CIDADES
Musafir garante celeridade na implantação de UTI pediátrica em Araguaína
O secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, recebeu as mães para tranquilizá-los e informá-los sobre as providências que já vem tomando para implantação de dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.

O secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, e técnicos da Secretaria de Saúde receberam na tarde desta terça-feira, 20, representantes da Associação Mães que Amam (AMAM) de Araguaína para tranquilizá-los e informá-los sobre as providências que a secretaria já vem tomando para implantação de dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) naquele município.
O secretário Musafir reforçou que, por determinação do governador Marcelo Miranda, já existe previsão orçamentária da implantação dos leitos na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016-2019 e que esta gestão não tem medido esforços para oferecer à população esse serviço. “O projeto todo está caminhando para que saiam esses leitos e estamos nos trâmites burocráticos finais para conseguir essa implantação. Já temos o recurso para a aquisição dos equipamentos, o município vai fazer a reforma do espaço físico e o custeio será feito pelo Ministério da Saúde, com uma parte do Estado e outra do município. Também vamos ceder profissionais, técnicos em enfermagem e enfermeiros e caberá ao município de Araguaína ceder os médicos”, explicou o secretário.
A médica pediatra Vania Picassso, que faz parte da associação, disse que esta é uma reivindicação antiga, mas que agora é perceptível a vontade e o empenho do governo em ofertar o serviço. “Estamos nessa luta há anos e nunca conseguimos obter resultados. Agora, sendo recebidos pelo secretário e ele nos explicando como estão correndo as coisas, nós ficamos muito mais confiantes que vamos conseguir esse benefício. Temos que conseguir!’, disse a médica.
Outro membro da associação, Luis Eduardo Tolentino e sua esposa Mayara Cabral reforçaram a fala da pediatra e disseram que vão levar boas notícias para Araguaína. “É uma grande felicidade ser recebido pelo secretário de Estado da Saúde para tratar dessa UTI que nunca pôde ser instalada por conta de dificuldades financeiras. Estamos canalizando todos nossos esforços em prol dessa causa porque vai possibilitar o salvar a vida de muitas crianças. Acreditamos que esses leitos agora saiam”, disse Luis Eduardo Tolentino.
Presente na reunião, os deputados estaduais Elenil da Penha e Valderez Castelo Branco, que é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, endossaram o apoio à causa. Valderez, presidente da Comissão de Saúde, disse: “Nós, juntamente com a equipe da saúde, temos trabalhado diuturnamente para que isso se resolva o mais breve possível e vamos conseguir resolver. Eu sou testemunha e vejo o trabalho e a preocupação que o secretário de Saúde tem tido com esse assunto e o que depender deles e da Comissão de Saúde estaremos prontos para ajudar”, afirmou. Já o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Tocantins, Walter Ohofugi, disse que a Ordem tem a intenção de defender o interesse da sociedade, apoiar movimentos organizados, segmentos representativos e manter o diálogo com o poder executivo, sem omissão, para beneficiar a população. “Vamos dar todo apoio necessário para que consigamos beneficiar a população”, reforçou.
No próximo dia 27, o secretário Musafir participa de encontro do Conselho Nacional de Secretários de Saúde em Brasília-DF, onde também vai pleitear apoio do Governo Federal. “Nesse encontro vamos ter uma audiência com o ministro da Saúde onde vamos tentar priorizar, avançar de alguma forma com esse processo de alocação dos recursos para a UTI pediátrica”, informou Musafir. Ficou agendada para o próximo dia 3 de agosto, às 10 da manhã, reunião na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Araguaína para tratar de aspectos técnicos necessários a implantação da UTI.

CIDADES
Fé e tradição marcam a quinta-feira Santa na Serra do Estrondo

Mais uma vez, a Serra do Estrondo foi palco de um dos momentos mais marcantes da Semana Santa em Paraíso do Tocantins. Na noite desta quinta-feira,17, centenas de fiéis se reuniram para vivenciar uma jornada de fé, reflexão e comunhão com a missa do Lava-pés e Instituição da Eucaristia, seguida de muito louvor e adoração.
A celebração, organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Cultura, em parceria com as Paróquias São José Operário e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, reuniu pessoas de todas as idades e o cartão-postal da cidade, mais uma vez foi tomado por orações e simbolismos cristãos que emocionaram os presentes.
O prefeito de Paraíso, Celso Morais, que participou do ritual do lava-pés, destacou a importância do evento para a comunidade católica. “É uma grande alegria participar deste momento que representa humildade, serviço e amor ao próximo. Queremos agradecer o sim de cada um que está aqui nesta noite. Ver essa celebração com tanta organização e significado, mostra como a fé e o cuidado com o outro podem transformar a nossa sociedade”.
“O lava-pés deve ser evidenciado no nosso dia-a-dia, em atitudes sinceras de doação. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos servidos. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos agradados. Mas nós precisamos reconhecer que para buscar a vida eterna, para alcançar a salvação, nós precisamos muitas vezes nos rebaixar. Jesus se entrega inteiramente e nos dá em corpo e sangue, para que nós possamos nos fortalecer”, pregou o Pe. Kaíque Batista.
A paroquiana Cida Camargo, que participa todos os anos da programação da Semana Santa, disse que é um privilégio participar do Tríduo Pascal. “Eu e toda minha família, viemos aqui pra Serra todos os anos pra viver esse momento tão importante da nossa religião. E assim, celebrar um pouquinho da paixão e morte de Jesus Cristo aqui nesse monte. Para nós é um momento de retiro espiritual mesmo, para que a gente possa fazer essa experiência da paixão e no domingo a gente possa realmente sair renovado com Jesus Cristo”.
Após a celebração, foi realizada uma prévia da Via Sacra encenada, seguida de louvor e adoração.
Lava-pés
A missa do Lava-Pés é uma tradição católica, baseada no relato de João 13:1–17, que simboliza o exemplo de humildade deixado por Jesus Cristo. A quinta-feira da Semana Santa foi o dia da última ceia, na qual Jesus ofereceu a Deus o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho e os entregou para os apóstolos. Nesta noite, a qual foi entregue a seus algozes, Jesus lavou os pés dos discípulos e então, inicia-se a celebração do Tríduo Pascoal, que é a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo.
-
PALMAS4 dias atrás
Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo na quinta-feira, 17
-
GERAL7 dias atrás
Vereadores da Câmara Municipal de Porto Nacional presta homenagem à vereadora Nassa Silva
-
PALMAS4 dias atrás
Eduardo Siqueira Campos recebe defensor público-geral para tratar de demandas sociais e de cidadania
-
PALMAS7 dias atrás
Eduardo Siqueira Campos dá posse a membros do Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas
-
PROCESSO SELETIVO4 dias atrás
Período de inscrições para concurso público do TRE-TO entra na reta final; prazo termina na quarta-feira, 16
-
Edicao Digital5 dias atrás
Edição Digital de 14 de Abril de 2025
-
PALMAS4 dias atrás
Saúde de Palmas dá início a Mobilização Nacional de Vacinação nas escolas e reforço da imunização para o HPV
-
Estado5 dias atrás
Tocantins ocupa 6ª posição nacional com maior volume de crédito concedido