PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

MPE solicita o cumprimento de escalas do setor de obstetrícia do HRPG

MPE solicitou na justiça, a concessão de liminar que obrigue o governo do Estado a garantir o cumprimento imediato das escalas de plantão (24 h) do setor.

Publicado em

Com o objetivo de compelir o Estado do Tocantins a garantir o atendimento aos pacientes no setor de obstetrícia do Hospital Regional Público de Gurupi (HRPG), o Ministério Público Estadual (MPE) solicitou na justiça, a concessão de liminar que obrigue o governo do Estado a garantir o cumprimento imediato das escalas de plantão (24 h) do setor.

 

No documento, protocolado na última sexta-feira,15, o Promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes  destaca que o HRPG atende toda a macrorregião Sul do Estado (19 municípios), mas que a ausência de médicos e a constante falta de insumos e medicamentos vêm prejudicando a prestação do serviço. Lima ressalta que a situação deve se agravar, já que é previsto para o mês de agosto o afastamento de quatro profissionais: duas que entram em licença maternidade por seis meses, um que pediu exoneração e outro que irá se afastar para concorrer às eleições municipais. As informações foram repassadas ao MPE pela coordenação do Setor de Obstetrícia do hospital.

 

O Promotor de Justiça frisou que os problemas no HRPG são antigos e vêm se acumulando, sem resolução. Também informou que outras duas ações já foram protocoladas anteriormente pela 6ª Promotoria de Gurupi, requerendo aquisição de insumos, medicamentos e aparelhos,  preenchimento de todo o quadro de funcionários, aquisição de ambulância e melhoria geral das instalações do HRPG, além da garantia de atendimento ininterrupto no Pronto Socorro da unidade hospitalar. As duas ações têm sentença favorável da Justiça, porém estão pendentes em razão de recurso de apelação.

Leia Também:  Unidade de atendimento móvel vai percorrer Araguaína nesta semana

 

A ACP ajuizada no último dia 15 pede que, caso o Estado seja condenado e venha a não cumprir a sentença, fique obrigado a pagar multa diária no valor de R$10 mil.MPE solicita o cumprimento de escalas do setor de obstetrícia do HRPG.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Fé e tradição marcam a quinta-feira Santa na Serra do Estrondo

Published

on

Mais uma vez, a Serra do Estrondo foi palco de um dos momentos mais marcantes da Semana Santa em Paraíso do Tocantins. Na noite desta  quinta-feira,17, centenas de fiéis se reuniram para vivenciar uma jornada de fé, reflexão e comunhão com a missa do Lava-pés e Instituição da Eucaristia, seguida de muito louvor e adoração.

A celebração, organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Cultura, em parceria com as Paróquias São José Operário e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, reuniu pessoas de todas as idades e o cartão-postal da cidade, mais uma vez foi tomado por orações e simbolismos cristãos que emocionaram os presentes.

O prefeito de Paraíso, Celso Morais, que participou do ritual do lava-pés, destacou a importância do evento para a comunidade católica. “É uma grande alegria participar deste momento que representa humildade, serviço e amor ao próximo. Queremos agradecer o sim de cada um que está aqui nesta noite. Ver essa celebração com tanta organização e significado, mostra como a fé e o cuidado com o outro podem transformar a nossa sociedade”.

Leia Também:  Idosos a partir de 65 anos e forças de segurança pública começam a ser imunizados

“O lava-pés deve ser evidenciado no nosso dia-a-dia, em atitudes sinceras de doação. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos servidos. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos agradados. Mas nós precisamos reconhecer que para buscar a vida eterna, para alcançar a salvação, nós precisamos muitas vezes nos rebaixar. Jesus se entrega inteiramente e nos dá em corpo e sangue, para que nós possamos nos fortalecer”, pregou o Pe. Kaíque Batista.

A paroquiana Cida Camargo, que participa todos os anos da programação da Semana Santa, disse  que é um privilégio participar do Tríduo Pascal. “Eu e toda minha família, viemos aqui pra Serra todos os anos pra viver esse momento tão importante da nossa religião. E assim, celebrar um pouquinho da paixão e morte de Jesus Cristo aqui nesse monte. Para nós é um momento de retiro espiritual mesmo,  para que a gente possa fazer essa experiência da paixão e no domingo a gente possa realmente sair renovado com Jesus Cristo”.

Leia Também:  Amastha inaugura unidade do ‘Resolve Palmas’ no Capim Dourado Shopping

Após a celebração, foi realizada uma prévia da Via Sacra encenada, seguida de louvor e adoração.

Lava-pés

A missa do Lava-Pés é uma tradição católica, baseada no relato de João 13:1–17, que simboliza o exemplo de humildade deixado por Jesus Cristo. A quinta-feira da Semana Santa foi o dia da última ceia, na qual Jesus ofereceu a Deus o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho e os entregou para os apóstolos.  Nesta noite, a qual foi entregue a seus algozes, Jesus lavou os pés dos discípulos e então, inicia-se a celebração do Tríduo Pascoal, que é a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA