PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Hospital Regional de Porto Nacional ganha mais 26 leitos

Os novos leitos vão beneficiar mais de 108 mil habitantes da Região de Saúde Amor Perfeito, que compreende 13 municípios. A entrega será feita nesta terça-feira, 05.

Publicado em

Contribuindo com a política de promoção da qualidade, agilidade e ampliação do atendimento à população, o Governo do Estado entrega nesta terça-feira, 5, às 8h30, mais 26 leitos no Hospital Regional de Porto Nacional (HRP). Os novos leitos vão beneficiar mais de 108 mil habitantes da Região de Saúde Amor Perfeito, que compreende 13 municípios.

 

A ampliação do hospital é resultado de parceria do Executivo Estadual com o Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC) e, segundo a diretora geral da unidade, Leonilda Martins de Almeida Barros, propiciará um grande avanço no atendimento à população. “Atualmente fazemos uma média de 3.050 atendimentos por mês e, sem dúvida, com estes novos leitos teremos condições de ampliar a realização de cirurgias e mais pacientes serão atendidos, mantendo a qualidade que a comunidade merece”, destacou.

 

Com a entrega dos 26 leitos, o HRP passará a ter 101 leitos que recebem pacientes das seguintes especialidades: cirurgia geral, ortopedia, bucomaxilo facial, cirurgias ginecológicas eletivas, cabeça e pescoço e clínica médica. A nova ala é totalmente equipada e conta com posto de enfermagem.

Leia Também:  MPE cobra realização de concurso público em Porto Nacional

 

Para o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, os leitos são mais uma conquista da população e mostram o compromisso da atual gestão em oferecer uma assistência digna, com qualidade e humanizada. “Com apoio do governador Marcelo Miranda e com esforço e dedicação de toda a equipe da Saúde se consegue resolver os problemas e atender as demandas que a saúde pública do Tocantins exige. O compromisso de todos é com a prestação de um serviço cada vez melhor, humanizado para benefícios da população”, afirmou.

 

Visita ao Tia Dedé

Ainda nesta terça o Hospital e Maternidade Tia Dedé também será visitado.
Em parceria com a comunidade, a atual gestão realizou adequações na unidade que tem possibilitado melhorias no atendimento, a exemplo da humanização da estrutura da recepção, instalação da sala de classificação de risco e implantação do Posto de Coleta de Leite Humano.

 

O Hospital e Maternidade Tia Dedé é uma unidade de urgência e emergência, com pronto socorro infantil que atende aos casos de patologias clínicas de crianças de 0 a 11 anos e 11 meses de idade e com pronto socorro ginecológico e obstétrico que atende gestantes nas intercorrências da gestação, no acompanhamento da gravidez de alto risco e no parto, e intercorrências relacionadas ao aparelho reprodutor feminino.

Leia Também:  Palmas já conta com mais de 30 mil microempreendedores

 

A unidade também colabora para o planejamento familiar no controle de natalidade, através de métodos contraceptivos e esterilização voluntária, além de oferecer serviços de internação, com a capacidade instalada de 50 leitos.

 

Região Amor Perfeito

 

Fazem parte da Região de Saúde Amor Perfeito os municípios de Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Chapada da Natividade, Fátima, Ipueiras, Mateiros, Monte do Carmo, Natividade, Oliveira de Fátima, Pindorama, Ponte Alta do Tocantins, Santa Rosa e Silvanópolis que contam com unidades básicas de saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Serviço Móvel de Urgência (Samu), Centro Estadual de Reabilitação (CER), Hospital e Maternidade Tia Dedé, dentre outros serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) do Tocantins.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Fé e tradição marcam a quinta-feira Santa na Serra do Estrondo

Published

on

Mais uma vez, a Serra do Estrondo foi palco de um dos momentos mais marcantes da Semana Santa em Paraíso do Tocantins. Na noite desta  quinta-feira,17, centenas de fiéis se reuniram para vivenciar uma jornada de fé, reflexão e comunhão com a missa do Lava-pés e Instituição da Eucaristia, seguida de muito louvor e adoração.

A celebração, organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Cultura, em parceria com as Paróquias São José Operário e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, reuniu pessoas de todas as idades e o cartão-postal da cidade, mais uma vez foi tomado por orações e simbolismos cristãos que emocionaram os presentes.

O prefeito de Paraíso, Celso Morais, que participou do ritual do lava-pés, destacou a importância do evento para a comunidade católica. “É uma grande alegria participar deste momento que representa humildade, serviço e amor ao próximo. Queremos agradecer o sim de cada um que está aqui nesta noite. Ver essa celebração com tanta organização e significado, mostra como a fé e o cuidado com o outro podem transformar a nossa sociedade”.

Leia Também:  MPE cobra realização de concurso público em Porto Nacional

“O lava-pés deve ser evidenciado no nosso dia-a-dia, em atitudes sinceras de doação. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos servidos. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos agradados. Mas nós precisamos reconhecer que para buscar a vida eterna, para alcançar a salvação, nós precisamos muitas vezes nos rebaixar. Jesus se entrega inteiramente e nos dá em corpo e sangue, para que nós possamos nos fortalecer”, pregou o Pe. Kaíque Batista.

A paroquiana Cida Camargo, que participa todos os anos da programação da Semana Santa, disse  que é um privilégio participar do Tríduo Pascal. “Eu e toda minha família, viemos aqui pra Serra todos os anos pra viver esse momento tão importante da nossa religião. E assim, celebrar um pouquinho da paixão e morte de Jesus Cristo aqui nesse monte. Para nós é um momento de retiro espiritual mesmo,  para que a gente possa fazer essa experiência da paixão e no domingo a gente possa realmente sair renovado com Jesus Cristo”.

Leia Também:  Palmas já conta com mais de 30 mil microempreendedores

Após a celebração, foi realizada uma prévia da Via Sacra encenada, seguida de louvor e adoração.

Lava-pés

A missa do Lava-Pés é uma tradição católica, baseada no relato de João 13:1–17, que simboliza o exemplo de humildade deixado por Jesus Cristo. A quinta-feira da Semana Santa foi o dia da última ceia, na qual Jesus ofereceu a Deus o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho e os entregou para os apóstolos.  Nesta noite, a qual foi entregue a seus algozes, Jesus lavou os pés dos discípulos e então, inicia-se a celebração do Tríduo Pascoal, que é a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA