CIDADES
MPE cobra segurança nas travessias dos banhistas em Pedro Afonso
Serão cobrados dos barqueiros os itens de segurança, a documentação das embarcações e dos condutores. Denúncias podem ser feitas em caso de constatação de irregularidades.

Visando garantir a segurança dos passageiros de barcos nas travessias dos rios Tocantins e Sono rumos às praias da região de Pedro Afonso, o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça de Pedro Afonso, promoveu na tarde desta quarta-feira, 06, reunião com as associações de barqueiros, barraqueiros, representantes do Município, Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins e polícias militar e civil.
Na ocasião, o Promotor de Justiça Luiz Antônio Francisco Pinto informou às autoridades presentes que o foco do encontro era orientar os barqueiros sobre os procedimentos de segurança que devem ser adotados e sobre a necessidade de fiscalizações durante a temporada de praia. Os órgãos fizeram suas ponderações acerca do assunto e relataram como serão realizados os trabalhos nas localidades.
Apesar do efetivo pequeno, a Capitania Fluvial, representada pela Tenente Vaneide Ferreira, lembrou que serão cobrados dos barqueiros os itens de segurança, a documentação das embarcações e dos condutores, lembrando ainda que no caso de constatação de irregularidades, as denúncias podem ser feitas por meio do telefone do plantão da Marinha.
Uma das preocupações colocadas pelo Capitão da Polícia Militar, Valdemir Silva Reis, foi quanto ao número excessivo de passageiros nas embarcações e ao controle da saída daquelas que estejam cumprindo devidamente as determinações impostas. A sugestão apontada é que a administração municipal proceda à organização das embarcações. “Os barqueiros devem cumprir as determinações de segurança, especialmente quanto ao uso de coletes e ao número máximo de passageiros permitido por embarcação. No caso de o passageiro se recusar a usar o colete, por exemplo, caso haja necessidade, a polícia militar deve ser acionada”, orientou Luiz Antônio.
O Delegado de Polícia Wlademir Costa de Oliveira ressaltou que a negligência de barqueiros pode gerar graves riscos à vida e que, em caso de mortes, eles poderão ser indiciados por homicídio culposo, podendo até responder por homicídio doloso.
A administração municipal informou que placas de orientações serão afixadas e que algumas ações serão definidas, em conjunto com os barqueiros.

CIDADES
Fé e tradição marcam a quinta-feira Santa na Serra do Estrondo

Mais uma vez, a Serra do Estrondo foi palco de um dos momentos mais marcantes da Semana Santa em Paraíso do Tocantins. Na noite desta quinta-feira,17, centenas de fiéis se reuniram para vivenciar uma jornada de fé, reflexão e comunhão com a missa do Lava-pés e Instituição da Eucaristia, seguida de muito louvor e adoração.
A celebração, organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Cultura, em parceria com as Paróquias São José Operário e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, reuniu pessoas de todas as idades e o cartão-postal da cidade, mais uma vez foi tomado por orações e simbolismos cristãos que emocionaram os presentes.
O prefeito de Paraíso, Celso Morais, que participou do ritual do lava-pés, destacou a importância do evento para a comunidade católica. “É uma grande alegria participar deste momento que representa humildade, serviço e amor ao próximo. Queremos agradecer o sim de cada um que está aqui nesta noite. Ver essa celebração com tanta organização e significado, mostra como a fé e o cuidado com o outro podem transformar a nossa sociedade”.
“O lava-pés deve ser evidenciado no nosso dia-a-dia, em atitudes sinceras de doação. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos servidos. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos agradados. Mas nós precisamos reconhecer que para buscar a vida eterna, para alcançar a salvação, nós precisamos muitas vezes nos rebaixar. Jesus se entrega inteiramente e nos dá em corpo e sangue, para que nós possamos nos fortalecer”, pregou o Pe. Kaíque Batista.
A paroquiana Cida Camargo, que participa todos os anos da programação da Semana Santa, disse que é um privilégio participar do Tríduo Pascal. “Eu e toda minha família, viemos aqui pra Serra todos os anos pra viver esse momento tão importante da nossa religião. E assim, celebrar um pouquinho da paixão e morte de Jesus Cristo aqui nesse monte. Para nós é um momento de retiro espiritual mesmo, para que a gente possa fazer essa experiência da paixão e no domingo a gente possa realmente sair renovado com Jesus Cristo”.
Após a celebração, foi realizada uma prévia da Via Sacra encenada, seguida de louvor e adoração.
Lava-pés
A missa do Lava-Pés é uma tradição católica, baseada no relato de João 13:1–17, que simboliza o exemplo de humildade deixado por Jesus Cristo. A quinta-feira da Semana Santa foi o dia da última ceia, na qual Jesus ofereceu a Deus o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho e os entregou para os apóstolos. Nesta noite, a qual foi entregue a seus algozes, Jesus lavou os pés dos discípulos e então, inicia-se a celebração do Tríduo Pascoal, que é a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo.
-
Edicao Digital1 dia atrás
Edição Digital de 22 de Abril de 2025
-
PALMAS6 dias atrás
Deputada Janad Valcari promove 3ª edição da Semana da Arte, Cultura e Empreendedorismo na Aleto
-
PALMAS5 dias atrás
Missa do Lava pés inicia o Tríduo Pascal na Matriz Nossa Senhora Aparecida em Taquaralto
-
PUBLICIDADE LEGAL1 dia atrás
Edital de Convocação Assembléia Geral Ordinária da Empresa Agro Industrial de Cereais Verdes Campos S/A
-
PALMAS6 dias atrás
Sorteio do ‘Nota Palmense Premiada’ acontece neste sábado, 19
-
PALMAS5 dias atrás
Prefeito Eduardo Siqueira Campos leva diversão ao CMEI Juscéia Garbelini ao se fantasiar de coelho da Páscoa
-
PALMAS2 dias atrás
Prefeitura de Palmas encerra programação da Páscoa dos Sonhos e reúne famílias com música, cultura e gastronomia
-
PALMAS6 dias atrás
Escola de Governo abre inscrições para curso de capacitação e aperfeiçoamento em elaboração de leis e normas