PALMAS

CIDADES

Riqueza Natural dos povos indígenas é retratada em exposição

Com o objetivo de divulgar a cultura dos indígenas do tocantins, o público poderá conferir a exposição até o dia 11, entre as 8h e as 18h, no Hall do Palácio Araguaia.

Publicado em

A capital tocantinense é um dos principais destinos turísticos do Tocantins nas temporadas de férias. Neste mês de julho, os visitantes e a população palmense terão uma opção a mais de lazer: a Exposição Artística Literária Cultural Indígena, montada no hall do Palácio Araguaia. O público poderá conferir a exposição que representa todos os povos indígenas do Tocantins, até o dia 11, entre as 8h e as 18h.

 

Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), a mostra apresenta parte do acervo fotográfico da pasta e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden). São cerca de 40 fotografias, peças do artesanato indígena como a cestaria em Capim Dourado, criação do povo Xerente, as bonecas Ritxòkò, confeccionadas pelo povo indígena Karajá, dentre outros objetos produzidos em cerâmica.

 

De acordo com a gerente de Desenvolvimento da Educação Indígena da Seduc, Cleide Araújo Barbosa, a intenção da governo do Estado é divulgar a cultura dos povos indígenas do Tocantins. “A motivação para a montagem da exposição é valorizar os aspectos culturais dessa população, tornando pública a riqueza existente em cada uma das peças e fotografias”, enfatiza.  

Leia Também:  Chuva intensa deixa piscinas inabilitadas no clube da Assemp

As bonecas Ritxòkò, foram tombadas pelo patrimônio histórico e cultural, em 2012. Elas retratam cenas do cotidiano desse povo, como o parto, a morte, a caça e outros espaços e ciclos rituais do povo Karajá.

 

No Estado há cerca de 15 mil indígenas distribuídos em 144 aldeias de oito etnias: Karajá, Xambioá, Javaé, Xerente, Krahô, Krahô Kanela, Apinajé e Avá Canoeiros.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Com recurso do Estado do Tocantins, prefeitura de Dianópolis realiza obras de infraestrutura no município

Published

on

O Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego segue promovendo melhorias na infraestrutura no Tocantins. Os 139 municípios do Estado estão em constante desenvolvimento e os investimentos provenientes do Programa, são destinados para obras estruturantes de zonas urbanas e rurais.

O município de Dianópolis já recebeu a primeira parcela do investimento no valor de R$ 666 mil. A verba será destinada para pavimentação de vias urbanas nos setores Nova Cidade e Santa Luzia. De acordo com o prefeito de Dianópolis, José Salomão Jacobina Aires, o projeto possui grande importância para o desenvolvimento da região. “Os recursos recebidos neste momento estão sendo destinados para a pavimentação de cerca de 27 ruas com 28 mil metros de asfalto. Isso além de ser um impacto positivo para a gestão também promove o bem-estar da população, que é uma das nossas grandes prioridades”, ressalta.

Uma das principais cidades da região sudeste do Estado e com uma população de quase 22 mil habitantes, a cidade vem crescendo cada vez mais com o investimento em infraestrutura, melhorando a qualidade de vida da população. “Dianópolis é palco de vários pontos turísticos e uma cidade em pleno desenvolvimento. A pavimentação das vias urbanas é uma demanda reprimida por muito tempo, agora com a parceria entre Estado do Tocantins e os municípios, ajudará na construção dos asfaltos, promovendo qualidade de vida para a comunidade e turistas”, completa o gestor.

Leia Também:  Ministério Público de Contas pede a suspensão de Edital do PreviPalmas e a exoneração de diretor de investimentos

Ainda de acordo com o gestor, o crescimento econômico e populacional dos municípios está associado a vários fatores e principalmente à infraestrutura local.

Até o momento foram investidos R$ 277 milhões distribuídos aos 139 municípios do Tocantins. Os recursos estão sendo aplicados em obras de infraestrutura local, como pavimentação de vias públicas, complexos poliesportivos, praças, parques, pontes, bueiros, ciclovias e centro de lazer.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA