CIDADES
Saúde e MPE discutem ampliação do cuidado às vítimas de violência sexual
A maior preocupação é a revitimização que acontece quando as vítimas de violência sexual têm que recontar tudo o que aconteceu repetidas vezes.
A preocupação com os fluxos de atendimentos a crianças e adolescentes que vivenciam traumas dolorosos e que podem ser revividos durante o processo de escuta realizado por todos os profissionais que chegam até ela após o episódio de violência sexual resultou em uma parceria entre Secretaria de Estado da Saúde, Ministério Público Estadual e Secretaria da Segurança Pública. A oficialização da parceria entre os órgãos deve ser assinada nos próximos dias.
O ponto de partida foi do promotor de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Araguaína e Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Infância e Juventude do Tocantins, Sidney Fiori Júnior, que esteve na Secretaria de Estado da Saúde para pedir informações ao secretário Marcos Musafir sobre o funcionamento dos serviços especializados no atendimento à vítima de violência sexual, a exemplo do Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis), que existe no Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas.
Segundo o promotor a maior preocupação é “a revitimização que acontece quando as vítimas de violência sexual têm que recontar tudo o que aconteceu repetidas vezes, desde a chegada do policial militar que vai atender a ocorrência, passando pelo escrivão da Polícia Civil que registra a denúncia, o delegado que vai escutá-la para dar encaminhamento ao caso, o legista no Instituto Médico Legal (IML) e os profissionais de saúde que vão oferecer a profilaxia”.
Para que isso seja evitado, a ideia é instalar o Savis em todos os 18 hospitais regionais do Estado e treinar um médico, membro da equipe de atendimento dentro dos hospitais, para que já recolha o material a ser enviado para o Instituto Médico Legal. “Ficamos muito contentes pela forma como fomos recebidos pelos dois secretários, principalmente no que diz respeito a indicação dos médicos por parte da Saúde, e o treinamento e autorização legal por parte da Segurança para que eles realizem este trabalho de forma a proteger as vítimas”, ressaltou, Sidney.
O secretário Marcos Musafir colocou sua equipe à disposição para esclarecer todas as dúvidas do promotor, assim como em auxiliá-lo em um futuro encontro para reunir profissionais envolvidos no fluxo de acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, incluindo conselheiros tutelares, policiais civis e militares, profissionais de saúde, educadores, etc.
“Esse atendimento especializado está na nossa classificação vermelha, que pra nós é prioridade. Temos todo interesse em ampliar esses serviços que já funcionam muito bem aqui em Palmas onde temos uma equipe bem capacitada. Para levar ao interior, temos em mente a necessidade de implantar pelo menos um serviço deste em cada região de saúde”, completou o secretário Marcos Musafir.
“Fico satisfeito em ouvir do secretário que os atendimentos e serviços a vítimas de violência sexual sejam prioridade. É essa atenção que estamos pedindo [à Secretaria Estadual] porque sabemos das dificuldades dos municípios”, completou o promotor.
Os serviços ligados às linhas de cuidado em funcionamento no Tocantins já oferecem acolhimento com esta preocupação e há um cronograma em execução de oficinas de implantação de linhas de cuidado no interior do Estado. “Quando pensamos na linha do cuidado, pensamos em todos os serviços envolvidos com uma visão diferenciada e um fluxo integrado com todos os serviços parceiros”, lembrou a superintendente de Políticas de Atenção à Saúde, Margareth Amorim.
Savis Dona Regina
Nesta quarta-feira, 10, a equipe do Savis do Hospital e Maternidade Dona Regina recebeu o promotor para apresentar como funciona o trabalho especializado na unidade. Foram apresentados dados de notificações, as dificuldades enfrentadas e os avanços no que diz respeito à qualificação de pessoal e a reestruturação do espaço físico, que já está autorizada. “Ficamos muito contentes de saber que o Ministério Público está interessado em nos ajudar a montar esta rede de atendimento, que é um sonho antigo”, afirmou a coordenadora do Savis, Zelma Moreira, acrescentando que 70% dos casos acolhidos pela unidade são relacionados a crianças e adolescentes.
CIDADES
Coren-TO Incentiva o Aprimoramento Profissional com Capacitação em São Valério
Nos próximos dias 23 e 24 de janeiro, o Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) realizará mais uma edição do Coren Capacita, iniciativa que busca promover o aperfeiçoamento técnico e a atualização profissional de enfermeiros, técnicos de enfermagem e estudantes da área.
O evento, que é gratuito, será sediado no Auditório Clemilson Costa Azevedo, em São Valério da Natividade, e oferecerá palestras abordando temas relevantes como Urgência e Emergência, Legislação e Ética na Enfermagem, além de uma ação motivacional destinada aos participantes.
Inscrições no local
Os interessados em participar do evento devem se inscrever diretamente no local, nos dias de realização. A proposta é democratizar o acesso à capacitação, aproximando o conhecimento técnico dos profissionais e estudantes em diversas localidades do estado.
Objetivo do Coren Capacita
O Coren Capacita tem como principal objetivo fortalecer a prática profissional da enfermagem no Tocantins, proporcionando formação contínua e ampliando as oportunidades de aprendizado e atualização. A iniciativa é uma resposta às demandas do setor, que exige profissionais cada vez mais qualificados e alinhados com as melhores práticas de atendimento.
Agenda do evento
Durante os dois dias de capacitação, os participantes poderão acompanhar palestras ministradas por especialistas na área, que compartilharão conhecimentos teóricos e práticos fundamentais para a atuação em cenários críticos, como situações de urgência e emergência, além de reforçar a importância da ética e da legislação na enfermagem.
Essa ação reforça o compromisso do Coren-TO com o desenvolvimento da enfermagem no estado e a valorização dos profissionais que atuam na linha de frente do cuidado
-
GERAL7 dias atrás
Polícia Militar Promove Outorga de Títulos Stricto Sensu e Apresenta Novos Conselheiros em Solenidade Oficial
-
NEGÓCIOS6 dias atrás
Em expansão, Izu Japanese inaugura nova unidade em Goiânia
-
Estado7 dias atrás
Prefeito Eduardo Siqueira recebe título de Doutor Honoris Causa da PMTO
-
Estado6 dias atrás
Em nova missão internacional, governador Wanderlei Barbosa fortalece atuação e pioneirismo do Tocantins em iniciativas ambientais
-
GERAL7 dias atrás
Tocantins teve mais de 380 postes derrubados em 2024; Palmas e Araguaína foram as cidades com mais ocorrências
-
Em Pauta5 dias atrás
Inácia Franco participa da posse do novo chefe da Secom Federal em Brasília
-
CIDADES6 dias atrás
Servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cariri do Tocantins participam de palestra sobre a campanha Janeiro Branco
-
GERAL7 dias atrás
LBV: 75 anos de Solidariedade e transformação social “Por um Brasil melhor e por uma Humanidade mais feliz”