CIDADES
OAB e Secretaria da Cidadania e Justiça acertam parceria
A parceria criará um espaço para os advogados se reunirem, com privacidade, com seus clientes da CPP (Casa de Prisão Provisória) de Palmas.

A OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins) e a Secretaria da Cidadania e Justiça acertaram, nesta segunda-feira, 4 de julho, uma parceria para criar um espaço para advogados poderem se reunir, com privacidade, com os seus clientes da CPP (Casa de Prisão Provisória) de Palmas. Nesta semana, advogados da Procuradoria de Defesa das Prerrogativas, da Comissão de Segurança Pública e Sistema Penitenciário e servidores da secretaria farão uma visita técnica conjunta à CPP para verificar como serão as obras de adequação do espaço.
A ideia é aproveitar o atual parlatório e remodelar o local, criando um ambiente no qual advogado e cliente possam se reunir com privacidade, conforme prevê a legislação, mas que não ocorre hoje.
A reunião desta segunda-feira contou com a presença do presidente da OAB, Walter Ohofugi, dos procuradores de Defesa de Prerrogativas, Jander Araújo e Gabriela Moura, dos advogados Thiago Praxedes e Heber Fidelis (membro da Comissão de Segurança Pública e Sistema Penitenciário), e da conselheira estadual Selaine Nolasco. Eles foram recebidos pela secretária Gleidy Braga e sua equipe de assessores do Sistema Prisional do Tocantins.
A secretária ressaltou que vê a OAB como uma instituição parceira e que vai ajudar a Ordem no atendimento das demandas dos advogados. “Nós aqui ajudamos a OAB a ter espaço em quase todos os conselhos”, lembrou Gleide Braga.
Durante a reunião, o procurador de Defesa Prerrogativas Jander Araújo explicou que atualmente existe uma falta de isonomia na CPP, pois os presos atendidos pela Defensoria estão tendo uma sala para conversar com os defensores, enquanto os que contratam advogado apenas podem falar via um interfone e mal conseguem enxergar o advogado. “Esta é uma das principais reclamações da advocacia criminal e precisamos alterar a situação, uma vez que o atendimento do advogado precisa ser individual e qualificado, com um contato próximo com o seu cliente”, ponderou o advogado.
A OAB vai ajudar na construção do espaço, inclusive com aporte financeiro e de material de construção, caso seja necessário.
Tornozeleiras
Ohofugi aproveitou, ainda, para destacar o trabalho da Secretaria de Cidadania e Justiça na obtenção de tornozeleiras eletrônicas para os detentos do regime semiaberto Gurupi e Araguaína. A distribuição das tornozeleiras eletrônicas é uma das principais reivindicações das audiências públicas do projeto Responsabilidade Compartilhada para Segurança Pública, iniciativa promovida conjuntamente pela OAB e pela Assembleia Legislativa. “Mesmo com a crise financeira, o que vemos é um trabalho sério e o interesse da pasta em atender as demandas da sociedade”, frisou Ohofugi.
Gleide Braga convidou os advogados para, nos próximos dias, conhecer a Central de Monitoramento dos presos com tornozeleira. Ohofugi aceitou o convite e a visita dos advogados ao local será feita em breve.

CIDADES
Fé e tradição marcam a quinta-feira Santa na Serra do Estrondo

Mais uma vez, a Serra do Estrondo foi palco de um dos momentos mais marcantes da Semana Santa em Paraíso do Tocantins. Na noite desta quinta-feira,17, centenas de fiéis se reuniram para vivenciar uma jornada de fé, reflexão e comunhão com a missa do Lava-pés e Instituição da Eucaristia, seguida de muito louvor e adoração.
A celebração, organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Cultura, em parceria com as Paróquias São José Operário e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, reuniu pessoas de todas as idades e o cartão-postal da cidade, mais uma vez foi tomado por orações e simbolismos cristãos que emocionaram os presentes.
O prefeito de Paraíso, Celso Morais, que participou do ritual do lava-pés, destacou a importância do evento para a comunidade católica. “É uma grande alegria participar deste momento que representa humildade, serviço e amor ao próximo. Queremos agradecer o sim de cada um que está aqui nesta noite. Ver essa celebração com tanta organização e significado, mostra como a fé e o cuidado com o outro podem transformar a nossa sociedade”.
“O lava-pés deve ser evidenciado no nosso dia-a-dia, em atitudes sinceras de doação. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos servidos. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos agradados. Mas nós precisamos reconhecer que para buscar a vida eterna, para alcançar a salvação, nós precisamos muitas vezes nos rebaixar. Jesus se entrega inteiramente e nos dá em corpo e sangue, para que nós possamos nos fortalecer”, pregou o Pe. Kaíque Batista.
A paroquiana Cida Camargo, que participa todos os anos da programação da Semana Santa, disse que é um privilégio participar do Tríduo Pascal. “Eu e toda minha família, viemos aqui pra Serra todos os anos pra viver esse momento tão importante da nossa religião. E assim, celebrar um pouquinho da paixão e morte de Jesus Cristo aqui nesse monte. Para nós é um momento de retiro espiritual mesmo, para que a gente possa fazer essa experiência da paixão e no domingo a gente possa realmente sair renovado com Jesus Cristo”.
Após a celebração, foi realizada uma prévia da Via Sacra encenada, seguida de louvor e adoração.
Lava-pés
A missa do Lava-Pés é uma tradição católica, baseada no relato de João 13:1–17, que simboliza o exemplo de humildade deixado por Jesus Cristo. A quinta-feira da Semana Santa foi o dia da última ceia, na qual Jesus ofereceu a Deus o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho e os entregou para os apóstolos. Nesta noite, a qual foi entregue a seus algozes, Jesus lavou os pés dos discípulos e então, inicia-se a celebração do Tríduo Pascoal, que é a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo.
-
PALMAS4 dias atrás
Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo na quinta-feira, 17
-
GERAL7 dias atrás
Vereadores da Câmara Municipal de Porto Nacional presta homenagem à vereadora Nassa Silva
-
PALMAS4 dias atrás
Eduardo Siqueira Campos recebe defensor público-geral para tratar de demandas sociais e de cidadania
-
PALMAS7 dias atrás
Eduardo Siqueira Campos dá posse a membros do Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas
-
PROCESSO SELETIVO4 dias atrás
Período de inscrições para concurso público do TRE-TO entra na reta final; prazo termina na quarta-feira, 16
-
Edicao Digital5 dias atrás
Edição Digital de 14 de Abril de 2025
-
PALMAS4 dias atrás
Saúde de Palmas dá início a Mobilização Nacional de Vacinação nas escolas e reforço da imunização para o HPV
-
Estado5 dias atrás
Tocantins ocupa 6ª posição nacional com maior volume de crédito concedido