PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Interfaces do Novo Código do Processo Civil é tema nas conferências no MPE

Está sendo realizado um ciclo de estudos sobre o Novo Código de Processo Civil. O evento teve início na manhã desta segunda-feira, 22, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Palmas.

Publicado em

A legislação está sendo aplicada, mas ainda temos dúvidas quanto a sua aplicabilidade em razão de esta ser uma lei bastante inovadora e que requer um estudo profundo”. Com esta justificativa, o Coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf), Procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, abriu o II Ciclo de Estudos sobre o Novo Código de Processo Civil. O evento teve início na manhã desta segunda-feira, 22, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Palmas.

 

Voltado aos integrantes do Ministério Público, o Ciclo que aborda as interfaces do novo Código de Processo Civil também abriu oportunidade de aperfeiçoamento a todos os operadores do direito e estudantes. O Procurador-Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, falou sobre a importância da qualificação destes profissionais. “Nosso Código ficou obsoleto e virou uma colcha de retalhos, o que inviabilizou o funcionamento da justiça. Essas mudanças na lei processual trazem avanços para os profissionais do direito, mas principalmente para nossa sociedade, conferindo mais efetividade e celeridade no andamento dos processos”.

Leia Também:  MPE denuncia comerciante de Araguaína que tentou matar dois moradores de rua que estão em grave estado de saúde no HRA

 

O Promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo Ricardo José Gasques de Almeida abriu as discussões falando sobre o tema “A influência do Novo Processo Civil no Código de Processo Penal”. A segunda conferência da manhã foi ministrada pelo Promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais Marcelo de Oliveira Milagres, que discorreu sobre “Tutela Provisória e Atuação do Ministério Público”.

 

Além do Procurador-Geral de Justiça (PGJ) e do Coordenador do Cesaf, compuseram a mesa de honra o presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), Luciano Casaroti, parceiro do evento; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Manoel Pires; o juiz da corte eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral, Rubem Ribeiro; e a secretária-adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Tocantins, Graziela Tavares.

 

Os membros do Ministério Público que se encontram nas comarcas do interior têm a possibilidade de acompanhar todo o evento por meio do sistema de transmissão EAD do Cesaf. As conferências prosseguem até terça-feira, 23.

Leia Também:  MPE pede condenação de ex-prefeito de Sítio Novo por sacar R$ 45 mil da Prefeitura no período eleitoral sem prestar contas

 

Programação

 

22/08 (Segunda-feira)

 

14h – “Estabilização de decisão antecipatória”

Roberto Pinheiro Campos Gouveia Filho – Professor e pesquisador da Unicamp e vice-diretor da escola presencial do TRE de Pernambuco.

 

15h30 – “A Natureza Constitucional da vinculação dos precedentes obrigatórios”

Eduardo José da Fonseca Costa – Juiz Federal em Ribeirão Preto (SP) e Presidente da Associação Brasileira de Direito Processual.

 

 

23/08 (Terça-feira)

 

9h – “Ministério Público e Cooperação (parte I)”

Vicente de Paula Ataíde Júnior – Juiz Federal em Curitiba (PR)

 

10h30 – “Ministério Público e Cooperação (parte II)”

Vicente de Paula Ataíde Júnior – Juiz Federal em Curitiba (PR)

 

14h – “Repercussões do novo Código do Processo Civil na atuação do Ministério Público” Maria Carolina Silveira Beraldo – Promotora de Justiça de Minas Gerais.

 

15h30 – “Reflexos da Implementação do novo Código do Processo Civil na atuação do Ministério Público”

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Fé e tradição marcam a quinta-feira Santa na Serra do Estrondo

Published

on

Mais uma vez, a Serra do Estrondo foi palco de um dos momentos mais marcantes da Semana Santa em Paraíso do Tocantins. Na noite desta  quinta-feira,17, centenas de fiéis se reuniram para vivenciar uma jornada de fé, reflexão e comunhão com a missa do Lava-pés e Instituição da Eucaristia, seguida de muito louvor e adoração.

A celebração, organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Cultura, em parceria com as Paróquias São José Operário e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, reuniu pessoas de todas as idades e o cartão-postal da cidade, mais uma vez foi tomado por orações e simbolismos cristãos que emocionaram os presentes.

O prefeito de Paraíso, Celso Morais, que participou do ritual do lava-pés, destacou a importância do evento para a comunidade católica. “É uma grande alegria participar deste momento que representa humildade, serviço e amor ao próximo. Queremos agradecer o sim de cada um que está aqui nesta noite. Ver essa celebração com tanta organização e significado, mostra como a fé e o cuidado com o outro podem transformar a nossa sociedade”.

Leia Também:  Candidatos a vereador de Wagner iniciam campanha; confira relação completa

“O lava-pés deve ser evidenciado no nosso dia-a-dia, em atitudes sinceras de doação. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos servidos. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos agradados. Mas nós precisamos reconhecer que para buscar a vida eterna, para alcançar a salvação, nós precisamos muitas vezes nos rebaixar. Jesus se entrega inteiramente e nos dá em corpo e sangue, para que nós possamos nos fortalecer”, pregou o Pe. Kaíque Batista.

A paroquiana Cida Camargo, que participa todos os anos da programação da Semana Santa, disse  que é um privilégio participar do Tríduo Pascal. “Eu e toda minha família, viemos aqui pra Serra todos os anos pra viver esse momento tão importante da nossa religião. E assim, celebrar um pouquinho da paixão e morte de Jesus Cristo aqui nesse monte. Para nós é um momento de retiro espiritual mesmo,  para que a gente possa fazer essa experiência da paixão e no domingo a gente possa realmente sair renovado com Jesus Cristo”.

Leia Também:  Reeducandos da Cadeia de Barrolândia finalizam melhorias na unidade

Após a celebração, foi realizada uma prévia da Via Sacra encenada, seguida de louvor e adoração.

Lava-pés

A missa do Lava-Pés é uma tradição católica, baseada no relato de João 13:1–17, que simboliza o exemplo de humildade deixado por Jesus Cristo. A quinta-feira da Semana Santa foi o dia da última ceia, na qual Jesus ofereceu a Deus o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho e os entregou para os apóstolos.  Nesta noite, a qual foi entregue a seus algozes, Jesus lavou os pés dos discípulos e então, inicia-se a celebração do Tríduo Pascoal, que é a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA