CIDADES
IML descarta suspeita de morte de banhista por ataque de jacaré
Não procede os exames realizados no material orgânico e ósseos encontrados no interior do jacaré, suspeito de atacar e matar um banhista na região urbana de Araguacema.

Com a aproximação da temporada de praias no Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), esclarece que exames realizados na matéria orgânica e nos fragmentos ósseos encontrados no interior do jacaré-açu, suspeito de atacar e matar um banhista na região urbana de Araguacema, não procede. O descarte da suspeita ocorreu após o Instituto de Medicina Legal do Tocantins (IML) ter divulgado a realização de exames anatomopatológico e antropológico definitivos.
Segundo o perito médico legista, Jorge Pereira Guardiola, diretor do IML, após a realização dos dois exames não há necessidade do exame de DNA por não se tratar de material humano. “No exame microscópico, inclusive a medula óssea foi examinada. Para chegar ao resultado final, o material ósseo foi submetido à descalcificação em meio ácido e laminados, corados com Hematoxilina (HE)/Eosina e analisados sobre microscopia óptica”, explicou o perito, ressaltando que, mesmo durante o exame macroscópico, feito no mês de abril pelo Instituto, a coloração e a textura da pele, comparada com material humano, já indicava a desnecessidade do exame de DNA.
Diante do laudo do IML, o Naturatins tranquiliza os turistas que irão frequentar as praias do Rio Araguaia que se formam no município de Araguacema e reforça a atenção e cuidados que os visitantes devem ter por ocasião da temporada de férias, quando o local é bem frequentado. De acordo com a médica veterinária e supervisora de fauna do Naturatins, Grasiela Pacheco, em caso de suspeitas de ataques por animais silvestres, à comunidade deve solicitar o auxílio do Instituto e aguardar resultados da averiguação técnica, informou.
A supervisora alerta que reincidência de casos de mortes por retaliação está sendo observada e registrada. “A fauna silvestre mantém um papel importante no equilíbrio da cadeia alimentar e promove o controle populacional entre as espécies, evitando que a superpopulação de um único tipo se torne praga e promova um descontrole no ecossistema, como os casos de piranha”, disse a supervisora.
Já o engenheiro ambiental e diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto, Maurício Araújo, destacou que matar animais silvestres é crime. E ressaltou que apesar do animal geralmente se afastar com a movimentação em águas rasas, as pessoas não deve se descuidar. “A maioria das pessoas já sabem, que é importante não incentivar a aproximação do animal, evitando jogar restos de comida nas proximidades de locais de banhos. Também é importante evitar mergulhos em águas profundas e especialmente em locais com pouca movimentação, em períodos próximos ao anoitecer”, orientou o diretor.
Jacaré-açu
A suspeita de ataque a Rogério Marques de Oliveira, de 41 anos, aconteceu no último mês de abril. O material examinado pelo IML foi encontrado na barriga de um jacaré-açu, por parentes do homem desaparecido dias antes, na região de Araguacema. Até então, os familiares acreditavam que os restos fossem parte do corpo do familiar.

CIDADES
Com recurso do Estado do Tocantins, prefeitura de Dianópolis realiza obras de infraestrutura no município

O Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego segue promovendo melhorias na infraestrutura no Tocantins. Os 139 municípios do Estado estão em constante desenvolvimento e os investimentos provenientes do Programa, são destinados para obras estruturantes de zonas urbanas e rurais.
O município de Dianópolis já recebeu a primeira parcela do investimento no valor de R$ 666 mil. A verba será destinada para pavimentação de vias urbanas nos setores Nova Cidade e Santa Luzia. De acordo com o prefeito de Dianópolis, José Salomão Jacobina Aires, o projeto possui grande importância para o desenvolvimento da região. “Os recursos recebidos neste momento estão sendo destinados para a pavimentação de cerca de 27 ruas com 28 mil metros de asfalto. Isso além de ser um impacto positivo para a gestão também promove o bem-estar da população, que é uma das nossas grandes prioridades”, ressalta.
Uma das principais cidades da região sudeste do Estado e com uma população de quase 22 mil habitantes, a cidade vem crescendo cada vez mais com o investimento em infraestrutura, melhorando a qualidade de vida da população. “Dianópolis é palco de vários pontos turísticos e uma cidade em pleno desenvolvimento. A pavimentação das vias urbanas é uma demanda reprimida por muito tempo, agora com a parceria entre Estado do Tocantins e os municípios, ajudará na construção dos asfaltos, promovendo qualidade de vida para a comunidade e turistas”, completa o gestor.
Ainda de acordo com o gestor, o crescimento econômico e populacional dos municípios está associado a vários fatores e principalmente à infraestrutura local.
Até o momento foram investidos R$ 277 milhões distribuídos aos 139 municípios do Tocantins. Os recursos estão sendo aplicados em obras de infraestrutura local, como pavimentação de vias públicas, complexos poliesportivos, praças, parques, pontes, bueiros, ciclovias e centro de lazer.
-
BRASIL4 dias atrás
Dia dos Pais: entenda origem da data no Brasil e no mundo
-
POLÍCIA3 dias atrás
Polícia Civil deflagra operação Absterge e desarticula organização criminosa que atuava no Tocantins e no Maranhão
-
Eleição6 dias atrás
Wanderlei Barbosa registra candidatura à reeleição como governador do Tocantins
-
CIDADES2 dias atrás
Atleta Paraolímpico, Wellington Almeida, de Colinas do Tocantins, é recordista na Regional das Paraolímpiadas Escolares de 2022
-
Edicao Digital3 dias atrás
Edição 368
-
Eleição3 dias atrás
Em Taguatinga, Ataídes Oliveira participa de Festejo e defende mais incentivo à valorização da cultura regional
-
CIDADES1 dia atrás
Nota de Esclarecimento
-
Eleição3 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa participa de missa do vaqueiro em Taguatinga e destaca importância tradicional do evento