PALMAS

CIDADES

Musafir garante celeridade na implantação de UTI pediátrica em Araguaína

O secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, recebeu as mães para tranquilizá-los e informá-los sobre as providências que já vem tomando para implantação de dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.

Publicado em

O secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, e técnicos da Secretaria de Saúde receberam na tarde desta terça-feira, 20, representantes da Associação Mães que Amam (AMAM) de Araguaína para tranquilizá-los e informá-los sobre as providências que a secretaria já vem tomando para implantação de dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) naquele município.

 

O secretário Musafir reforçou que, por determinação do governador Marcelo Miranda, já existe previsão orçamentária da implantação dos leitos na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016-2019 e que esta gestão não tem medido esforços para oferecer à população esse serviço. “O projeto todo está caminhando para que saiam esses leitos e estamos nos trâmites burocráticos finais para conseguir essa implantação. Já temos o recurso para a aquisição dos equipamentos, o município vai fazer a reforma do espaço físico e o custeio será feito pelo Ministério da Saúde, com uma parte do Estado e outra do município. Também vamos ceder profissionais, técnicos em enfermagem e enfermeiros e caberá ao município de Araguaína ceder os médicos”, explicou o secretário.

 

A médica pediatra Vania Picassso, que faz parte da associação, disse que esta é uma reivindicação antiga, mas que agora é perceptível a vontade e o empenho do governo em ofertar o serviço. “Estamos nessa luta há anos e nunca conseguimos obter resultados. Agora, sendo recebidos pelo secretário e ele nos explicando como estão correndo as coisas, nós ficamos muito mais confiantes que vamos conseguir esse benefício. Temos que conseguir!’, disse a médica.

Leia Também:  Férias escolares são antecipadas na Rede Municipal de Educação de Tocantínia

 

Outro membro da associação, Luis Eduardo Tolentino e sua esposa Mayara Cabral reforçaram a fala da pediatra e disseram que vão levar boas notícias para Araguaína.  “É uma grande felicidade ser recebido pelo secretário de Estado da Saúde para tratar dessa UTI que nunca pôde ser instalada por conta de dificuldades financeiras. Estamos canalizando todos nossos esforços em prol dessa causa porque vai possibilitar o salvar a vida de muitas crianças. Acreditamos que esses leitos agora saiam”, disse Luis Eduardo Tolentino.

 

Presente na reunião, os deputados estaduais Elenil da Penha e Valderez Castelo Branco, que é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, endossaram o apoio à causa. Valderez, presidente da Comissão de Saúde, disse: “Nós, juntamente com a equipe da saúde, temos trabalhado diuturnamente para que isso se resolva o mais breve possível e vamos conseguir resolver. Eu sou testemunha e vejo o trabalho e a preocupação que o secretário de Saúde tem tido com esse assunto e o que depender deles e da Comissão de Saúde estaremos prontos para ajudar”, afirmou. Já o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Tocantins, Walter Ohofugi, disse que a Ordem tem a intenção de defender o interesse da sociedade, apoiar movimentos organizados, segmentos representativos e manter o diálogo com o poder executivo, sem omissão, para beneficiar a população. “Vamos dar todo apoio necessário para que consigamos beneficiar a população”, reforçou.

Leia Também:  Homem sofre traumatismo craniano após descer em tobogã na Assemp, em Palmas

 

No próximo dia 27, o secretário Musafir participa de encontro do Conselho Nacional de Secretários de Saúde em Brasília-DF, onde também vai pleitear apoio do Governo Federal. “Nesse encontro vamos ter uma audiência com o ministro da Saúde onde vamos tentar priorizar, avançar de alguma forma com esse processo de alocação dos recursos para a UTI pediátrica”, informou Musafir. Ficou agendada para o próximo dia 3 de agosto, às 10 da manhã, reunião na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Araguaína para tratar de aspectos técnicos necessários a implantação da UTI.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Com recurso do Estado do Tocantins, prefeitura de Dianópolis realiza obras de infraestrutura no município

Published

on

O Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego segue promovendo melhorias na infraestrutura no Tocantins. Os 139 municípios do Estado estão em constante desenvolvimento e os investimentos provenientes do Programa, são destinados para obras estruturantes de zonas urbanas e rurais.

O município de Dianópolis já recebeu a primeira parcela do investimento no valor de R$ 666 mil. A verba será destinada para pavimentação de vias urbanas nos setores Nova Cidade e Santa Luzia. De acordo com o prefeito de Dianópolis, José Salomão Jacobina Aires, o projeto possui grande importância para o desenvolvimento da região. “Os recursos recebidos neste momento estão sendo destinados para a pavimentação de cerca de 27 ruas com 28 mil metros de asfalto. Isso além de ser um impacto positivo para a gestão também promove o bem-estar da população, que é uma das nossas grandes prioridades”, ressalta.

Uma das principais cidades da região sudeste do Estado e com uma população de quase 22 mil habitantes, a cidade vem crescendo cada vez mais com o investimento em infraestrutura, melhorando a qualidade de vida da população. “Dianópolis é palco de vários pontos turísticos e uma cidade em pleno desenvolvimento. A pavimentação das vias urbanas é uma demanda reprimida por muito tempo, agora com a parceria entre Estado do Tocantins e os municípios, ajudará na construção dos asfaltos, promovendo qualidade de vida para a comunidade e turistas”, completa o gestor.

Leia Também:  Encerra amanhã registro das chapas que disputarão reitoria da UFT

Ainda de acordo com o gestor, o crescimento econômico e populacional dos municípios está associado a vários fatores e principalmente à infraestrutura local.

Até o momento foram investidos R$ 277 milhões distribuídos aos 139 municípios do Tocantins. Os recursos estão sendo aplicados em obras de infraestrutura local, como pavimentação de vias públicas, complexos poliesportivos, praças, parques, pontes, bueiros, ciclovias e centro de lazer.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA