PALMAS

CIDADES

Sahium recebe Medalha do Mérito do Conselho Federal

A indicação do nome de Sahium foi realizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (CREA-TO).

Publicado em

Na noite de ontem, 29, durante a abertura da 73ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA) realizada em Foz do Iguaçu-PR, o engenheiro agrônomo Roberto Jorge Sahium recebeu a Medalha do Mérito do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). É a primeira vez que um profissional atuante no Tocantins recebe a honraria.

 

A indicação do nome de Sahium foi realizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (CREA-TO). O presidente do Regional, engenheiro civil Marcelo Costa Maia, comemora este momento para a engenharia e agronomia tocantinenses.  “Temos excelentes profissionais no estado, que trabalham árdua e brilhantemente para o desenvolvimento da região e, com certeza, Sahium é uma destas personalidades. Esta homenagem é justa e merecida”, afirma Marcelo.

 

Composta por conselheiros federais, a Comissão do Mérito recebeu indicações de nomes e currículos de todo país para concorrer à Medalha. A cerimônia, que homenageou 12 profissionais de diversos estados do Brasil que contribuíram com o seu trabalho para o desenvolvimento tecnológico do país, deu continuidade a uma tradição iniciada em 1954.

Leia Também:  Homem é condenado a 14 anos de prisão por esfaquear e matar vítima dentro de hospital

 

Para o presidente do CONFEA, engenheiro civil José Tadeu da Silva, os engenheiros e agrônomos são quem detêm o conhecimento e a prática para resolver os problemas que o país passa. “O Brasil conta com nosso comprometimento e ética para a construção, produção e inovação que alavancará nossa realidade social e econômica. Os homenageados desta noite são peças fundamentais na história da Engenharia do país”, explica o presidente.

 

O homenageado do Tocantins agradeceu a indicação e a honraria, e disse que esta Medalha se estende a todos os profissionais tocantinenses do Sistema CONFEA/CREA e Mútua. Sahium foi enfático e disse que “se pudesse nascer de novo, gostaria novamente de ser engenheiro agrônomo, pois essa profissão é a mais nobre e fundamental para o país”. Roberto Jorge Sahium é formado em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tem pós-graduação em Irrigação e Drenagem pelo Centro de Capacitacion Bonito Juarez, no México, e é pós-graduado em Política Estratégica. Também é especialista em Piscicultura e há 40 anos atua na área da Agronomia. Ocupou diversos cargos na administração pública, como secretário estadual de Agricultura do Tocantins, e atualmente é Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural de Palmas-TO.

Leia Também:  EXCLUSIVO: Prefeitura vai regulamentar volta às aulas nas redes pública e particular

 

SOEA

De 29 de agosto a 03 de setembro, a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, sedia  a 73ª edição da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), o  Congresso Técnico Científico (Contecc) e o 9º Congresso Nacional de Profissionais. A delegação do CREA-TO é composta por mais de quarenta profissionais, dentre eles diretores, conselheiros e lideranças da área tecnológica do estado.

Realizados pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, os eventos devem reunir perto de três mil participantes em torno dos temas centrais dos debates. Para a SOEA, “A Engenharia a favor do Brasil, mudanças e oportunidades”, e para o CNP, “O Sistema Confea/Crea e Mútua em defesa da Engenharia e da Agronomia brasileiras”. Veja a programação completa no site.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Com recurso do Estado do Tocantins, prefeitura de Dianópolis realiza obras de infraestrutura no município

Published

on

O Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego segue promovendo melhorias na infraestrutura no Tocantins. Os 139 municípios do Estado estão em constante desenvolvimento e os investimentos provenientes do Programa, são destinados para obras estruturantes de zonas urbanas e rurais.

O município de Dianópolis já recebeu a primeira parcela do investimento no valor de R$ 666 mil. A verba será destinada para pavimentação de vias urbanas nos setores Nova Cidade e Santa Luzia. De acordo com o prefeito de Dianópolis, José Salomão Jacobina Aires, o projeto possui grande importância para o desenvolvimento da região. “Os recursos recebidos neste momento estão sendo destinados para a pavimentação de cerca de 27 ruas com 28 mil metros de asfalto. Isso além de ser um impacto positivo para a gestão também promove o bem-estar da população, que é uma das nossas grandes prioridades”, ressalta.

Uma das principais cidades da região sudeste do Estado e com uma população de quase 22 mil habitantes, a cidade vem crescendo cada vez mais com o investimento em infraestrutura, melhorando a qualidade de vida da população. “Dianópolis é palco de vários pontos turísticos e uma cidade em pleno desenvolvimento. A pavimentação das vias urbanas é uma demanda reprimida por muito tempo, agora com a parceria entre Estado do Tocantins e os municípios, ajudará na construção dos asfaltos, promovendo qualidade de vida para a comunidade e turistas”, completa o gestor.

Leia Também:  Homem é condenado a 14 anos de prisão por esfaquear e matar vítima dentro de hospital

Ainda de acordo com o gestor, o crescimento econômico e populacional dos municípios está associado a vários fatores e principalmente à infraestrutura local.

Até o momento foram investidos R$ 277 milhões distribuídos aos 139 municípios do Tocantins. Os recursos estão sendo aplicados em obras de infraestrutura local, como pavimentação de vias públicas, complexos poliesportivos, praças, parques, pontes, bueiros, ciclovias e centro de lazer.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA