CIDADES
Motoristas de carros do governo são atualizados com palestras

Como parte da programação do Maio Amarelo, campanha que busca disseminar informações e políticas para um trânsito seguro, os motoristas de órgãos estaduais e municipais participaram na tarde desta terça-feira, 24, de palestras sobre trânsito e cidadania, direção defensiva e primeiros socorros.
Segundo a gerente da Diretoria de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) da Secretaria de Estado da Saúde, Lorena Vasconcelos, “a ocorrência do envolvimento de motoristas oficiais em acidentes é o que o motivou este momento dentro da programação do Maio Amarelo, com temas direcionados exatamente a prevenção”, destacou.
Motorista profissional há 10 anos e há três atuando como motorista no Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran), Darison Matos disse que gostou do que viu nas palestras. “Acho que momentos como este são extremamente válidos, pois a gente tem sempre que se aperfeiçoar no que faz. Especialmente sobre os cuidados com primeiros socorros, a didática foi bem elaborada e esclarecedora. Graças a Deus nunca me envolvi em acidentes, mas caso aconteça ou presencie algum já sei como ajudar”, enfatizou.
Todas as atividades da programação da campanha foram pensadas para atingir diferentes segmentos da comunidade e, para garantir maior amplitude aos temas e informações disseminadas nas ações programadas para Palmas, todos os municípios tocantinenses foram orientados pela Secretaria de Saúde do Estado a desenvolver atividades relativas ao tema dando visibilidade ao laço amarelo, símbolo da campanha.
A programação do Maio Amarelo segue até o dia 31 deste mês, quando acontece uma blitz educativa na região Norte da Capital.
Óbitos por acidente
Os impactos do trânsito inseguro no sistema público de saúde não se resumem, infelizmente, a internações. Registros de óbitos no Tocantins também de 2015 mostram que 590 pessoas morreram em razão de ferimentos causados por acidente de trânsito como causa básica. Ainda neste universo de registros, o dado mais alarmante demonstra que 62,5% (369) dessas vítimas fatais tinham idade entre 20 e 49 anos, período em que muitos destes indivíduos já se enquadram no perfil economicamente ativo, ou seja, já podiam exercer ou já exerciam papéis de responsabilidade ou corresponsabilidade pela provisão financeira da própria família.

CIDADES
Proposta por Marcus Marcelo, construção da escola de tempo integral pode beneficiar mil estudantes do Costa Esmeralda

Para facilitar o acesso à educação e evitar a evasão escolar, o deputado estadual Marcus Marcelo (PL) solicita a construção da primeira unidade de ensino estadual no Setor Costa Esmeralda, em Araguaína, uma Escola de Tempo Integral, pois segundo ele, o formato atenderia melhor a região e beneficiaria mil estudantes.
“Esse investimento é de extrema importância para os jovens e crianças, pois garante o direito à educação com um método que oferece mais horas de ensino por meio de atividades extracurriculares ou culturais, além de servir de um ponto de apoio para os pais que precisam trabalhar, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da comunidade”, explicou o deputado.
Dentre as necessidades do requerimento apresentado, estão que o Costa Esmeralda não possui uma unidade de ensino estadual e está localizado mais distante do Centro da cidade. Para os jovens terem acesso ao Ensino Médio, dependendo da unidade, é preciso percorrer mais de 10 km, o que pode resultar no abandono do estudo.
Josefa Ferreira é presidente da ONG Mãos Estendidas e mora no Costa Esmeralda desde quando o setor foi criado, em 2014, sua casa fica próxima da praça e foi observando a ociosidade das crianças que começou o seu projeto, no qual oferece gratuitamente brincadeiras, reforço escolar, orientações sobre o primeiro emprego.
“Uma Escola de Tempo Integral ajudaria muito a comunidade, pois nós não conseguimos atender toda a demanda, porque no contraturno das aulas ainda existem muitas crianças que ficam na praça, porque é um setor afastado é mais difícil para as mães mandarem os filhos estudarem ou matricular em uma outra atividade fora do setor ”, complementa.
Mais vagas de ensino
O Costa Esmeralda está entre os bairros mais populosos de Araguaína e conta com mais de 7 mil moradores. Segundo Marcus Marcelo, o crescimento populacional da região também tem aumentado a demanda por vagas nas escolas. “A ausência de uma escola estadual no local tem gerado sobrecarga nas unidades vizinhas e dificultado o acesso à educação para muitas famílias, especialmente aquelas de baixa renda, precisamos mudar essa realidade”, analisou o deputado.
-
Estado6 dias atrás
Corregedoria-Geral da Justiça discute com prefeituras avanços nos processos de regularização fundiária no Tocantins
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrás
Prefeitura de Palmas inicia mutirão de emissão do Cadastro de Agricultura Familiar
-
PALMAS7 dias atrás
Novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social de Palmas serão escolhidos nesta quarta-feira, 12
-
FLASH SOCIAL6 dias atrás
Aniversário solidário: Governador Wanderlei Barbosa celebra mais um ano com ação beneficente
-
GERAL6 dias atrás
BRK esclarece sobre fatura e aviso de débito
-
NEGÓCIOS6 dias atrás
Está começando agora o podcast “Folha Capital” desta quarta-feira, 12 de março
-
NEGÓCIOS6 dias atrás
Gestor da LBV, Itamar Souza, Realiza Entrega de Kits Pedagógicos no Tocantins
-
CIDADES6 dias atrás
Caravana do Tocantins participa de mobilização em Brasília em defesa da PEC19