PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Projeto Oficina de Cordas da UFT visa o ensino de conceitos e práticas musicais

Com o objetivo de estudar o processo de ensino e aprendizagem de música, é realizado no Câmpus de Arraias, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Projeto de Extensão Oficina de Cordas.

Publicado em

Com o objetivo de estudar o processo de ensino e aprendizagem de música, é realizado no Câmpus de Arraias, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Projeto de Extensão Oficina de Cordas. Com início no mês de abril deste ano, o Projeto teve sua primeira apresentação pública na última sexta-feira (29), com a participação de 25 alunos.
 
 
A Oficina de Cordas é um Projeto de Pesquisa e Extensão que trabalha o ensino dos conceitos musicais aliado à prática de um instrumento musical e, está vinculado ao curso e grupo de pesquisa em Educação do Campo em Arraias e ao grupo de ensino de instrumento da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
 
Para o professor da UFT, Wilson Rogério dos Santos, o projeto se destina, por ordem de prioridade, aos alunos de Educação do Campo, comunidade acadêmica e em geral. “Nas oficinas são ensinados conceitos musicais e a prática de instrumentos de cordas orquestrais, como o violino, viola de arco e violoncelo. Os objetos usados nas aulas são dos professores pesquisadores e estão à disposição dos alunos para estudo no Câmpus,” explica. 
 
 
O Professor ainda acrescenta que a intenção é montar pequenas orquestras de alunos e ser um laboratório de pesquisa de práticas de ensino coletivo de música. “São 35 participantes divididos em três grupos, sendo que os alunos têm aulas de duas horas, uma vez na semana, onde aprendem os conceitos fundamentais da música e a técnica instrumental. Depois, nos outros dias, eles realizam os estudos individuais, tudo no Câmpus Centro de Arraias”, ressalta.
 
 
O trabalho desenvolvido é uma continuação da pesquisa em nível de doutorado do Professor Wilson Rogério dos Santos na Ufba, e pela professora Ana Roseli Paes, coordenadora do Projeto, que vem estudando este tema a partir do seu doutoramento na Universidade do Minho em Portugal. Além dos professores citados, participa também do trabalho de extensão a discente do curso de Educação do Campo, Lourenny Elohenny Ferreira, que desenvolve um projeto de iniciação científica sobre ensino de música na escola pública.
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Saúde finaliza imunização contra a Covid-19 de pacientes em hemodiálise em Palmas
Advertisement

CIDADES

Fé e tradição marcam a quinta-feira Santa na Serra do Estrondo

Published

on

Mais uma vez, a Serra do Estrondo foi palco de um dos momentos mais marcantes da Semana Santa em Paraíso do Tocantins. Na noite desta  quinta-feira,17, centenas de fiéis se reuniram para vivenciar uma jornada de fé, reflexão e comunhão com a missa do Lava-pés e Instituição da Eucaristia, seguida de muito louvor e adoração.

A celebração, organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Cultura, em parceria com as Paróquias São José Operário e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, reuniu pessoas de todas as idades e o cartão-postal da cidade, mais uma vez foi tomado por orações e simbolismos cristãos que emocionaram os presentes.

O prefeito de Paraíso, Celso Morais, que participou do ritual do lava-pés, destacou a importância do evento para a comunidade católica. “É uma grande alegria participar deste momento que representa humildade, serviço e amor ao próximo. Queremos agradecer o sim de cada um que está aqui nesta noite. Ver essa celebração com tanta organização e significado, mostra como a fé e o cuidado com o outro podem transformar a nossa sociedade”.

Leia Também:  MPE cobra esclarecimentos sobre concurso da Prefeitura de Gurupi

“O lava-pés deve ser evidenciado no nosso dia-a-dia, em atitudes sinceras de doação. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos servidos. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos agradados. Mas nós precisamos reconhecer que para buscar a vida eterna, para alcançar a salvação, nós precisamos muitas vezes nos rebaixar. Jesus se entrega inteiramente e nos dá em corpo e sangue, para que nós possamos nos fortalecer”, pregou o Pe. Kaíque Batista.

A paroquiana Cida Camargo, que participa todos os anos da programação da Semana Santa, disse  que é um privilégio participar do Tríduo Pascal. “Eu e toda minha família, viemos aqui pra Serra todos os anos pra viver esse momento tão importante da nossa religião. E assim, celebrar um pouquinho da paixão e morte de Jesus Cristo aqui nesse monte. Para nós é um momento de retiro espiritual mesmo,  para que a gente possa fazer essa experiência da paixão e no domingo a gente possa realmente sair renovado com Jesus Cristo”.

Leia Também:  MPE apura suposto caso de negligência médica no Dona Regina

Após a celebração, foi realizada uma prévia da Via Sacra encenada, seguida de louvor e adoração.

Lava-pés

A missa do Lava-Pés é uma tradição católica, baseada no relato de João 13:1–17, que simboliza o exemplo de humildade deixado por Jesus Cristo. A quinta-feira da Semana Santa foi o dia da última ceia, na qual Jesus ofereceu a Deus o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho e os entregou para os apóstolos.  Nesta noite, a qual foi entregue a seus algozes, Jesus lavou os pés dos discípulos e então, inicia-se a celebração do Tríduo Pascoal, que é a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA