PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Reeducandas de Palmas são inseridas no Projeto Linha e Arte: Um Recomeço

O objetivo é capacitar as mulheres privadas de liberdade da Unidade Prisional Feminina de Palmas através da oferta de oficinas permanentes de corte e costura, a serem desenvolvidas no próprio estabelecimento penal.

Publicado em

Com o objetivo de capacitar as mulheres privadas de liberdade da Unidade Prisional Feminina (UPF) de Palmas, profissionalizando-as por meio da oferta de oficinas permanentes de corte e costura, a serem desenvolvidas no próprio estabelecimento penal, foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, 22, o espaço em que funcionará o projeto Linha e Arte: Um Recomeço.

 

Uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), a Arquidiocese de Palmas, por meio da Ação Social Arquidiocesana de Palmas e a Defensoria Pública Estadual (DPE-TO), inicialmente, o projeto capacitará 35 detentas das 60 que, hoje, cumprem penas na unidade.

 

Para a secretária de Estado da Cidadania e Justiça, Gleidy Braga, o trabalho é uma das forças que garantem a dignidade humana. “Olhem para esta oficina como uma oportunidade de aprender uma profissão e de sair, daqui, porque nós queremos que vocês saiam o mais rápido possível e ajudem a desenvolver o nosso Estado”, enfatizou.

Segundo o diretor de Políticas e Projetos de Educação para o Sistema Prisional, Valcelir Borges, o projeto se enquadra em uma proposta de trabalho e renda e é importante não só porque vai trazer uma ocupação do tempo ocioso, mas também porque preencherá esse tempo de forma produtiva. “Elas serão capacitadas na arte de corte e costura e vão poder estar fabricando estas peças que podem ser comercializadas e, desta maneira, ser uma renda tanto pra elas quanto para as próprias famílias”, explicou o diretor.

Leia Também:  Em uma semana, 28 placas de trânsito foram danificadas e pichadas em Araguaína

 

Ainda segundo ele, a proposta é que, uma vez qualificadas, as reeducandas possam se inserir no mercado de trabalho e, assim, terem uma opção de renda.

 

Agradecendo a união de forças pelo projeto, a reeducanda M.C.F disse estar feliz por poder aprender mais uma profissão. “Eu gosto daqui porque somos muito bem tratadas e respeitadas, mas o que eu quero mesmo é sair o quanto antes e ter uma profissão vai me ajudar a ter oportunidades lá fora”, disse a detenta.

 

Projeto

Resultado de um Acordo de Cooperação Técnica assinado em fevereiro deste ano entre o Governo do Estado, por meio da Seciju, a Ação Social Arquidiocesana de Palmas e a DPE-TO, o projeto Linha e Arte: Um Recomeço está sob os cuidados da Diretoria de Políticas e Projetos de Educação para o Sistema Prisional da secretaria, e conta com equipamentos e insumos para o desempenho das atividades como as máquinas de costura.

 

A capacitação ocorrerá com a realização de oficinas permanentes de corte e costura profissional, momento em que as reeducandas terão aulas teóricas e práticas. O local da unidade em que o curso ocorrerá foi reformado para que as detentas possam aprender com mais conforto. Ao final da capacitação as mulheres receberão um certificado.

Leia Também:  O fortalecimento da relação de consumo é abordado durante palestra com fornecedores em Guaraí

 

“Elas irão aprender uma profissão e terão a oportunidade de vender os produtos para manterem os filhos lá fora”, disse a chefe UPF de Palmas, Maria Maione, informando que a maioria das reeducandas já são mães. Produtos como tapetes, blusas, jogos de banheiros, chaveiros, almofadas, bonés e adesivos de unhas também já são confeccionados pelas presas, de acordo com a chefe.

 

Autoridades

Também participaram da inauguração a defensora pública, Maurina Jácome, o arcebispo Metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito, que fez um momento de oração e bênção do espaço de oficinas, aspergindo água benta no local; o Diácono Amilson Rodrigues, Ação Social Arquidiocesana de Palmas; e a representante do Conselho da Comunidade, Sibele Biazotto, órgão esse de execução penal que promove a interlocução entre sociedade e sistema penitenciário, por meio do qual a comunidade assume o importante papel de fiscalizar o cumprimento da pena, humanizar o processo carcerário, levantar demandas e propor ações para viabilizar a resolução dos problemas detectados.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Coren-TO Incentiva o Aprimoramento Profissional com Capacitação em São Valério

Published

on

Nos próximos dias 23 e 24 de janeiro, o Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) realizará mais uma edição do Coren Capacita, iniciativa que busca promover o aperfeiçoamento técnico e a atualização profissional de enfermeiros, técnicos de enfermagem e estudantes da área.

O evento, que é gratuito, será sediado no Auditório Clemilson Costa Azevedo, em São Valério da Natividade, e oferecerá palestras abordando temas relevantes como Urgência e Emergência, Legislação e Ética na Enfermagem, além de uma ação motivacional destinada aos participantes.

Inscrições no local
Os interessados em participar do evento devem se inscrever diretamente no local, nos dias de realização. A proposta é democratizar o acesso à capacitação, aproximando o conhecimento técnico dos profissionais e estudantes em diversas localidades do estado.

Objetivo do Coren Capacita
O Coren Capacita tem como principal objetivo fortalecer a prática profissional da enfermagem no Tocantins, proporcionando formação contínua e ampliando as oportunidades de aprendizado e atualização. A iniciativa é uma resposta às demandas do setor, que exige profissionais cada vez mais qualificados e alinhados com as melhores práticas de atendimento.

Leia Também:  Ministério Público Estadual abre 31 vagas para estagiários

Agenda do evento
Durante os dois dias de capacitação, os participantes poderão acompanhar palestras ministradas por especialistas na área, que compartilharão conhecimentos teóricos e práticos fundamentais para a atuação em cenários críticos, como situações de urgência e emergência, além de reforçar a importância da ética e da legislação na enfermagem.

Essa ação reforça o compromisso do Coren-TO com o desenvolvimento da enfermagem no estado e a valorização dos profissionais que atuam na linha de frente do cuidado

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA