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Profissionais da Saúde são capacitados sobre contratos e licitações

O principal objetivo é apresentar aos profissionais a regulamentação, rotinas, procedimentos, orientações e subsídios que deverão ser observados pelos servidores públicos da Secretaria de Saúde.

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Com o intuito de desenvolver a capacidade técnica e conhecimento dos profissionais de saúde a respeito de licitações e contratos, bem como atender a um dos itens que constam no Plano de Ação apresentado à Justiça Federal no mês de maio, a Secretaria de Estado da Saúde em parceria com o Instituto de Contas 5 de Outubro, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), está ofertando o curso de fiscal de contrato.

 

O principal objetivo é apresentar aos profissionais a regulamentação, rotinas, procedimentos, orientações e subsídios que deverão ser observados pelos servidores públicos na fiscalização e acompanhamento da execução dos contratos administrativos celebrados pela Secretaria de Saúde.

 

A coordenadora de formação e aperfeiçoamento do TCE e responsável pela realização do curso, Sandra dos Santos, destaca que o treinamento é primordial na execução de tarefas importantes dentro do serviço público para que haja transparência.

 

“A partir do conhecimento sobre a função que exerce um fiscal de contrato, os servidores poderão executar melhor suas atividades, sabendo detectar possíveis problemas na execução dos serviços e relatando aos setores competentes para que possam tomar as devidas providências”, destaca a coordenadora.

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A fiscal de contrato do Hospital Geral de Palmas (HGP), Patrícia Cruz, disse que é grande a responsabilidade que o profissional tem de assegurar que a população receba o serviço que foi contratado e o curso capacita os servidores para exercer a função com mais segurança e qualidade. “A partir do que estou vendo no curso, vou ter mais conhecimento sobre minhas funções e possibilidades de intervenção, já que acompanho serviços essenciais dentro do HGP”, destacou.

 

A unidade que está dando suporte para que o curso aconteça é a Escola Tocantinense do SUS (Etsus) e a diretora, Laudecy Alves, ressalta que a parceria com o IC/TCE é fundamental e que é a primeira de uma série de ações que o Governo do Estado está trabalhando com vistas a modernização da gestão da saúde no Estado. “Com o aperfeiçoamento dos nossos servidores buscamos a eficiência na execução dos serviços e, consequentemente, melhorias para a saúde da nossa população”, observa.

 

A superintendente de Gestão Profissional e Educação na Saúde, Márcia Valéria, reforçou ainda que o curso é uma resposta as demandas da saúde em relação aos contratos. “O curso possibilita aos fiscais agirem com mais segurança e com conhecimento necessário as responsabilidades a eles atribuídas”, disse.

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Neste primeiro momento estão sendo capacitados 50 servidores fiscais. Destes, 32 são da Secretaria de Saúde, vindos dos 18 hospitais públicos,  e os demais de outras secretarias estaduais.

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Colinas do Tocantins avança para se tornar uma Smart City

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Você já ouviu falar em cidades inteligentes?
As Smart Cities, ou cidades inteligentes, são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida. Fazendo uso da tecnologia em seu processo de planejamento com a participação dos cidadãos.

E a Prefeitura de Colinas, está investindo cada vez mais, em tecnologia, para se tornar uma cidade inteligente. Após um diagnóstico completo sobre a performance do nosso município, podemos apontar diversas soluções inteligentes que estão tornando nossa cidade uma smart city.

As áreas da nossa cidade onde podemos identificar ações de uma smart city são na Tecnologia, Meio Ambiente e na Qualidade de Vida.

Das iniciativas tecnológicas já presentes em nossa cidade, podemos citar o 1Doc, uma poderosa plataforma que transforma os processos municipais convencionais e digitais, garantindo eficiência, rastreabilidade, economia e agilidade em um sistema completo que oferece, processos, documentos, protocolos, memorandos, e alvarás todos de forma digital e simplificada, desburocratizando processos, e desperdício de papel.

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A saúde vem sendo informatizada, com a implantação de um sistema de gerenciamento dos atendimentos do hospital municipal e das unidades básicas de saúde e também o sistema integrado de requisição e gestão de medicamentos e insumos para o Hospital Municipal.

Houve também a implantação de um novo sistema de emissão de nota fiscal eletrônica, possibilitando ao município uma economia de 99% na redução de custos com sistemas de emissão de notas fiscais.

Podemos citar ainda a iluminação pública que vem sendo implantada a tecnologia de iluminação com LED, que funciona através de sensor, reduzindo o desperdício de energia.

As cidades inteligentes possuem conexão direta com o meio ambiente, pois todos os recursos são aplicados de modo que tenhamos mais sustentabilidade. Por isso estão sendo disponibilizados pela cidade lixeiros de coleta seletiva, onde é possível fazer o descarte correto do lixo e também foram colocados alguns pontos de coleta do lixo eletrônico. Nascentes e córregos estão sendo revitalizados, como é o caso dos córregos Bacabinha e Sinhá. E ainda diversos projetos, como a Horta Orgânica, que promove uma alimentação mais saudável e sustentável.
E pensando na qualidade de vida dos cidadãos colinenses a prefeitura traz a obra do Parque turístico, que já está sendo executada, e proporcionará diversas opções de práticas esportivas e lazer, além disso todas as praças serão revitalizadas, com o plantio de mudas de árvores frutíferas.
Além de todos esses projetos que estão em execução ainda serão implantados outros, como o sistema de monitoramento das vias públicas, a disponibilização de internet de forma gratuita nos espaços públicos de nosso município, dentre outras ações que irão proporcionar mais qualidade de vida e agilidade nos serviços do nosso município.

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