CIDADES
Hospital Infantil promove Campanha de Higienização das Mãos
Procedimento deve ser realizado antes e depois do contato com os pacientes, para evitar contaminação.

Você sabe lavar as mãos? E higienizar com a técnica correta? Era esse tipo de pergunta que a coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Dádiva Carvalho de Moraes, fazia aos profissionais e acompanhantes do Hospital Infantil de Palmas (HIP), para sensibilizá-los com relação à higienização correta das mãos, visando à prevenção e controle de infecções hospitalares.
“Esse trabalho também está sendo feito com acompanhantes e visitantes do hospital, por isso montamos a sala de espera falando sobre infecção hospitalar, principalmente com os pacientes que vêm para fazer cirurgia e também aqueles pacientes que estão vindo para regresso”, explicou.
Além disso, a coordenadora falou sobre a dinâmica da campanha. “Para atingir todos os profissionais montamos uma equipe que vai aos setores em todos os períodos de trabalho, manhã, tarde e noite, e orienta profissionais sobre a técnica correta de higienizar as mãos”, destacou.
Maneira correta de higienizar
A equipe trabalha com os passos elaborados a partir de estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e o profissional tem cinco momentos cruciais para fazer a higienização.
“Ele deve fazer antes do contato com o paciente, antes da realização de procedimento asséptico, após o risco de exposição a fluídos corporais, após o contato com o paciente e após o contato com as áreas próximas ao paciente”, explicou.
A enfermeira reforçou ainda que realizando a técnica correta, até 90% de incidência de infecção hospitalar é diminuída. “Mas reforço que tem que ser a técnica certa, que abrange a lavagem, o tempo e a fricção correta. Tem que lembrar dos passos: a fricção das palmas das mãos, dorso, articulações, dedos, limpeza das unhas e dos polegares. Após isso, as mãos vão estar seguras para trabalhar com o paciente”, destacou.
Dinâmica de verificação
Após a abordagem e orientações da equipe da CCIH, os servidores e acompanhantes passavam pela avaliação para certificarem se fizeram a higienização correta. Uma dinâmica em que utilizavam solução fluorescente nas mãos com álcool gel, realizando os passos ensinados, e as inseriam em uma caixa totalmente escura, com luz negra, onde observam os pontos em que a limpeza não foi realizada de forma correta.
A diretora geral do HIP, Leiliane Alves, realizou o procedimento e constatou que alguns pontos tinham que ser melhorados. “Achei super interessante a dinâmica, mesmo tendo o hábito constante de lavar, vemos que precisamos melhorar. Toda vez que saio e entro na sala eu lavo as mãos e fiquei surpresa que ainda ficou uma pequena área na face superior da mão para lavar. Com a caixa vemos quem realmente conseguiu lavar da forma correta e quem não conseguiu”, disse reforçando que os funcionários estão tendo a oportunidade de verificar a real importância de ter as mãos realmente limpas.
A técnica em radiologia, Virgínia Carvalho de Almeida, que também participou da dinâmica, disse que o tema é de real importância para todos. “Acho que cada profissional deve passar por essa experiência para ver que por mais que você ache que está lavando as mãos precisa melhorar em algum passo. Deu pra comprovar isso com a caixa. Acho fantástico esse tipo de abordagem, porque é uma forma de evitar muitos tipos de contaminações por falta da lavagem correta das mãos dos profissionais envolvidos.
Concurso de frases
Com intuito de envolver os servidores, colaboradores e parceiros do hospital, está ocorrendo ainda o concurso de frases que foi aberto no dia 20 e segue até o dia 25 deste mês. O concurso visa escolher as melhores frases com o tema infecção hospitalar. “Uma comissão foi formada e vai divulgar o resultado na quarta-feira, 25. A premiação será uma bela cesta de café da manhã”, disse a coordenadora, Dádiva Moraes.

CIDADES
Fé e tradição marcam a quinta-feira Santa na Serra do Estrondo

Mais uma vez, a Serra do Estrondo foi palco de um dos momentos mais marcantes da Semana Santa em Paraíso do Tocantins. Na noite desta quinta-feira,17, centenas de fiéis se reuniram para vivenciar uma jornada de fé, reflexão e comunhão com a missa do Lava-pés e Instituição da Eucaristia, seguida de muito louvor e adoração.
A celebração, organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Cultura, em parceria com as Paróquias São José Operário e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, reuniu pessoas de todas as idades e o cartão-postal da cidade, mais uma vez foi tomado por orações e simbolismos cristãos que emocionaram os presentes.
O prefeito de Paraíso, Celso Morais, que participou do ritual do lava-pés, destacou a importância do evento para a comunidade católica. “É uma grande alegria participar deste momento que representa humildade, serviço e amor ao próximo. Queremos agradecer o sim de cada um que está aqui nesta noite. Ver essa celebração com tanta organização e significado, mostra como a fé e o cuidado com o outro podem transformar a nossa sociedade”.
“O lava-pés deve ser evidenciado no nosso dia-a-dia, em atitudes sinceras de doação. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos servidos. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos agradados. Mas nós precisamos reconhecer que para buscar a vida eterna, para alcançar a salvação, nós precisamos muitas vezes nos rebaixar. Jesus se entrega inteiramente e nos dá em corpo e sangue, para que nós possamos nos fortalecer”, pregou o Pe. Kaíque Batista.
A paroquiana Cida Camargo, que participa todos os anos da programação da Semana Santa, disse que é um privilégio participar do Tríduo Pascal. “Eu e toda minha família, viemos aqui pra Serra todos os anos pra viver esse momento tão importante da nossa religião. E assim, celebrar um pouquinho da paixão e morte de Jesus Cristo aqui nesse monte. Para nós é um momento de retiro espiritual mesmo, para que a gente possa fazer essa experiência da paixão e no domingo a gente possa realmente sair renovado com Jesus Cristo”.
Após a celebração, foi realizada uma prévia da Via Sacra encenada, seguida de louvor e adoração.
Lava-pés
A missa do Lava-Pés é uma tradição católica, baseada no relato de João 13:1–17, que simboliza o exemplo de humildade deixado por Jesus Cristo. A quinta-feira da Semana Santa foi o dia da última ceia, na qual Jesus ofereceu a Deus o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho e os entregou para os apóstolos. Nesta noite, a qual foi entregue a seus algozes, Jesus lavou os pés dos discípulos e então, inicia-se a celebração do Tríduo Pascoal, que é a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo.
-
Edicao Digital1 dia atrás
Edição Digital de 22 de Abril de 2025
-
PALMAS6 dias atrás
Deputada Janad Valcari promove 3ª edição da Semana da Arte, Cultura e Empreendedorismo na Aleto
-
PALMAS5 dias atrás
Missa do Lava pés inicia o Tríduo Pascal na Matriz Nossa Senhora Aparecida em Taquaralto
-
PUBLICIDADE LEGAL1 dia atrás
Edital de Convocação Assembléia Geral Ordinária da Empresa Agro Industrial de Cereais Verdes Campos S/A
-
PALMAS6 dias atrás
Sorteio do ‘Nota Palmense Premiada’ acontece neste sábado, 19
-
PALMAS5 dias atrás
Prefeito Eduardo Siqueira Campos leva diversão ao CMEI Juscéia Garbelini ao se fantasiar de coelho da Páscoa
-
PALMAS2 dias atrás
Prefeitura de Palmas encerra programação da Páscoa dos Sonhos e reúne famílias com música, cultura e gastronomia
-
PALMAS6 dias atrás
Escola de Governo abre inscrições para curso de capacitação e aperfeiçoamento em elaboração de leis e normas