PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Princesa Belga visita Aldeia e é batizada com nome Xerente

A princesa do Reino da Bélgica, Maria Esmeralda, foi recebida aos cantos e danças tradicionais pelo povo indígena Xerente na Aldeia Porteira.

Publicado em

Entoando cantos e danças tradicionais, o povo indígena Xerente recebeu nesta terça-feira, 05, na aldeia Porteira, a princesa do Reino da Bélgica, Maria Esmeralda Adelaida Liliana Ana Leopoldina, e o embaixador, Josef Smets. O encontro foi proporcionado pela Secretaria de Estado de Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Gerência de Proteção de Povos Indígenas.

 

Acompanhados pela secretária de Estado de Cidadania e Justiça, Gleidy Braga, e pela secretária de Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim, a princesa Maria Esmeralda foi batizada com o nome Waiti Xerente pelas mulheres Akwê Xerente durante cerimônia com cânticos e danças. O nome Wuati significa lua, a astro que ilumina o céu durante as noites. O embaixador Josef Smets também foi batizado pelos homens Akwê Xerente que deram o nome de Kumnãse Xerente, nome que significa autoridade e esperança em algo novo.

 

A visita aos povos indígenas do Tocantins rememora a viagem do pai da princesa, o rei Leopold III, ao Brasil na década de 1960, esta inspirou a princesa a fazer um percurso semelhante. Com a tradução do embaixador Josef Smets, a princesa Maria Esmeralda fez um pronunciamento destacando a emoção em ser recebida pelo povo Xerente. A princesa destacou ainda a impressionante riqueza e beleza da cultura xerente. E disse ainda que sempre sentiu em seu coração uma proximidade com os povos indígenas e que levará as reivindicações dos Xerente para o mundo.

Leia Também:  Gestantes cadastradas no Programa Bolsa Família podem solicitar benefício

 

 

O embaixador Josef Smets afirmou que será intensificada a aproximação da Bélgica com os povos indígenas do Brasil e que o importante trabalho iniciado pelo rei Leopold III será continuado pela princesa Maria Esmeralda. Destacou ainda que os diplomatas e embaixadores europeus estão conhecendo a realidade dos povos indígenas do Brasil. “O nosso trabalho e atuação enquanto diplomata é ter na cabeça a situação dos povos indígenas e levar a mensagem dos povos indígenas para as autoridades do Brasil e para os 24 embaixadores europeus”.

 

 

A secretária de Estado de Cidadania e Justiça, Gleidy Braga, destacou o diálogo entre o governo do Estado e os povos indígenas do Tocantins para construir políticas públicas. “O governo do Tocantins está trabalhando de forma transversal pautas que irão garantir direitos e dignidade aos povos indígenas do Tocantins e para isso contamos com a gerente de Proteção dos Povos Indígenas, Eliete Xerente, na Secretaria de Cidadania e Justiça”.

 

 

Exposição

Após a visita a Aldeia Porteira do povo Xerente a princesa Maria Esmeralda foi recepcionada pela vice-governadora, Cláudia Lelis, secretários de Estado e povo indígena Javaé no Palácio Araguaia para uma exposição cultural e fotográfica do acervo do governo do Estado.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Coren-TO Incentiva o Aprimoramento Profissional com Capacitação em São Valério

Published

on

Nos próximos dias 23 e 24 de janeiro, o Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) realizará mais uma edição do Coren Capacita, iniciativa que busca promover o aperfeiçoamento técnico e a atualização profissional de enfermeiros, técnicos de enfermagem e estudantes da área.

O evento, que é gratuito, será sediado no Auditório Clemilson Costa Azevedo, em São Valério da Natividade, e oferecerá palestras abordando temas relevantes como Urgência e Emergência, Legislação e Ética na Enfermagem, além de uma ação motivacional destinada aos participantes.

Inscrições no local
Os interessados em participar do evento devem se inscrever diretamente no local, nos dias de realização. A proposta é democratizar o acesso à capacitação, aproximando o conhecimento técnico dos profissionais e estudantes em diversas localidades do estado.

Objetivo do Coren Capacita
O Coren Capacita tem como principal objetivo fortalecer a prática profissional da enfermagem no Tocantins, proporcionando formação contínua e ampliando as oportunidades de aprendizado e atualização. A iniciativa é uma resposta às demandas do setor, que exige profissionais cada vez mais qualificados e alinhados com as melhores práticas de atendimento.

Leia Também:  UnirG comemora 34 anos de história

Agenda do evento
Durante os dois dias de capacitação, os participantes poderão acompanhar palestras ministradas por especialistas na área, que compartilharão conhecimentos teóricos e práticos fundamentais para a atuação em cenários críticos, como situações de urgência e emergência, além de reforçar a importância da ética e da legislação na enfermagem.

Essa ação reforça o compromisso do Coren-TO com o desenvolvimento da enfermagem no estado e a valorização dos profissionais que atuam na linha de frente do cuidado

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA