O prefeito de Paraíso, Celso Morais, que participou do ritual do lava-pés, destacou a importância do evento para a comunidade católica. “É uma grande alegria participar deste momento que representa humildade, serviço e amor ao próximo. Queremos agradecer o sim de cada um que está aqui nesta noite. Ver essa celebração com tanta organização e significado, mostra como a fé e o cuidado com o outro podem transformar a nossa sociedade”.

Leia Também:  Energisa é condenada a pagar danos morais por interromper fornecimento de energia

“O lava-pés deve ser evidenciado no nosso dia-a-dia, em atitudes sinceras de doação. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos servidos. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos agradados. Mas nós precisamos reconhecer que para buscar a vida eterna, para alcançar a salvação, nós precisamos muitas vezes nos rebaixar. Jesus se entrega inteiramente e nos dá em corpo e sangue, para que nós possamos nos fortalecer”, pregou o Pe. Kaíque Batista.

A paroquiana Cida Camargo, que participa todos os anos da programação da Semana Santa, disse  que é um privilégio participar do Tríduo Pascal. “Eu e toda minha família, viemos aqui pra Serra todos os anos pra viver esse momento tão importante da nossa religião. E assim, celebrar um pouquinho da paixão e morte de Jesus Cristo aqui nesse monte. Para nós é um momento de retiro espiritual mesmo,  para que a gente possa fazer essa experiência da paixão e no domingo a gente possa realmente sair renovado com Jesus Cristo”.

Leia Também:  Júnior Geo cobra concurso para a Guarda Metropolitana de Palmas

Após a celebração, foi realizada uma prévia da Via Sacra encenada, seguida de louvor e adoração.

Lava-pés

A missa do Lava-Pés é uma tradição católica, baseada no relato de João 13:1–17, que simboliza o exemplo de humildade deixado por Jesus Cristo. A quinta-feira da Semana Santa foi o dia da última ceia, na qual Jesus ofereceu a Deus o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho e os entregou para os apóstolos.  Nesta noite, a qual foi entregue a seus algozes, Jesus lavou os pés dos discípulos e então, inicia-se a celebração do Tríduo Pascoal, que é a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA