CIDADES
Reeducandas de Palmas são inseridas no Projeto Linha e Arte: Um Recomeço
O objetivo é capacitar as mulheres privadas de liberdade da Unidade Prisional Feminina de Palmas através da oferta de oficinas permanentes de corte e costura, a serem desenvolvidas no próprio estabelecimento penal.
Com o objetivo de capacitar as mulheres privadas de liberdade da Unidade Prisional Feminina (UPF) de Palmas, profissionalizando-as por meio da oferta de oficinas permanentes de corte e costura, a serem desenvolvidas no próprio estabelecimento penal, foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, 22, o espaço em que funcionará o projeto Linha e Arte: Um Recomeço.
Uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), a Arquidiocese de Palmas, por meio da Ação Social Arquidiocesana de Palmas e a Defensoria Pública Estadual (DPE-TO), inicialmente, o projeto capacitará 35 detentas das 60 que, hoje, cumprem penas na unidade.
Para a secretária de Estado da Cidadania e Justiça, Gleidy Braga, o trabalho é uma das forças que garantem a dignidade humana. “Olhem para esta oficina como uma oportunidade de aprender uma profissão e de sair, daqui, porque nós queremos que vocês saiam o mais rápido possível e ajudem a desenvolver o nosso Estado”, enfatizou.
Segundo o diretor de Políticas e Projetos de Educação para o Sistema Prisional, Valcelir Borges, o projeto se enquadra em uma proposta de trabalho e renda e é importante não só porque vai trazer uma ocupação do tempo ocioso, mas também porque preencherá esse tempo de forma produtiva. “Elas serão capacitadas na arte de corte e costura e vão poder estar fabricando estas peças que podem ser comercializadas e, desta maneira, ser uma renda tanto pra elas quanto para as próprias famílias”, explicou o diretor.
Ainda segundo ele, a proposta é que, uma vez qualificadas, as reeducandas possam se inserir no mercado de trabalho e, assim, terem uma opção de renda.
Agradecendo a união de forças pelo projeto, a reeducanda M.C.F disse estar feliz por poder aprender mais uma profissão. “Eu gosto daqui porque somos muito bem tratadas e respeitadas, mas o que eu quero mesmo é sair o quanto antes e ter uma profissão vai me ajudar a ter oportunidades lá fora”, disse a detenta.
Projeto
Resultado de um Acordo de Cooperação Técnica assinado em fevereiro deste ano entre o Governo do Estado, por meio da Seciju, a Ação Social Arquidiocesana de Palmas e a DPE-TO, o projeto Linha e Arte: Um Recomeço está sob os cuidados da Diretoria de Políticas e Projetos de Educação para o Sistema Prisional da secretaria, e conta com equipamentos e insumos para o desempenho das atividades como as máquinas de costura.
A capacitação ocorrerá com a realização de oficinas permanentes de corte e costura profissional, momento em que as reeducandas terão aulas teóricas e práticas. O local da unidade em que o curso ocorrerá foi reformado para que as detentas possam aprender com mais conforto. Ao final da capacitação as mulheres receberão um certificado.
“Elas irão aprender uma profissão e terão a oportunidade de vender os produtos para manterem os filhos lá fora”, disse a chefe UPF de Palmas, Maria Maione, informando que a maioria das reeducandas já são mães. Produtos como tapetes, blusas, jogos de banheiros, chaveiros, almofadas, bonés e adesivos de unhas também já são confeccionados pelas presas, de acordo com a chefe.
Autoridades
Também participaram da inauguração a defensora pública, Maurina Jácome, o arcebispo Metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito, que fez um momento de oração e bênção do espaço de oficinas, aspergindo água benta no local; o Diácono Amilson Rodrigues, Ação Social Arquidiocesana de Palmas; e a representante do Conselho da Comunidade, Sibele Biazotto, órgão esse de execução penal que promove a interlocução entre sociedade e sistema penitenciário, por meio do qual a comunidade assume o importante papel de fiscalizar o cumprimento da pena, humanizar o processo carcerário, levantar demandas e propor ações para viabilizar a resolução dos problemas detectados.
CIDADES
Coren-TO Incentiva o Aprimoramento Profissional com Capacitação em São Valério
Nos próximos dias 23 e 24 de janeiro, o Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) realizará mais uma edição do Coren Capacita, iniciativa que busca promover o aperfeiçoamento técnico e a atualização profissional de enfermeiros, técnicos de enfermagem e estudantes da área.
O evento, que é gratuito, será sediado no Auditório Clemilson Costa Azevedo, em São Valério da Natividade, e oferecerá palestras abordando temas relevantes como Urgência e Emergência, Legislação e Ética na Enfermagem, além de uma ação motivacional destinada aos participantes.
Inscrições no local
Os interessados em participar do evento devem se inscrever diretamente no local, nos dias de realização. A proposta é democratizar o acesso à capacitação, aproximando o conhecimento técnico dos profissionais e estudantes em diversas localidades do estado.
Objetivo do Coren Capacita
O Coren Capacita tem como principal objetivo fortalecer a prática profissional da enfermagem no Tocantins, proporcionando formação contínua e ampliando as oportunidades de aprendizado e atualização. A iniciativa é uma resposta às demandas do setor, que exige profissionais cada vez mais qualificados e alinhados com as melhores práticas de atendimento.
Agenda do evento
Durante os dois dias de capacitação, os participantes poderão acompanhar palestras ministradas por especialistas na área, que compartilharão conhecimentos teóricos e práticos fundamentais para a atuação em cenários críticos, como situações de urgência e emergência, além de reforçar a importância da ética e da legislação na enfermagem.
Essa ação reforça o compromisso do Coren-TO com o desenvolvimento da enfermagem no estado e a valorização dos profissionais que atuam na linha de frente do cuidado
-
GERAL7 dias atrás
Polícia Militar Promove Outorga de Títulos Stricto Sensu e Apresenta Novos Conselheiros em Solenidade Oficial
-
NEGÓCIOS6 dias atrás
Em expansão, Izu Japanese inaugura nova unidade em Goiânia
-
Estado7 dias atrás
Prefeito Eduardo Siqueira recebe título de Doutor Honoris Causa da PMTO
-
Estado6 dias atrás
Em nova missão internacional, governador Wanderlei Barbosa fortalece atuação e pioneirismo do Tocantins em iniciativas ambientais
-
Em Pauta5 dias atrás
Inácia Franco participa da posse do novo chefe da Secom Federal em Brasília
-
CIDADES6 dias atrás
Servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cariri do Tocantins participam de palestra sobre a campanha Janeiro Branco
-
GERAL7 dias atrás
LBV: 75 anos de Solidariedade e transformação social “Por um Brasil melhor e por uma Humanidade mais feliz”
-
GERAL5 dias atrás
Oportunidade para realizar o sonho de empreender