PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Atuação institucional

Impulsionada por audiência pública, atuação do MPTO garante compensação imediata na conta de água de moradores de Sandolândia

Publicado em

A população de Sandolândia terá compensação financeira nas próximas contas de água após atuação do Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da Promotoria de Justiça de Araguaçu. Em termo de ajustamento de conduta (TAC) assinado nesta quinta-feira, 30, a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) assumiu o compromisso de cobrar apenas a tarifa mínima nas faturas dos meses de novembro e dezembro de 2025 e janeiro de 2026. A medida compensa os transtornos causados pelas falhas no abastecimento e pela baixa qualidade da água distribuída no município.

O acordo também é resultado de audiência pública realizada em 14 de outubro na Câmara Municipal de Sandolândia. O encontro contou com ampla participação popular e confirmou os problemas enfrentados pela comunidade, como interrupções frequentes no fornecimento e odor e cor alterados da água. A audiência foi conduzida no contexto de procedimento administrativo instaurado pelo MPTO, em 2024, para apurar a situação.

Pelo TAC, a ATS deverá ainda modernizar o sistema de abastecimento da cidade e apresentar, em até 90 dias, um plano detalhado de investimentos. O documento terá de incluir diagnóstico técnico do sistema, substituição de equipamentos obsoletos, melhorias na Estação de Tratamento de Água e aumento da capacidade de reservação. Em até 60 dias, a autarquia também terá de realizar limpeza completa dos reservatórios e publicar mensalmente os resultados das análises de qualidade da água.

Leia Também:  EMERGÊNCIA: Governo Federal adia o Concurso Nacional Unificado em todo o País

O termo prevê multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento das obrigações; e multa de R$ 100 mil, se persistirem falhas graves na continuidade ou na qualidade do serviço prestado pela ATS. Os valores poderão ser revertidos ao Fundo de Modernização e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público (Fump/TO) e para melhorias diretas no sistema de água de Sandolândia.

Responsável pelo caso, a Promotoria de Justiça de Araguaçu acompanhará o cumprimento das medidas até a completa regularização do serviço. O TAC tem validade de dois anos e poderá ser prorrogado, se necessário.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Prefeito de Porto Nacional decreta ponto facultativo na sexta-feira, 21 de novembro

Published

on

Medida será publicada no Diário Oficial desta terça-feira e atinge órgãos municipais; serviços essenciais mantêm funcionamento

A Prefeitura de Porto Nacional publicará, nesta segunda-feira, 17 de novembro, decreto do prefeito Ronivon Maciel que estabelece ponto facultativo nas repartições públicas municipais na próxima sexta-feira, 21 de novembro, um dia depois do feriado nacional e municipal do Dia de Zumbi e da Consciência Negra.

A medida, que segue procedimento adotado por quase todas as administrações públicas do Estado, atinge todos os órgãos da administração direta e indireta do município. A exceção fica com os serviços essenciais, que deverão manter o funcionamento normal para garantir o atendimento à população.

Serviços mantidos
Permanecem em funcionamento regular os setores de saúde (UPA) além dos serviços de limpeza urbana, segurança e outros considerados indispensáveis à continuidade do serviço público.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Concurso para prefeitura de Gurupi inscreve até dia 10 de outubro
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA