PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Para OAB, tratamento a pacientes no HGP é indigno até para animais

Ao verificar a situação conversando com pacientes, funcionários e acompanhantes de pessoas doentes, classificaram o tratamento que as pessoas estão tendo no local como inqualificável.

Publicado em

Depois de acompanhar a rebelião de pacientes e acompanhantes nesta terça-feira, 29 de agosto, no HGP (Hospital Geral de Palmas), a OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins) prepara as medidas jurídicas em conjunto com o MPF (Ministério Público Federal),  MPE (ministério Público Estadual), DPU (Defensoria Pública da União) e DPE (Defensoria Pública Estadual) para buscar a normalização do atendimento as pessoas no estabelecimento.

 

Ao verificar a situação in loco, conversando com pacientes, funcionários e acompanhantes de pessoas doentes, o presidente da Comissão de Saúde da Ordem, Pabllo Félix, e o membro da mesma comissão Aristóteles Melo Braga, classificaram o tratamento que as pessoas estão tendo no local como inqualificável. “O que se viu no HGP não condiz com o tratamento de humanos, sequer enquanto animais, sendo que as dificuldades estatais, sejam elas advindas das vicissitudes econômicas do país, sejam da ineficiência da gestão, não podem negar vigência aos princípios e objetivos fundamentais da dignidade da pessoa humana e da promoção do bem de todos”, destacou o presidente da Comissão de Saúde.

Leia Também:  Adapec fecha laticínio clandestino em Colméia

 

Durante a rebelião, ao menos 122 pessoas na fila de espera por uma cirurgia bloquearam corredores e o centro cirúrgico do hospital. Entre as pessoas que protestavam, havia gente com fratura há 70 dias esperando para ser operado no hospital.

 

Muitas das pessoas que estão internadas aguardando cirurgias ocupam os corredores do hospital, que apresentam imensas filas dos dois lados. A tenda, montada no final de 2013 para ser provisória, já está incorporada definitivamente ao hospital. Superlotada, conta com pessoas com doenças respiratórias, doenças agudas e pacientes que aguardam cirurgias ortopédicas lado a lado. “O caso é deveras complexo, pois não é só o pai ou mãe de família que fica retido no HGP e demais hospitais da rede estadual aguardando uma cirurgia cujo tempo de espera é medido pela régua da eternidade, mas, também, seus acompanhantes. E o somatório do sofrimento conta, ainda, com a fome e a desassistência desse pai ou mãe de família aos seus dependentes”, frisou Pabllo Félix.

Leia Também:  Procon de São Paulo faz parceria para treinamento de multiplicadores no Tocantins

 

Na tenda, ao menos três dos cinco aparelhos de ar condicionado não estão funcionando. Conforme os funcionários, um dos equipamentos está estragado há quase 40 dias.

 

Sofrimento

Para Pabllo Félix, a situação atual é de total sofrimento e calamidade. “Enfim, todos sofrem: o doente admitido no hospital, porque não é curado; seus dependentes porque estão sem a devida assistência do provedor; a sociedade, pois paga o custo desnecessário de um paciente que já deveria estar recuperado e passa a conviver com a superlotação nosocomial causada, não necessariamente, mas especialmente, pela ausência de efetivas altas hospitalares”, explicou.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Coren-TO Incentiva o Aprimoramento Profissional com Capacitação em São Valério

Published

on

Nos próximos dias 23 e 24 de janeiro, o Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) realizará mais uma edição do Coren Capacita, iniciativa que busca promover o aperfeiçoamento técnico e a atualização profissional de enfermeiros, técnicos de enfermagem e estudantes da área.

O evento, que é gratuito, será sediado no Auditório Clemilson Costa Azevedo, em São Valério da Natividade, e oferecerá palestras abordando temas relevantes como Urgência e Emergência, Legislação e Ética na Enfermagem, além de uma ação motivacional destinada aos participantes.

Inscrições no local
Os interessados em participar do evento devem se inscrever diretamente no local, nos dias de realização. A proposta é democratizar o acesso à capacitação, aproximando o conhecimento técnico dos profissionais e estudantes em diversas localidades do estado.

Objetivo do Coren Capacita
O Coren Capacita tem como principal objetivo fortalecer a prática profissional da enfermagem no Tocantins, proporcionando formação contínua e ampliando as oportunidades de aprendizado e atualização. A iniciativa é uma resposta às demandas do setor, que exige profissionais cada vez mais qualificados e alinhados com as melhores práticas de atendimento.

Leia Também:  Colinas do Tocantins busca apoio junto ao Governo do Estado para investimentos na zona rural do município

Agenda do evento
Durante os dois dias de capacitação, os participantes poderão acompanhar palestras ministradas por especialistas na área, que compartilharão conhecimentos teóricos e práticos fundamentais para a atuação em cenários críticos, como situações de urgência e emergência, além de reforçar a importância da ética e da legislação na enfermagem.

Essa ação reforça o compromisso do Coren-TO com o desenvolvimento da enfermagem no estado e a valorização dos profissionais que atuam na linha de frente do cuidado

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA