PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

IFTO reúne cerca de 500 estudantes para competições

O 6º Jifto acontece entre os dias 13 e 17 de junho no ginásio de esportes do Campus de Palmas. Diversas modalidades esportivas serão disputadas pelo estudantes.

Publicado em

Estudantes, professores, atletas, técnicos esportivos e comunidade acadêmica se reúnem nesta segunda-feira, 13, para a 6ª edição dos Jogos Internos do Instituto Federal do Tocantins (Jifto). A competição esportiva recebe cerca de 500 estudantes atletas dos campi Araguatins, Colinas do Tocantins, Araguaína, Porto Nacional, Dianópolis, Gurupi, Pedro Afonso, Paraíso do Tocantins e Palmas. A solenidade de abertura será às 10h, no ginásio de esportes do Campus Palmas, unidade que sediará todo o evento, e contará com a recepção das delegações, acendimento da pira olímpica e apresentações culturais. O Jifto acontece entre os dias 13 e 17 de junho.

Ao longo de toda a semana, estudantes-atletas disputarão, nas modalidades masculina e feminina, competições individuais e coletivas de futebol; voleibol; vôlei de praia; basquete; atletismo; tênis de mesa; xadrez; natação e judô. Todas as competições serão realizadas nas instalações do Campus Palmas, com exceção da modalidade atletismo, que será praticada na recém-inaugurada pista internacional de atletismo do Complexo Olímpico Heróis do Araguaia, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Leia Também:  Funcionário é resgatado de dentro de um poço em Goiatins-TO

A pró-reitora de Extensão Paula Karini Amorim destacou a importância do incentivo à prática de esporte na formação dos estudantes. “Os Jogos Internos do Instituto Federal do Tocantins são uma das estratégias de auxílio do processo de ensino e de aprendizagem que dispomos. Professores e professoras, treinadores, técnicos, alunos, alunas e atletas têm a oportunidade de interagir e trocar experiências que certamente marcarão o seu processo formativo. É esse o sentido dos jogos expresso nos princípios que os sustentam: educação, conhecimento, respeito, humanização e democracia. Acreditamos que a integração corpo e mente contribui para o desenvolvimento integral dos nossos alunos”, disse.

O estudante Jadson Santos, 16 anos, do curso Técnico em Informática do Campus Araguaína, vai participar dos jogos pela primeira vez e conta que a competição o motivou a praticar esporte. “Estou muito animado. Já estou treinando há um ano atletismo e isso melhorou muito o meu rendimento físico e escolar. Recebi as orientações e dicas do professor de Educação Física do campus nos meus treinos. Estou muito empolgado a alcançar um bom resultado”, afirmou, ressaltando que tem participado também de outras competições no município de Araguaína.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Porto Nacional promove ação de conscientização no Dia Mundial da Água com gincana ecológica na orla

Published

on

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos e Meio Ambiente (ARPN), iniciou na segunda-feira (24) uma programação especial com o tema “Orla linda é Orla limpa”. O objetivo é conscientizar a população sobre a preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente.

A ação contou com a participação de alunos da APAE, que se envolveram em uma gincana ecológica na orla da cidade, próximo ao antigo flutuante do João Terror. A atividade, ministrada pela analista ambiental Sonaira Parente, teve caráter lúdico e educativo, promovendo integração e conscientização sobre a importância da água e da limpeza dos espaços públicos.

“Nosso objetivo hoje foi reforçar a necessidade de separar os resíduos recicláveis, que devem ser encaminhados à associação responsável, enquanto o lixo comum deve ser destinado ao aterro sanitário. Queremos divulgar a forma correta de descarte e lembrar que o lixo não deve ficar na orla, nem no lago, mas sim nas lixeiras adequadas”, explicou Sonaira.

A secretária executiva do Meio Ambiente, Wislane Viana, destacou que a programação seguirá até 31 de março, com ações em Porto Nacional e no distrito de Luzimangues. “Iniciamos hoje uma série de atividades, incluindo palestras para alunos da rede municipal e ações na orla de Luzimangues. Além disso, nesta terça-feira (25), realizaremos o plantio de mudas nativas no projeto ‘Plantando Águas’, na area de preservação permanente (APP) do Córrego Francesquinha, próximo ao setor Praia Bela”, afirmou.

Leia Também:  Município de Gurupi tem 180 dias para adotar medidas de acessibilidade nas vias públicas

A Base Fortins Ambiental, empresa responsável pelo aterro sanitário do município, também participou do evento. O engenheiro Tales Gonçalves reforçou a importância da parceria entre poder público e iniciativa privada para a promoção de práticas sustentáveis. “Somos responsáveis pela gestão do aterro sanitário e estamos comprometidos em contribuir com ações ambientais no município. Sempre que houver iniciativas como essa, estaremos presentes para apoiar a sociedade portuense”, declarou.

Programação Completa:

•    25/03  – 15h (Terça-feira): Plantio de mudas nativas do cerrado, às margens do córrego Francisquinha.

•    31/03 – 14h (Segunda-feira): Palestra na orla de Luzimangues.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA