PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

MPE cobra fornecimento de água em Itaporã

Moradores da região relataram ao MPE que estão há sete dias sem água tratada para consumo na rede pública do município.

Publicado em

Foi ajuizada nesta segunda-feira, 29, uma Ação Civil Pública com pedido de concessão de liminar que obrigue a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) a restabelecer, em até cinco dias, o fornecimento de água tratada à população de Itaporã do Tocantins. Moradores da região relataram ao MPE que estão há sete dias sem água tratada para consumo na rede pública do município.

 

“A situação é grave, não só devido à falta de abastecimento, mas também pelo descaso da Agência Tocantinense de Saneamento. A falta de água vem causando grandes transtornos à população, o que configura flagrante violação aos direitos básicos do consumidor”, comentou o Promotor de Justiça Guilherme Cintra Deleuse, autor da Ação Civil Pública.

 

Ainda de acordo com Deleuse, moradores procuraram resolver o problema com os representes da ATS, mas não obtiveram resultado. Além do pedido liminar para o restabelecimento de água, o MPE também requer aplicação de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento, bem como que a Agência Tocantinense de Saneamento forneça água à população de Itaporã do Tocantins, por meio de caminhões-pipa, até que o serviço seja restabelecido.

Leia Também:  Radares de Araguaína e da BR-513 são verificados pela Agência Estadual de Metrologia

 

O Promotor de Justiça, por fim, requer a condenação da ATS ao pagamento de indenização aos consumidores lesados, nos termos do art. 95 do Código de Defesa do Consumidor.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Fé e tradição marcam a quinta-feira Santa na Serra do Estrondo

Published

on

Mais uma vez, a Serra do Estrondo foi palco de um dos momentos mais marcantes da Semana Santa em Paraíso do Tocantins. Na noite desta  quinta-feira,17, centenas de fiéis se reuniram para vivenciar uma jornada de fé, reflexão e comunhão com a missa do Lava-pés e Instituição da Eucaristia, seguida de muito louvor e adoração.

A celebração, organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Cultura, em parceria com as Paróquias São José Operário e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, reuniu pessoas de todas as idades e o cartão-postal da cidade, mais uma vez foi tomado por orações e simbolismos cristãos que emocionaram os presentes.

O prefeito de Paraíso, Celso Morais, que participou do ritual do lava-pés, destacou a importância do evento para a comunidade católica. “É uma grande alegria participar deste momento que representa humildade, serviço e amor ao próximo. Queremos agradecer o sim de cada um que está aqui nesta noite. Ver essa celebração com tanta organização e significado, mostra como a fé e o cuidado com o outro podem transformar a nossa sociedade”.

Leia Também:  Palmas confirma novo caso de coronavírus e já chega a 10

“O lava-pés deve ser evidenciado no nosso dia-a-dia, em atitudes sinceras de doação. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos servidos. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos agradados. Mas nós precisamos reconhecer que para buscar a vida eterna, para alcançar a salvação, nós precisamos muitas vezes nos rebaixar. Jesus se entrega inteiramente e nos dá em corpo e sangue, para que nós possamos nos fortalecer”, pregou o Pe. Kaíque Batista.

A paroquiana Cida Camargo, que participa todos os anos da programação da Semana Santa, disse  que é um privilégio participar do Tríduo Pascal. “Eu e toda minha família, viemos aqui pra Serra todos os anos pra viver esse momento tão importante da nossa religião. E assim, celebrar um pouquinho da paixão e morte de Jesus Cristo aqui nesse monte. Para nós é um momento de retiro espiritual mesmo,  para que a gente possa fazer essa experiência da paixão e no domingo a gente possa realmente sair renovado com Jesus Cristo”.

Leia Também:  Delegado ministra palestra sobre direito das mulheres e violência doméstica

Após a celebração, foi realizada uma prévia da Via Sacra encenada, seguida de louvor e adoração.

Lava-pés

A missa do Lava-Pés é uma tradição católica, baseada no relato de João 13:1–17, que simboliza o exemplo de humildade deixado por Jesus Cristo. A quinta-feira da Semana Santa foi o dia da última ceia, na qual Jesus ofereceu a Deus o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho e os entregou para os apóstolos.  Nesta noite, a qual foi entregue a seus algozes, Jesus lavou os pés dos discípulos e então, inicia-se a celebração do Tríduo Pascoal, que é a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA